“No vigésimo quinto ano do nosso exílio, no princípio do ano, no décimo dia do mês, catorze anos após a queda da cidade de Jerusalém, nesse mesmo dia, veio sobre mim a mão do Senhor, e ele me levou para lá. Em visões, Deus me levou à terra de Israel e me pôs sobre um monte muito alto, sobre o qual havia uma estrutura de cidade, para o lado sul.” – Ezequiel 40:1-2
No texto de hoje, ainda faltam 45 anos para o final do exílio de Judá, mas, em sua visão, o profeta Ezequias vê o que ocorrerá no futuro ainda distante, com a reconstrução do templo de Deus.
Chama a atenção que na mente do profeta, o templo está destruído, como de fato está, pois foi derrubado pelo exército de Nabucodonosor. Porém, na visão revelada por Deus, é mostrado ao profeta o templo restaurado.
Há várias interpretações sobre o que significa o templo reconstruído, alguns advogam um cumprimento ainda não ocorrido, mesmo nos dias de hoje.
Entendo como uma profecia que se cumpriu com a reconstrução do templo nos tempos de Ageu, Zacarias e Malaquias, com a reconstrução do chamado templo de Zorobabel, no ano de 516 AC.
É sobre esse novo templo o escrito:
“A glória deste novo templo será maior do que a do primeiro, diz o Senhor dos Exércitos; e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos.” – Ageu 2:9
Os idosos, na época de Ageu, que viram o primeiro templo, construído por Salomão, choravam quando viam a diferença no esplendor menor do segundo templo escrito e por isso são consolados por Deus através do profeta Ageu.
De fato, o templo foi reconstruído por Zorobabel, reformado e ampliado por Herodes, antes de ser novamente destruído cerca de 40 anos após a morte e ressurreição do Senhor Jesus.
Porém, um novo templo seria levantado, não feito por mãos humanas, mas através da igreja, quando Deus habitaria não mais em casa humana, mas dentro de cada um dos seus filhos
“Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?” – 1 Coríntios 3:16
Finalmente, após a segunda vinda de Jesus, já não haverá mais santuário ou templo, porque o próprio Deus habitará no meio do seu povo.
“Não vi nenhum santuário na cidade, porque o seu santuário é o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.” – Apocalipse 21:22
Ezequiel teve essa visão sobrenatural porque necessitava dessa revelação para incentivar seus irmãos judeus. Hoje não precisamos de mais nenhuma visão pois, no pouco que relatei hoje, essas revelações encontram-se nas páginas da Escrituras Sagradas.
Olhemos, portanto, todos os dias, a partir das lentes de Deus, a Bíblia, que nos revela que tudo está sob o controle de Deus e no momento certo a vontade dele prevalece de forma soberana e nós, seus filhos, adotados por causa de Jesus, participaremos de tudo o que Ele tem preparado para nós.
“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, é luz para os meus caminhos.” – Salmos 119:105
“Mas, como está escrito: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” – 1 Coríntios 2:9