fbpx

ARMADURA DE DEUS

Em Efésios 6:10-17 encontramos a descrição da armadura que Deus fornece a seus servos para que possamos lutar contra Satanás –

Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. ” 

Mas, para que usar uma armadura? A resposta mais correta é também a mais lógica. Usamos armadura porque estamos em guerra! Só pessoas que estão em uma batalha usam armaduras.

A própria passagem de Efésios acima já nos dá a resposta. Temos que ficar firmes contra as ciladas do diabo, e nossa luta é contra as forças espirituais do mal.

O apóstolo Pedro nos alerta dizendo que o diabo é como um leão andando ao nosso redor só esperando um vacilo para nos atacar (I Pedro 5:8). O versículo 16 do próprio Efésios 6 diz que o diabo está sempre lançando seus dardos malignos contra nós. 

Então, a Bíblia diz que estamos em uma luta contra um adversário que anda como um leão ao nosso redor e fica atirando dardos contra nós. Isso não é descrição de uma batalha? Quem está numa batalha não precisa de armadura?

O problema é quando o cristão não reconhece que está constantemente numa batalha, sendo atacado por um adversário incansável que fica procurando nossos pontos frágeis. Portanto, a importância de usar essa armadura é fundamental. Sem armadura o soldado morre numa batalha.

Note, na passagem de Efésios, que a armadura é de Deus. E por que é que é Deus quem nos dá a armadura? Porque ninguém melhor do que Ele sabe onde fica nossos pontos fracos e, ao “confeccionar” nossa armadura, sabe quais são os pontos a serem protegidos. 

Mas a armadura só tem eficácia quando usada! De nada adianta termos uma armadura e deixá-la guardada no armário, ou só a usarmos de vez em quando, já que a luta é constante e incessante. Pode parecer estranho, até ridículo, a ideia de que um soldado, em plena batalha, deixe a armadura em casa ou a tire por alguns momentos, com a guerra acontecendo naquele exato momento. Fazer isso é pedir para ser morto ou, na melhor das hipóteses, ficar gravemente ferido.

Entendemos agora a importância do servo de Deus usar, 24 horas por dia, a armadura que seu Deus lhe preparou? Cada parte dessa armadura tem importância fundamental para nos manter vivos, prontos para a batalha, lutando contra nosso adversário. É só usando essa armadura que temos chance contra o diabo, que é um adversário muito mais poderoso do que qualquer um de nós que ousemos querer enfrentá-lo apenas com nossas próprias forças, achando que somos autossuficientes. 

A batalha espiritual está acontecendo agora, nesse segundo, e não há como não a enfrentar. Um exército não luta contra si próprio, mas contra um inimigo verdadeiro e real. Se não decidirmos lutar no exército de Cristo, usando a armadura que Deus nos dá, isso quer dizer que estamos no outro exército, aquele que pertence a Satanás.

Você tem se lembrado que está em batalha constante? Que é um soldado de Cristo numa batalha contra o diabo? Que não defender o exército de Cristo já faz de você um soldado do exército inimigo?

Use sua armadura, querido irmão. Lute, batalhe, resista. A recompensa é extraordinária e o exército ao qual pertencemos é comandado pelo general dos generais, aquele que nunca perdeu nenhuma batalha.

Só quem desiste dessa batalha será perdedor. Que não sejamos nós!