Continuo em minha viagem pelas Escrituras Sagradas, no Velho Testamento, quase no final do livro de Salmos e cheguei ao Salmo 143, que tocou-me profundamente, pois mesmo escrito por Davi sob a Velha Aliança, mostra de maneira perfeita a maneira de viver de um seguidor de Jesus, descendente de Davi, na Nova Aliança.
“Não entres em juízo com o teu servo, porque à tua vista não há justo nenhum vivente.” – Salmos 143:2
Primeiro, o discípulo de Jesus sabe que não tem justiça própria, que sua salvação depende exclusivamente de sua fé obediente no Filho de Deus. Que mesmo buscando ter uma vida reta, diante do Todo-Poderoso sempre estará em falta. Aqui Davi repete o que Paulo diz no livro de Romanos: “não há um justo sequer na terra” (Romanos 3:20).
“Faze-me ouvir, pela manhã, da tua graça, pois em ti confio; mostra-me o caminho por onde devo andar, porque a ti elevo a minha alma.” – Salmos 143:8
Em segundo lugar, o justo de Deus é aquele que vive confiando nos méritos do próprio Deus, não no seu próprio. Por isso, a pessoa verdadeiramente convertida está sempre buscando conhecer a vontade de Deus na sua vida (Efésios 5:17) no desejo profundo de conhecer e obedecer.
Ao contrário do que alguns dizem, viver pela graça de Deus significa ter um desejo imenso de agradá-lo, de não pecar, de vier diariamente em justiça e santidade.
“Que diremos, então? Continuaremos no pecado, para que a graça aumente ainda mais? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós, que já morremos para ele?” – Romanos 6:1-2
Por isso o seguidor de Jesus hoje tem a Bíblia, a Palavra de Deus, como “lâmpada para os seus pés e luz para o seu caminho” (Salmo 119:105) e nela medita de dia e de noite, buscando conhecê-la para obedecer (Salmo 1:2).
“Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; que o teu bom Espírito me guie por terreno plano.” – Salmos 143:10
Finalmente, o cristão sabe que sozinho não conseguirá alcançar um modo tão alto de viver, uma excelência impossível para o humano carnal. O seguidor de Jesus sabe que o que o ajudará a viver como Deus quer é o Espírito Santo que nele habita.
“Porque, se vocês viverem segundo a carne, caminharão para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificarem os feitos do corpo, certamente viverão.” – Romanos 8:13
Viram como eu linkei este salmo com o livro de Romanos, o livro no Novo Testamento que tanto fala da maneira de viver debaixo da graça de Deus?
Quem vive debaixo da graça de Deus sabe que não tem justiça própria, que se Deus for olhar suas ações, esta pessoa estará perdida, e por isso confia no sangue de Jesus limpando-o todos os dias (1 João 1:7-9).
Sabe que o padrão de Deus é elevadíssimo, por isso busca conhecê-lo todos os dias, lendo e meditando nos escritos sagrados.
E, finalmente, sabe que depende inteiramente da força de Deus que nele habita, o próprio Deus na pessoa do Espírito Santo, para viver todos os dias vencendo o pecado e se tornando uma pessoa mais e mais parecida com Jesus.
Que este salmo nos motive a vivermos esta semana em justiça, santidade e retidão diante de Deus e também diante das pessoas (Lucas 2:52).