fbpx

“ONDE NA BÍBLIA ESTÁ ESCRITO?”, A PERGUNTA QUE PRECISAMOS FAZER. – O EVANGELHO DE LUCAS

“Mas Jesus lhe respondeu: — Está escrito: ‘O ser humano não viverá só de pão.’” – Lucas 4:4

“Mas Jesus respondeu: — Está escrito: ‘Adore o Senhor, seu Deus, e preste culto somente a ele.’” – Lucas 4:8

“Jesus respondeu ao diabo: — Também foi dito: ‘Não ponha à prova o Senhor, seu Deus.’” – Lucas 4:12

Quando uma pessoa diz que deseja conhecer a vontade de Deus na sua vida, nos primeiros encontros eu peço que ela fale sobre o seu conhecimento da Bíblia, bem como a relação que ela eventualmente já teve com o livro sagrado.

Gasto tempo mostrando a ela a divisão das Escrituras, como chegou até nós, sua inspiração divina, bem como, algo importante, a divisão do Velho e Novo Testamento e sua aplicação hoje.

É de crucial importância ela saber que a Bíblia deve ser a única autoridade em termos de relacionamento com Deus e a vida de uma pessoa que deseja ser uma seguidora do Senhor Jesus.

Jesus é modelo em tudo e não poderia deixar de ser nesse item. Na tentação, vemos o quanto o Senhor conhecia porções das Escrituras em sua memória, sem precisar recorrer ao texto escrito, algo bem mais difícil na sua época do que hoje de ter as mãos.

Para cada tentação do diabo o Senhor atacava com a frase: “Está escrito…” e citava o texto apropriado. É interessante notar que os três textos bíblicos citados por Jesus são do livro de Deuteronômio.

Assim devemos agir quando pensamos em vida espiritual. Todas as informações que ouvimos devem ser coadas pela Palavra de Deus, com a pergunta: “Onde está escrito isso na Bíblia?” Todos os dias somos bombardeados com um arsenal de informações, algumas delas que parecem ser verdades de Deus. Alguém me disse esta semana: “A Bíblia diz: ‘faça a sua parte e eu te ajudarei'”. Eu perguntei: “Onde está isso na Bíblia?”. A pessoa, sem graça, disse: “não sei, mas deve estar”. Até concordo que parte desse princípio podemos encontrar em alguns textos, mas a frase em si não se encontra em nenhum livro do texto sagrado. Sempre que leio a Bíblia com alguém, eu digo: “vá até a fonte e a fonte é a Palavra de Deus”.

Em especial, no dia a dia, nas grandes decisões, quando tentados por nossa parte carnal ou mesmo pelas nossas emoções, devemos perguntar: “Onde na Bíblia está escrito que posso ou devo fazer isso?” ou “O que Deus nos ensina sobre esse assunto nas Escrituras?” Depois de uma pesquisa séria na Bíblia, tenho certeza, saberemos a resposta.

No entanto, não basta saber a resposta bíblica. Precisa como Jesus ter em mente que “a Palavra de Deus, a Bíblia, é a verdade” (João 17:17). Isso precisa estar internalizado em nós. Os mandamentos e ensinos de Deus não são opcionais, são ordens de Deus para vivermos uma vida melhor aqui na terra e especialmente passarmos a eternidade nas regiões celestiais ao lado de Deus Pai. Depende de obedecer ou não a Bíblia o nosso destino eterno após a morte ou a volta do Senhor Jesus.

Por isso, gosto de dois textos que me ajudam, na indecisão entre fazer ou não a vontade de Deus, muitas e muitas vezes ter decidido pela Palavra do Senhor:

“Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.” – 1 Coríntios 9:27

“Induzo o coração a guardar os teus decretos, para sempre, até ao fim.” – Salmos 119:112

Sejamos como Jesus: a cada ataque do diabo, das mensagens demoníacas da mídia, dos nossos sentimentos, dos servos do diabo, enfim, de todo o sistema sem Deus, digamos: “Está escrito…” e ajamos de acordo com os santos e puros mandamentos do Senhor Deus. 

Novo vídeo.

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo