fbpx

ANTIPAS, A FIEL TESTEMUNHA

“Sê fiel até a morte e te darei a coroa da vida” é um hino baseado em Apocalipse 2:10 – na carta de Jesus à igreja em Esmirna.

Falamos isso antes do batismo, cantamos este hino logo após o batismo, mas será que entendemos de verdade isto?

E mais: estamos mesmo dispostos a ser fiéis a Jesus até mesmo se for necessário morrer para isso?

Veja as palavras de Pedro:

“Pedro disse: — Senhor, por que não posso segui-lo agora? Darei a minha vida pelo senhor. Jesus respondeu: — Você dará a sua vida por mim? Em verdade, em verdade lhe digo: antes que o galo cante, três vezes você me negará.” – João 13:37-38

Horas depois, Pedro estava negando Jesus, não diante de uma autoridade com poder de vida ou morte sobre a sua vida, mas a empregados dessa autoridade. Na hora de testemunhar sua fé, Pedro, lamentavelmente, fracassou.

Anos depois, Pedro estaria pronto para entregar sua vida por Jesus, segundo a tradição, cruficado de cabeça para baixo.

Pedro foi uma testemunha, um mártir, uma pessoa disposta a, se necessário, dar sua vida por Jesus e seu evangelho.

Como fez Antipas, a Fiel Testemunha de Jesus:

“Ao anjo da igreja em Pérgamo escreva: “Estas coisas diz aquele que tem a espada afiada de dois gumes. Conheço o lugar onde você mora, que é o lugar onde está o trono de Satanás. Sei que você conserva o meu nome e não negou a fé que tem em mim, mesmo nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, que foi morto na cidade de vocês, aí onde Satanás habita.” – Apocalipse 2:12-13

I – ANTIPAS, A FIEL TESTEMUNHA DE JESUS

Quem foi Antipas? Por que foi morto? Por que é chamado de fiel testemunha por Jesus?

Não há mais relatos na Bíblia para sabermos quem foi Antipas. Mas, a carta de Jesus à igreja em Pérgamo nos dá algumas dicas.

Pérgamo, cidade onde estava o trono de Satanás – final do 1º século – estátua do Imperador, com culto ao Imperador.

Problema – era lei das autoridades. Os cristãos eram obedientes às autoridades desde que esta obediência não os fizesse negar a Jesus (Atos 5:29). Este era o problema: chamar César de “meu Senhor”.

Quem recusava, perdia direitos, era perseguido pelo governo, pelos vizinhos próximos, podia ser preso e até morto.

Livros extrabíblicos – Antipas, um dos presbíteros de Pérgamo, recusou a oferecer culto ao imperador, foi preso

Antipas foi capturado e levado para o templo de Ártemis onde foi lançado dentro de um ardente touro de bronze vermelho, onde usualmente ocorriam os sacrifícios. Morreu queimado, seu corpo virou cinzas.

Olha que privilégio Antipas recebeu: “minha Fiel testemunhas”

Antipas pertencia a Jesus – quando, no batismo, disse que Jesus seria SENHOR de sua vida, isto é, passaria a ser propriedade de Jesus, estava falando sério isso… Até as últimas consequências.

Olha o que Jesus diz para os que o confessam em vida, vivendo como seguidores dele, em obediência, mesmo que tenham que morrer para isso.

“Portanto, todo aquele que me confessar diante dos outros, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus;
mas aquele que me negar diante das pessoas, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus.” – Mateus 10:32-33

Deus tem uma alegria especial em destacar o nome dos seus fiéis: ele fez assim com Jó diante de Satanás (Jó 1:8), Josué e Calebe, diante da nação de Israel (Números 14:30), Moisés, diante de Arão e Miriã (Números 12:7-8) e agora Antipas numa das cartas escritas às 7 igrejas de Ásia.

“O vencedor será assim vestido de branco, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida. Pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.” – Apocalipse 3:10

Jesus destaca aqueles que vivem em obedência a Ele: vou confessar o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.

São pessoas que, segundo o livro de Hebreus, Deus não se envergonha de ser chamado o seu Deus (Hebreus 11:16), pois vivem seguindo os passos do seu Filho Jesus.

Quero que Jesus, diante de Deus e seus anjos diga: “Este é Valdir, meu servo bom e fiel, que vive lutando contra si mesmo para guardar a minha Palavra”. 

E você que está lendo este artigo? Também deseja ser elogiado desta maneira por Jesus? Isto acontecerá se permanecer fiel até a morte.

A Fiel Testemunha

Aquele que está disposto a morrer pela verdade encontrada no evangelho. Jamais negará o seu Senhor, seja em palavras, seja em atitudes. Esta é a testemunha de Jesus.

Fiel Testemunha tem o privilégio de receber o mesmo título que pertence a Jesus em Apocalipse 1:5.

Jesus, a Fiel Testemunha, diante de Pôncio Pilatos, fez a boa confissão de que era o Filho de Deus (1 Timóteo 6:13). E foi morto por isso.

Antipas, ante a ameaça da morte, não titubeou ou hesitou, mas confessou pertencer a Jesus e que adoraria somente a Ele.

II – ANTIPAS DESTACA-SE NÃO SOMENTE NO MUNDO SEM DEUS, MAS ANTE UMA IGREJA RELUTANTE

Infelizmente, nem todos os que fazem parte da igreja estão utilizando o poder do Espírito Santo para viver em obediência a Jesus e as 7 cartas no livro de Apocalipse mostra isso. Somente 2 das 7 igrejas recebe apenas elogios.

“Tenho, porém, contra você algumas coisas: estão aí em seu meio os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para que comessem coisas sacrificadas aos ídolos e praticassem a prostituição.” – Apocalipse 2:14

No meio da igreja onde Antipas era provavelmente presbítero, havia alguns que achavam que fazer o que o mundo faz não tinha problema.

Escrevendo à igreja em Sardes, Jesus diz que é uma igreja que parecia viva, mas estava quase morta.

“Conheço as obras que você realiza, que você tem fama de estar vivo, mas está morto.” – Apocalipse 3:1

Porém, nessa mesma igreja, olha só o que Jesus disse:

“Mas você tem aí em Sardes umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestes. Elas andarão comigo, vestidas de branco, pois são dignas.” – Apocalipse 3:3

Uma igreja quase morta, mas que tinha pessoas que perseveravam em seguir a Jesus. Havia cristãos como Antipas também em Sardes.

III – APLICAÇÃO PARA A NOSSA VIDA

Sim, Jesus deseja levar toda a sua igreja para o céu, mas, olhando em Apocalipse, nem todos irão, pois não vivem em obediência.

Porém, hoje, somos chamados a sermos discípulos, como Antipas, tão identificados com Jesus, que Ele utiliza um título que é dele, “Fiel Testemunha” para se referir a seu servo bom e fiel.

Que sejamos obedientes a Jesus, que Ele não tenha vergonha de confessar o nosso nome diante de Deus Pai e dos santos anjos.

Tenha a certeza, você, que como Antipas, vive decidindo não se contaminar com os valores do mundo sem Deus, utilizando o poder do Espírito Santo para ser obediente, esmurrando o seu próprio corpo e reduzindo-o à escravidão de Cristo (1 Coríntios 9:27), sim você…

Jesus não se envergonha de você, tem alegria em identificar-se com você e no dia da sua morte, estará em pé, como esteve na morte de Estevão, em homenagem a você, a Fiel Testemunha de Jesus (Atos 7:56).

E para você, que mesmo convivendo com os Antipas do século XXI, vive seguindo a doutrina de Baal, parece que está vivo, mas está quase morto, pois tem se deixado vencer pelo pecado, há também uma boa notícia, encontrada em 5 das 7 cartas de Jesus no livro de Apocalipse:

“Arrependa-se, acorde, e volte para os braços do teu Pai” (Efésios 5:14)

Hoje é dia de arrependimento e Jesus está de braços abertos.

Nota: mensagem pregada no dia 20 de Dezembro de 2020 no culto da igreja de Cristo no Bairro dos Pimentas, Guarulhos/SP.