“Firme está o meu coração, ó Deus! Cantarei e entoarei louvores de toda a minha alma.” – Salmos 108:1
“Para que os teus amados sejam livres, salva-nos com a tua mão direita e responde-nos.” – Salmos 108:6
No salmo 108 Davi celebra a Deus pelo livramento que Ele proporcionará a Israel, seu povo, identificado nas tribos de Manassés, Efrain e Judá, aliás, a tribo a qual pertencia Davi. Os inimigos de Deus e de Israel também são identificados, Moabe, Edom e a Filístia (os filisteus). Deus irá envergonhar e humilhar os inimigos dele e de seu povo, conforme o texto a seguir:
“Moabe, porém, é a minha bacia de lavar; sobre Edom atirarei a minha sandália; sobre a Filístia jubilarei.” – Salmos 108:9
O salmo de hoje leva-me a repetir o mesmo que Davi, isto é, que meu coração, o mais profundo do meu ser está firme, pois está firmado em Deus e na rocha que é Jesus. Por isso o celebro todos os dias, nas redes sociais, falando a quem quer ouvir e especialmente através da minha maneira de viver, dedicado a Ele e sua causa.
Meu coração está firme porque o Senhor dos Exércitos, dia a dia, têm me salvado e me colocado numa posição de vitorioso em Cristo.
Primeiro, Deus, dia a dia, tem aos pouco me salvado de mim mesmo, dessa parte minha ainda não convertida, o velho homem, crucificado com Cristo na cruz no momento do batismo, mas que, vez ou outra quer dominar-me. A cada dia, esmurrando o meu corpo, reduzindo-o à escravidão de Cristo (1 Coríntios 9:27), o Espírito Santo tem mortificado os feitos da carne, isto é, dessa parte em mim que não deseja fazer a vontade do Senhor (Romanos 8:13).
Deus também tem me salvado deste mundo e seu sistema demoníaco. Quanto mais ando ao lado de Jesus, conhecendo-o através da Palavra de Deus e de uma comunhão cada vez mais profunda com Ele, mais os valores deste mundo tornam-se como lixo para mim (Filipenses 3:7-8). Assim, aquilo que o mundo sem Deus chama de felicidade é cada vez menos importante para mim. É uma luta diária, às vezes, momentaneamente, perco o foco em Jesus, mas tenho vencido, com a bênção de Deus.
“Que a graça e a paz estejam com vocês, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo, o qual entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos livrar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai.” – Gálatas 1:3-4
O Senhor me salvará do inferno no momento de sua volta. Sim, é a maior bênção do filho de Deus, discípulo de Jesus, a certeza de que a Bíblia mostra dois destinos: a eternidade com Deus ou longe dele no inferno. Para isso, Jesus já derrotou todos os inimigos espirituais do ser humano, triunfou deles na cruz, desprezando-os e humilhando-os. Desta maneira, basta nos alistarmos, como eu me alistei há mais de 3 décadas, no exército de Jesus, o Exército mais que vitorioso.
“E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando sobre eles na cruz.” – Colossenses 2:15
Sim, como o salmista Davi (e até mais do que ele) podemos dizer: “Firme está o meu coração. Por isso, cantarei e entoarei louvores ao Senhor de toda a minha alma”.
Esta promessa é minha e sua, discípulos de Jesus. E um convite a você, meu amigo, caso ainda não tenha esse privilégio: “seguir a Jesus, o maior privilégio que temos nesta vida”.
E desta maneira ter o coração firme na rocha e o nome dela é Jesus Cristo.