fbpx

JESUS, NOSSO PASTOR. TUDO O QUE PRECISAMOS

“O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.” – Salmos 23:1

“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.” – Salmos 23:4

O que escrever sobre um dos textos mais conhecidos da Bíblia? Vamos ver o que virá à minha mente à partir dele.

Creio que uma das descobertas que fiz deste salmo é a relação do pastor e sua ovelha, um animal dependente, frágil, mas que conta com a proteção do seu pastor. Descobri que para nós, como ovelhas de Deus, nada faltará, não em razão do que Deus pode nos dar, mas em virtude de que tendo Deus, nada mais precisamos, pois estamos totalmente supridos e seguros.

Sim, ter o Senhor como nosso pastor é uma versão de estar “a sombra do Onipotente” em Salmo 91:1, isto é, perto dele e fazer dele a nossa morada, como relatado no mesmo salmo.

Desta maneira o Senhor preenche todas as nossas necessidades, cuida de nós, o que no Novo Testamento representa ter Jesus como o Senhor, isto é, aquele que manda em nós, mas que também cuida de nós.

E, como ovelhas, ouvimos somente a voz de Jesus e de mais ninguém, como o próprio Jesus nos relata.

“Depois de levar para fora todas as que lhe pertencem, vai na frente delas, e elas o seguem, porque reconhecem a voz dele. Mas de modo nenhum seguirão o estranho; pelo contrário, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.” – João 10:4-5

São tantas as vozes neste mundo que tentam atrair nossa atenção, ovelhas do Pastor Jesus, mas, como ovelhas obedientes e que desejam a segurança do Pastor, não damos ouvidos a essas vozes.

Ter Deus como Pastor é a certeza de estar totalmente suprido, que buscando o seu reino, isto é, seu governo sobre nós, tudo o que precisamos será acrescentado (Mateus 6:33), como bem reconhece o apóstolo Paulo:

“E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, tudo aquilo de que vocês precisam.” – Filipenses 4:19

Interessante como Davi, mesmo vivendo mil anos antes de Jesus, tinha alguma noção da pós morte, pois diz: “ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não terei medo, porque tu estás comigo”.

Creio que ele tinha em mente os vales que ele andou quando teve que enfrentar um leão, um urso (1 Samuel 17:34-37), Golias (1 Samuel 17:45-47), Saul (1 Samuel 23:14) e seu próprio filho. Ele sabia que seu Pastor estava com ele. E isso era suficiente e tudo o que ele precisava.

Deste lado da cruz esta verdade ainda é mais vibrante. Caso partamos deste mundo, vítimas de uma doença (Covid?), de alguma violência deste mundo, de uma bala perdida ou porque chegou nosso momento, não precisamos temer nada porque, no outro lado, seremos recebidos pelo nosso Pastor, que até no mundo dos mortos cuidará de nós e por isso nem a morte precisamos temer.

“Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” – Romanos 8:38-39

Muito além dos pães e peixes, das bênçãos do Senhor, do que Ele pode nos dar nesta vida, Jesus é o nosso Pastor e por termos Ele como pastor, nada do que precisamos nos faltará.

Que esta verdade encha nosso coração de alegria, segurança e esperança a cada dia que renasce.

Porém, esta promessa não é para todos, mas somente para aqueles que se declaram ovelhas de Jesus, fizeram dele seu Pastor e vivem em obediência à sua voz, encontradas nas Escrituras Sagradas.

E você, meu amigo, minha amiga, já fez de Jesus seu Pastor?

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo