“Tendo concluído todas as tentações, o diabo afastou-se de Jesus, até momento oportuno.” – Lucas 4:13
Jesus é nosso modelo perfeito, seus ensinos nos mostram o jeito correto de viver. Porém, mais do que modelo no ensino, Jesus é modelo na vida, especialmente como vencer todas as tentações do diabo e manter-nos em pé.
Durante todo o seu ministério, o diabo esteve no encalço de Jesus, tentando-o, colocando-o a prova. O diabo utilizou dos próprios discípulos de Jesus para testá-lo como, por exemplo, Pedro, quando este insistiu para que Jesus não passasse pela morte. Por isso foi repreendido pelo Senhor:
“Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: — Saia da minha frente, Satanás! Você é para mim uma pedra de tropeço, porque não leva em consideração as coisas de Deus, e sim as dos homens.” – Mateus 16:23
Por isso, o livro de Hebreus nos ensina:
“Porque não temos sumo sacerdote que não possa se compadecer das nossas fraquezas; pelo contrário, ele foi tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.” – Hebreus 4:15
O texto destacado hoje diz que o diabo deixou Jesus até momento oportuno. Daí a razão do autor de Hebreus dizer que Jesus foi tentado em todas as coisas, à nossa semelhança.
As tentações de Jesus descritas no início de Lucas são bom exemplo. Nosso Senhor foi tentado a colocar suas necessidades acima de seu relacionamento com Deus, no desejo que todo ser humano tem lá dentro de riqueza e poder, em ser espetaculoso ou famoso e aprovado com louvor.
Porém, o autor de Hebreus utiliza uma frase que fez de Jesus o nosso Sumo Sacerdote, isto é, aquele que é poderoso para nos socorrer e interceder por: “mas sem pecado”. Por isso, em outro texto o livro de Hebreus nos ensina:
“Portanto, aproximemo-nos do trono da graça com confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça para ajuda em momento oportuno.” – Hebreus 4:16
“Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, quando foi tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados.” – Hebreus 2:18
“Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu, ou melhor, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.” – Romanos 8:34
Sim, meus irmãos, quando somos tentados, podemos nos aproximar de Jesus e pedir a Ele forças, pois nosso Mestre sabe exatamente o que estamos passando, pois foi tentado em todas as áreas e saiu vitorioso.
Além de saber o que era tentação, a Bíblia ainda diz que Jesus sabia o que era padecer, semelhante a nós.
“Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores e que sabe o que é padecer.” – Isaías 53:3
Desta forma, jamais digamos que não conseguiremos passar por tal prova ou não teremos força para resistir às tentações do diabo e seus servos nesta vida. Jesus, nosso exemplo fiel, nosso irmão mais velho, venceu todas as tentações. Ele conseguiu e, desta forma, como nosso sumo sacerdote, sempre irá nos socorrer quando a ele recorrermos.
“Não sobreveio a vocês nenhuma tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar; pelo contrário, juntamente com a tentação proverá livramento, para que vocês a possam suportar.” – 1 Coríntios 10:13.