fbpx

O Importante é Estar Em Cristo

“Minha ardente expectativa e esperança é que em nada serei envergonhado, mas que, com toda a ousadia, como sempre, também agora, Cristo será engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte. 21Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro. 22Entretanto, se eu continuar vivendo, poderei ainda fazer algum trabalho frutífero. Assim, não sei o que devo escolher. 23Estou cercado pelos dois lados, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor. 24Mas, por causa de vocês, é mais necessário que eu continue a viver. 25E, convencido disto, estou certo de que ficarei e permanecerei com todos vocês, para que progridam e tenham alegria na fé. 26Desse modo, vocês terão mais motivo para se gloriarem em Cristo Jesus por minha causa, pela minha presença, de novo, no meio de vocês.” – Filipenses 1:20-26

Quando fomos criados no Jardim do Éden, o plano de Deus é que fôssemos imortais. Com o pecado, entrou a morte e desde então, vivemos um tempo aqui na terra e em seguida partimos.

A morte é um assunto que incomoda a maioria das pessoas que sequer gosta de comentar e, infelizmente, vejo mesmo entre muitos discípulos de Jesus uma fuga deste assunto que, se Cristo não voltar antes, fatalmente atingirá a todos nós.

Na carta aos Filipenses, Paulo está preso há aproximadamente 3 anos e com a possibilidade real de ser condenado à morte pelo Imperador romano. Ele não sabe que dali há uns 2 anos será posto em liberdade como nós sabemos, por isso ele vislumbra a morte como uma possibilidade real. A maneira como o apóstolo encara a morte é uma lição para nós nestes dias de Coronavirus, quando sabemos que quase 500 pessoas no Brasil morreram e existem cerca de 10.000 infectados.

Paulo, ao encarar a morte, diz ter uma “ardente expectativa”, isto é, um enorme desejo. É seu desejo é que nesses momentos difíceis ele não seja envergonhado e, por tabela, não envergonhe a Cristo. Seu desejo é que “Cristo seja engradecido”, exaltado, seja na vida ou na morte do apóstolo,

O motivo disso está no versículo 21: “21Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro”. Na prisão Paulo continuou falando de Jesus e de maneira tão ousada que estimulou irmãos ora assustados a perseguição a também fazerem o mesmo (1:14). Desta maneira viver ou morrer, em certo sentido, é irrelevante para Paulo, pois vivo ele pregará o evangelho e morto será uma testemunha (um mártir) da fé cristã, como de fato aconteceria alguns anos depois. O seu desejo era que na sua morte, como fez com Estevão (vítima da perseguição do outrora Saulo), Jesus se levantasse e observasse a fidelidade de seu servo fiel (Atos 7:55). Era como se Paulo pensasse em Jesus falando com Deus Pai: “Veja, Pai, Paulo, servo bom e fiel, tanto na vida como na morte”.

Porém, como ser humano, Paulo diz estar dividido entre desejar partir e estar com Cristo (segundo muitos comentaristas na época acreditava-se que os mártires em Cristo iriam para o céu direto) ou viver e continuar sendo instrumento poderoso, como Jesus tinha dito anos antes (Atos 9:15) na pregação do evangelho.

Paulo, porém, está convencido de que sua hora ainda não chegou e desta maneira, será poupado, pois sabe que havia ainda muitas igrejas a iniciar, irmãos a edificar, pessoas a falar sobre Jesus e continuar honrando ao seu Mestre através de sua vida.

Aplicação

Infelizmente, hoje pouco se vê pessoas encarando a morte de maneira cheia de fé, o que se vê às vezes é até certo pavor com a possibilidade de ela chegar. Gosto de citar exceções e lembro do Sr. David Meadows, em sua última mensagem na igreja nos Pimentas, dia 08 de julho de 2007, menos de 3 meses antes da morte afirmando categoricamente: “Estou pronto para morrer!”

Esta pandemia já levou milhares de pessoas no mundo à morte, dizem os especialistas que ainda há possibilidade de um grande número de infectados e também de mortos.

Eu, mesmo não fazendo parte do grupo de risco, posso ser um deles. Você que está lendo este artigo também pode ser um deles. O que sente ao pensar nisso? Costumo dizer que quero chegar aos 100 anos, mas se Deus me levar hoje, partirei feliz para encontrar os heróis da fé que se encontram no Paraíso. Todos os dias estou pronto para partir.

O importante, meus irmãos, é olharmos o estilo de vida que estamos levando, nossas prioridades, aquilo no qual gastamos tempo, dinheiro e energia e nos responder: “Como está a minha poupança celestial? Estou certo do meu destino eterno?” Estamos utilizando os membros de nosso corpo (mãos, pés, olhos, ouvidos, enfim, todo o nosso ser) para engrandecer a Jesus? Nossa maneira de viver engrandece Jesus ou envergonha o Senhor que morreu na cruz por nós.

Estou otimista de que logo esse Coronavírus passará. E quero continuar utilizando minha vida para servir a Jesus, ao reino de Deus e ao meu próximo.

Enquanto isso, estou em casa (mas saindo quando realmente necessário), evitando aglomerações, mas não deixando de servir ao Reino de Deus. É o que Deus quer de nós, meus irmãos, que encaremos o Coronavirus e qualquer outra doença ou mesmo as tribulações da vida vivendo em esperança pois, o mais importante, é estar em Cristo, e viver dia a dia para seu agrado. Que esta seja a realidade de sua vida, meu irmão, minha irmã, meu amigo, minha amiga.

E, caso ainda não seja, hoje é dia de correr para os braços do Deus que não precisa provar mais nada, pois a cruz do calvário é a prova maior do seu grande por amor nós. E sempre está pronto para acolher, salvar e dar um novo sentido à vida.

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo