fbpx

A Igreja Não é Uma Denominação

Nosso sistema monetário é dividido em várias denominações: cinco reais, dez reais, etc. Nosso sistema político também é denominado: ou seja, diversos Partidos. Podemos ver nessas ilustrações que a palavra “denominação” significa divisão ou segmento; assim, no sentido religioso, uma seita ou um partido. Uma denominação é maior que qualquer igreja local, mas menor que a redimida como um todo. No entanto, o Novo Testamento fala apenas de congregações locais (1 Coríntios 1:2) ou a igreja abraçando todos os salvos (Efésios 1:22, 23). Por isso a igreja do Novo Testamento não pode ser encaixada em qualquer molde denominacional.

A IGREJA DE CRISTO É A IGREJA DO NOVO TESTAMENTO DO PRIMEIRO SÉCULO

uma observação: Vamos observar gentilmente que a igreja de Cristo
(a) não é uma sinagoga judaica. O Antigo Testamento, o fundamento do judaísmo, foi abolido (Romanos 7:1-4; Colossenses 2:14, 17; Hebreus 8:8-13). Além disso,
(b) a igreja de Cristo não é uma denominação protestante. Todas as denominações de nossos dias foram estabelecidas pelos homens, centenas de anos depois que a igreja de nosso Senhor foi estabelecida no Pentecostes, Atos 2, AD 33 (Marcos 9: 1; Atos 1: 8; Atos 2: 1-4, 47) .

As marcas denominacionais estão visivelmente ausentes na igreja de Cristo: altares de oração, votação de candidatos ao batismo, instrumentos mecânicos de música em adoração, organizações universais e territoriais, etc.

A igreja de Cristo não é a Igreja Católica Roman. A Igreja Católica Romana não surgiu em pleno estado de conservação até 606 d.C., quase 600 anos após a igreja do Senhor Jesus ter sido estabelecida em 33 d.C. como observado anteriormente. As doutrinas cardinais do catolicismo não estão em harmonia com o ensino bíblico, como pode ser escrituralmente observado em muitos dos capítulos da Bíblia.

A igreja definida. A palavra “igreja” é da palavra grega ecclesia e significa “o chamado para fora”. Assim, a igreja é aquele corpo de pessoas que foram chamadas para fora do mundo pelo evangelho (2 Tessalonicenses 2:14), por obediência a elas (2 Tessalonicenses 1: 7-9). Cristo governa como a cabeça singular do igreja (Colossenses 1:18), e o Espírito habita dentro dela (Efésios 2:22, 23).

A igreja é singular em número. Há uma dobra (João 10:16). A igreja é essa dobra (At 20:28). Há um corpo (Efésios 4: 4); esse corpo é a igreja (Efésios 1:22, 23). O Senhor ensinou a monogamia do casamento (Romanos 7: 1-4) e a igreja é sua noiva, sua única noiva (Efésios 5: 22-33). Jesus não tem outras igrejas assim como um marido não deve ter outras mulheres. O relacionamento de Cristo e a igreja é monogâmico. Assim como há um só noivo, há uma só igreja.

A igreja de Cristo é aquela verdadeira igreja do Novo Testamento que existiu no primeiro século. Tal pode ser visto pelo fato de possuir as mesmas características de identificação.

Texto baseado em: “Christ’s Church Is Not A Denomination” por Wendell Winkler

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo