fbpx

O Arrebatamento Não Está na Bíblia!

As pessoas acreditam em todos os tipos de coisas que não estão realmente na Bíblia. Por exemplo, a fruta no jardim do Éden nunca é identificada como uma maçã. A Bíblia nunca disse que foi uma baleia que engoliu Jonas. Os Evangelhos não diz quantos magos visitaram Jesus após o seu nascimento. E o arrebatamento? Bem, isso não está realmente na Bíblia.

A doutrina do arrebatamento secreto, popularizada no século XIX, não tem base bíblica. A crença surgiu a partir de visões de Margaret Macdonald em 1830 e foi propagada por John Nelson Darby. A Bíblia apresenta a volta de Jesus como um evento literal, visível e audível, e não como um arrebatamento secreto.

Não há menção explícita ao arrebatamento secreto na Bíblia. As passagens usadas para defendê-lo, como 1 Tessalonicenses 4:16-17, podem ser interpretadas de outras maneiras.

A doutrina do arrebatamento secreto é relativamente nova, surgindo apenas no século XIX. Isso contrasta com outras doutrinas cristãs, que têm raízes nos primeiros séculos da igreja. A origem da doutrina está nas visões de uma pessoa que nem sequer tem qualificação bíblica para tal e que se declara profetiza. Visões subjetivas baseadas em Margaret Macdonald, que não podem ser consideradas como base confiável para uma doutrina cristã.

Incoerências com a descrição bíblica da volta de Jesus. A descrição bíblica da volta de Jesus como um evento visível e audível (Mateus 24:30-31) contradiz a ideia de um arrebatamento secreto. Falta de consenso entre os teólogos. A doutrina do arrebatamento secreto não é aceita por todos os teólogos cristãos. Há diversas interpretações diferentes sobre a volta de Jesus, e essa é apenas uma delas.

Vamos a explicação…

A Popularidade do Conceito de arrebatamento

Para muitos cristãos, especialmente nos Estados Unidos, o arrebatamento é considerado uma doutrina indisputável de nossa fé. No início, como nascimento de uma virgem e a ressurreição. Muitos foram ensinados que, em algum dia, num “piscar de olhos”, todo cristão verdadeiros desapareceriam. Irão para o céu com Jesus, deixando apenas um monte de roupas para trás. O arrebatamento seria como Cristo resgataria sua gente da terra, mas todos os que ficarem para trás enfrentariam as terríveis tribulações. Isso faz de uma história muito grande. É por isso que é tema de tantos livros e filmes ao longo dos anos.

O Impacto Cultural e Financeiro do arrebatamento

A série de livros e filmes chamada “Deixados para Trás” vendeu mais de 65 milhões de cópias, com muitos alcançando o primeiro lugar na lista de best-sellers do New York Times. Livros, programas de rádio, megachurches, televisão e conferências tem difundido tão amplamente a narrativa do arrebatamento e feito tanto dinheiro com isso que algumas pessoas não podem parar e se perguntar e a pergunta mais importante de todas que poucos fazem é: “Isso está realmente na Bíblia? 

A Ausência do Termo na Bíblia e sua Interpretação

Então, vamos examinar a evidência. Primeiro, ao pensar sobre o futuro, o retorno de Cristo e o julgamento final, muitos cristãos recorrem ao livro do Apocalipse. E você esperaria encontrar o arrebatamento mencionado lá também. Afinal, o Apocalipse é onde você encontra todas as coisas estranhas. Tem bestas e baldes cheios de olhos, dragões e criaturas feitas de olhos. Mas uma coisa que você não encontra lá é qualquer menção do arrebatamento. Ele não é mencionado.

A Exegese de Passagens Bíblicas Relacionadas

Além disso, há duas passagens no Novo Testamento para as quais os defensores do arrebatamento recorrem. Então, vamos examinar cada uma e ver o que elas realmente dizem. A primeira é Mateus 24.

“Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória. E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.” Mateus 24:30,31

Neste capítulo, Jesus está falando com seus discípulos sobre serem vigilantes para o seu retorno, pois ele virá de repente e inesperadamente. E os versículos 40 e 41 são onde tiram a famosa linguagem do arrebatamento. Jesus disse:

“Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra” (Mateus 24:40,41)

Bem, aí está. Assim como nos filmes, uma pessoa retorna para o céu e a outra é deixada para enfrentar a tribulação. Bem, não é exatamente isso o que esta passagem está dizendo. 

A Interpretação Contextual das Passagens

Você tem que ler esses versículos no contexto deles, porque o que vem antes é muito importante.

“Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvioe os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem” (Mateus 24:38,39)

Jesus não está dizendo o que as pessoas pensam que ele está dizendo. Jesus está comparando sua segunda vinda com o Dilúvio de Noé.

A Correta Exegese das Escrituras

Nessa história, Noé e sua família foram os que foram levados. E todos os outros foram levados pelo Dilúvio, que era o juízo de Deus. Então, quando Jesus diz que quando ele voltar, um será levado e o outro deixado, o que está sendo levado não está sendo levado para o céu. Eles estão sendo levados pelo Dilúvio de Noé e pelo juízo de Deus. É o que o homem que é deixado para trás está sendo deixado para trás, como Noé e acabou, não tem purgatório ou qualquer coisa parecida.

Conclusão: A Importância da Análise Escriturística

Há um texto paralelo em Lucas 17 que torna isso mais claro. Jesus está falando sobre ser levado pela morte e pelo juízo. Afinal, os abutres e os mortos não são muito parecidos com o céu (Lucas 17:30-37).

Então, a famosa passagem onde as pessoas pegam a palavra “levado” não é sobre o arrebatamento. E a parte louca é que até mesmo os defensores do arrebatamento admitem isso. O livro de Hal Lindsey, “A Agonia do Grande Planeta Terra”, que antes da série “Deixados para Trás” fez mais para popularizar a ideia do arrebatamento do que qualquer outra coisa, nunca utiliza Mateus 24 ou Lucas 17 em seu argumento.

E, além disso, os dispensacionalistas, é o sistema de teologia que veio com o arrebatamento em primeiro lugar, admitem que Mateus 24 não é sobre o arrebatamento. Então, se o Apocalipse não menciona o arrebatamento e Jesus não menciona, de onde vem na Bíblia? Vamos voltar à primeira passagem que a teologia do arrebatamento apresenta. O único lugar na Bíblia que parece falar sobre o arrebatamento é 1 Tessalonicenses 4:16-18.

Essa passagem trata das dúvidas que os Tessalonicenses tinham a respeito da morte e volta de Jesus. Eles não tinham dúvida que Jesus ia voltar, mas também não tinham uma teoria de que Jesus voltaria secretamente e Paulo também não ensina isso nesta passagem.

Nossa Certeza

Podemos ter certeza de que “os céus passarão com estrepitoso estrondo” e “a terra e as obras que nela existem serão atingidas” (2 Pedro 3:10b, d). Não estamos aguardando para nos estabelecermos aqui, porque “a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Filipenses 3:20). O plano é que Deus nos providencie um novo e eterno lar, quando Jesus voltar. Pedro disse: “Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça” (2 Pedro 3:13).
(Citação de A Verdade para Hoje – 1 TESSALONICENSES A REUNIÃO FINAL COM Jesus “Estaremos para sempre com o Senhor” (4:17b). Ted Paul)

Conheça o livro: “A Segunda Vinda de Cristo” – Clique na imagem abaixo

A Segunda Vinda de Cristo