POR QUE A DOUTRINA É IMPORTANTE?

Certa vez Sr. David Meadows explicou a importância da doutrina e a prática. Ele disse: “é como um avião, que precisa das duas asas. Sem uma delas, fatalmente cairá”.

De fato, a doutrina não exclui a prática nem esta a doutrina. Os rebeldes normalmente dizem: “não dianta conhecer e não praticar”. Verdade. Mas, sem o conhecimento da verdade de Deus, praticaremos também de forma errada. Vejamos como viviam os primeiros irmãos na igreja primitiva:

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.” – Atos 2:42

No original, no grego, doutrina é “didática” ou “ensino”. Naquele momento a igreja não tinha o ensino do Novo Testamento escrito e os apóstolos eram as “bíblias ambulantes”. Desta forma a igreja perseverava, isto é, esforça-se em aprender dos apóstolos, que tinham aprendido de Jesus (João 17:14) e além disso tinham um dom especial do Espírito Santo de serem ensinados de maneira especial ensinamentos ainda não revelados por Jesus (João 16:12-13). Com o tempo, Mateus, Marcos, Lucas e João escreveram os ensinos de Jesus, bem como orientações posteriores encontradas no livro de Atos, nas cartas e no livro de Apocalipse também escritas pelos demais escritores.

Sim, saber a razão de, por exemplo, tomarmos a ceia todos os domingos (e não apenas uma vez por mês), de não ensinarmos sobre o dizimo é importante. Não apenas porque o irmão pregou do púlpito, mas a partir de um estudo pessoal sistemático e sério das Escrituras Sagradas. Saber se estamos fazendo da maneira que Deus ensina (e não da nossa ou mesmo do grupo que frequentamos) é importantíssimo, tem importância vital, de vida ou morte, pois de fazermos da maneira de Deus dependerá nossa eternidade com Deus ou longe do Senhor:

“Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que falei, essa o julgará no último dia.” – João 12:48

Sim, seremos julgados pelas palavras de Jesus, encontradas não somente nos evangelhos, como alguns erroneamente têm afirmado ao darem mais importância aos 4 evangelhos, mas em toda a Bíblia, pois “toda Escritura é inspirada por Deus” (2 Timóteo 3:16-17), especialmente as páginas do Novo Testamento, a nova aliança de Deus com seu povo (Hebreus 8:6-13).

Conhecer a doutrina é de vital importância, sim, conforme Paulo nos ensina:

“Cuide de você mesmo e da doutrina. Continue nestes deveres, porque, fazendo assim, você salvará tanto a si mesmo como aos que o ouvem.” – 1 Timóteo 4:16

Destaco neste texto o quanto conhecer a doutrina é aplica-la são importantes. É a forma de salvarmos a nós mesmos, bem como àqueles a quem estamos ensinando.

Finalmente, conhecer a verdade de Deus nos liberartará do erro, da ignorância e do falso ensino,  pois o Mestre disse: “conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. “ – João 8:32

Nos afadiguemos, pois, na leitura diária e estudo da Palavra de Deus, da doutrina, do ensino do Senhor. Pois disto dependerá nosso destino eterno. Amém!

N.R.: artigo escrito originalmente no boletim informativo das Igrejas de Cristo na cidade de Guarulhos, “Amo Jesus – Porque Ele me amou primeiro”, edição de agosto de 2021.