Manual Para Líderes

Numa congregação no interior de São Paulo me perguntaram qual era, na minha opinião, o maior problema das congregações. Minha resposta ainda é a mesma. Para resolver o maior problema precisamos investir para ter resultados no curto (porque é urgente), médio (porque é necessário) e longo prazo (porque podemos não ter perspectivas). O maior problema das congregações da igreja de Cristo no Brasil é liderança. São vários problemas, mas, a boa notícia é que, nós temos a solução.

Imagine um livro que te dará todas as direções para você se tornar um líder num curto prazo. Um material tão importante que, se lido e colocado em prática, vai fazer de você um destaque de servo de Cristo no médio e longo prazos. As palavras deste livro que falo vai criar dezenas de candidatos ao presbitério das congregações. Vai fazer com que o número de irmãos dobre a cada dois anos e, em 2022 teremos mais de 1 mil homens reunidos no Enoc. Mais uma boa notícia é que você já tem este livro. Nele você encontra tudo o que você precisa para responder à altura, todas as necessidades da igreja. Assim como o poder de Deus em nós, este livro só funciona se você deixar ele atuar na sua vida. Novamente, tem que ler e colocar em prática.

Além da Bíblia da época representada em pergaminhos, o apóstolo Paulo se cercava de bons livros. Ele não queria ficar longe deles e pediu a Timóteo para levá-los quando fosse ao seu encontro:

“Quando você vier, traga a capa que deixei na casa de Carpo, em Trôade, e os meus livros, especialmente os pergaminhos” (2 Tm 4:13)

É claro que a Bíblia é o livro dos livros. É claro que a leitura dela nos trará esclarecimentos. É claro que ela foi feita para não entendermos tudo sozinhos. Acredito que Deus planejou assim para dar importância à comunhão.

Como homens não costumamos conversar muito ou receber muitos conselhos mesmo quando precisamos. Assim são os homens e isto não é errado, é a natureza masculina. Foi esta natureza mesmo que Deus escolheu para colocar à frente da igreja para a proteger. Homens ao mesmo tempo que lhes é confiado o Reino de Deus, são os que erram por estacionarem na edificação pessoal. Uma crítica que tenho notado é que os homens que dirigem cânticos nunca se tornam regentes. Sim, tem uma diferença. Quando você se especializa em música, e nem precisa ser uma profunda especialização, você se torna regente. Você aprende a cantar e você se torna fácil de seguir ao conduzir os cânticos. Ainda nesta linha vemos que os homens que pregam nunca se tornam sábios, homens que administram nunca chegam a incentivar a igreja a ofertar mais, etc.

Como os homens precisam de conselheiros, mas não têm o costume de se falar entre si, devem cercarem-se de livros. Todo o conhecimento que os líderes precisam para servir estão nos livros. Comece pela Bíblia e pedindo sabedoria porque Deus está oferecendo livremente. Não ter costume ou não gostar de ler não justifica você perante Deus. Jesus, o Todo Poderoso, tinha o costume de ler a Palavra (Lc 4:16). Ler é um talento que se desenvolve e depois ele desenvolve e transforma você.

Para finalizar quero lhe apresentar um manual para líderes. Um manual didático para grupos pequenos e, sendo assim, pode ser usado para dinamizar suas aulas dominicais, estudos em grupos e, com o tempo, até o seu estilo de pregar. A Bíblia é insubstituível, bons livros devem acompanhar a Palavra de Deus.

Este livro que apresento chama-se “Manual Para Líderes de Grupos Pequenos” do saudoso irmão Garner Allen Dutton. Este material é um resgate da Resgate Editora. Procure na loja virtual clicando na imagem da capa do livro acima ou nos links e você irá diretamente para lá. Um investimento que vale a pena para o bem da igreja de Deus.

Deus nos inspire com sua palavra e nos capacite através dos irmãos.