Tempo de festas e de aproveitar o máximo. A vida é uma festa, afinal, a vida é curta e vive-se apenas uma vez. Esta é a filosofia do mundo. Já a teologia nos diz que um dia esta vida acaba e, aí, vamos descobrir que nunca estávamos vivendo, mas morrendo cada dia que passava. Estamos morrendo desejando um mal desconhecido em ter os milhões de reais que trarão o que não temos. Certamente não trarão o que precisamos.
Aqui nós fazemos planos, cobiçamos, fazemos guerras para ter o que nos traz satisfação e, felicidade é um conceito abstrato que nem sempre chega. Tenho um colega que não consegue ir para a frente em quase nada na vida porque seu tempo é sempre preenchido por alguma festa, por alguma comemoração. Os seus projetos pessoais nunca conseguem dar passos para frente porque ele está sempre procurando uma festa para preencher seu tempo. Outros deixam que suas vidas sejam pautadas pelo futebol nas quartas e domingos.
Deus nos deu o tempo, Ele é o Senhor do tempo, mas o tempo não volta atrás, apensar de acreditar que Deus, o Criador, tem o poder de criar mais tempo. O tempo que nos resta é o da paciência de Deus e por isso Jesus ainda não veio, Devemos aproveitar para nos arrepender do que erramos.
“Não se esqueçam disto, amados: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento. O dia do Senhor, porém, virá como ladrão. Os céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que nela há, será desnudada.” (2 Pedro 3:8-10)
Sobre aproveitar a vida o máximo, nós não somos os primeiros a ter este pensamento fútil. Quanto mais tivermos, mais vamos querer. Diz-se que um dos homens mais ricos da modernidade foi Rockfeller. Conta-se que no dia da sua morte perguntaram para ele o que ele queria ter que nunca tinha tido. Ele teria respondido:
– Mais dinheiro.
Finalmente, olhando os exemplos, devíamos aprender que não é o dinheiro ou as coisas que trazem felicidade. Felicidade vem do contentamento com o que você já recebeu e com a capacidade de fazer mais, mas não só para si mesmo.
“Alguém da multidão lhe disse: “Mestre, dize a meu irmão que divida a herança comigo”. Respondeu Jesus: “Homem, quem me designou juiz ou árbitro entre vocês? ” Então lhes disse: “Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens“. (Lc 12:13-15).
Tantas vidas se passam tão rápido por nós e deveríamos aprender com os exemplos deixados. Gente famosa morrendo de depressão e overdose é uma boa lição para todos nós de que coisas não traz felicidade. Você deve viver contente com o que tiver já e, claro que, se Deus te deu capacidade de ter mais para que mais pessoas sejam abençoadas, amém por isso. Lembre novamente do exemplo do louco para ensinar o irmão que reclamava da herança:
“Então lhes contou esta parábola: “A terra de certo homem rico produziu muito bem. Ele pensou consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita’. “Então disse: ‘Já sei o que vou fazer. Vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores, e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens. E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se’. “Contudo, Deus lhe disse: ‘Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou? ’ “Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus”. (Lucas 12:16-21)
A lição é buscar ser rico para com Deus e não para esta vida. Já que dizem, mesmo com razão, que a vida é curta, a idéia não deveria ser tirar o maior proveito que puder e sim lembrar que viemos para deixar o melhor que pudermos enquanto tempos tempo. Devemos é lembrar que a eternidade que nos espera é que é longa e esta vida serve para nos preparar para vivê-la.
Não pense em Jesus Cristo só para esta vida. Claro que Ele ajuda já, mas não de acordo com os seus desejos, mas de acordo com as suas necessidades, isto é, Ele sabe o que você precisa e é isso que virá para a sua vida de acordo com a vontade Dele. Fujamos das promessas religiosas de riqueza e todas as soluções de problemas.
“De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro, pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos.” (1 Timóteo 6:6-8)
Você quer para a sua vida tentação, armadilhas, muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição? Pois é, isso exatamente estão se expondo aqueles que procuram ficar ricos a todo o custo.
“Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos.” (1 Timóteo 6:9,10)
Você está preparado? Pois esta noite mesmo pode ser o dia da sua glória ou derrota. Você que escolhe a vida já vivida ou a vida eterna que nos espera.