fbpx
Ano Novo

AO NOVO ANO

Devido ao fato de nós, seres humanos, estarmos limitados ao espaço-tempo, por vezes nos deixamos levar por essa mesma ideia em relação a Deus. Ficamos pensando que, a cada dia 31 de dezembro à meia-noite, Deus rasga a folhinha do calendário daquele ano que se acaba e começa uma nova contagem de mais 365 dias, até o final desse novo ano que começa. Afinal, é isso que cada um de nós costuma fazer.

Pensar assim, na verdade, é diminuir Deus, colocando-o no mesmo patamar que nós. Afinal, o Criador do céu, da terra, de tudo o que existe e Criador do próprio tempo e espaço não pode ficar restrito a meros 365 dias.

Mas, como nós estamos sujeitos a essa contagem, todo dia 31 de dezembro se torna uma data para novos planos, metas e aspirações. E lá vamos nós de novo planejarmos como será esse novo ano, o que podemos fazer diferente, repetir o que fizemos de bom e esperar por mais 365 dias.

Como servos de Deus, o que podemos fazer para melhorarmos essa nova visão de ano novo e suas expectativas? Como começarmos bem?

Podemos começar mudando a ideia de que a chegada de um novo ano irá nos trazer mais oportunidades do que tivemos no ano que se acaba. As oportunidades são feitas por nós mesmos, independentemente do dia, mês ou ano. Esperar que a virada do calendário nos traga mais oportunidades é deixarmos de buscar nós mesmos transformar o nosso redor em oportunidades.

Também devemos aprender que não é por causa de um ano novo que temos que ter esperança de que as coisas irão melhorar, pois as coisas serão sempre de acordo com a vontade de Deus, e ela independe de datas e calendários.

Talvez você pense que esse artigo seja pessimista, que estou tirando a alegria pela entrada de um novo ano, que não penso em planejar o novo ano… não é nada disso, pelo contrário. Devemos sim ter planos, esperar boas coisas, ter expectativas… mas que isso não seja o principal motivo de esperarmos pelo ano novo; nossas esperanças devem ser em Deus!

Se mantivermos nossa esperança sempre em Deus, não será o ano novo ou o ano velho que irá nos motivar a fazer as coisas.

Se mantivermos nossa esperança sempre em Deus, usaremos todo nosso tempo para aproveitarmos as oportunidades de levar o Nome Dele para mais pessoas, e isso também independe de esperarmos a entrada de um novo ano.

Enfim, o servo de Cristo sabe que não é o ano velho ou novo, calendário passado ou futuro, meses, dias ou anos que vão direcioná-lo, mas sim Cristo Jesus. Agradeça a Deus a oportunidade que Ele nos dá de termos mais uma vez a chance de continuar servindo a Ele, buscando sermos melhores discípulos, deixando para trás pecados e costumes mundanos.

Aquele que é o Senhor do tempo sabe como cada um de seus verdadeiros filhos têm aproveitado o tempo que Ele nos concede por seu amor e misericórdia, e espera que vivamos não apenas contando ano após ano e esperando por dias melhores, pois Ele nos deu uma missão e prometeu estar conosco “todos os dias até a consumação do século”.

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo