fbpx

Servindo e seguindo Jesus

“Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará.” (João 12:26)

Onde está o mestre, ali o discípulo também estará. Jesus é o nosso Mestre, porque Ele é aquele que nos ensina, tanto pelo Seu reto ensino, como pelo Seu exemplo perfeito. Na verdade, Jesus é o Mestre dos mestres; assim como Ele é o Senhor dos senhores e o Médico dos médicos. Jesus é o Senhor, porque Ele tem o senhorio, ou seja, Ele sabe todas as coisas e pode todas as coisas; Ele é Deus, o Emanuel, Deus conosco.
Se desejamos ser seus servos, precisamos segui-lo. Porém, Jesus nos deixou a forma de como fazê-lo:
1º – Ele deve ser o único Senhor de nossas vidas (Mateus 6:24);
2º – Nosso compromisso não pode ser superficial ou momentâneo, mas integral, pois haverá grandes dificuldades que nos desafiarão (Mateus 8:21,22).
3º – Nosso amor a Ele deve estar em primeiro lugar (Lucas 15:26);
4º – Devemos estar dispostos e preparados para renunciar tudo por causa dEle (Lucas 15:27-33);
5º – Devemos desapegar das coisas deste mundo, porque são perecíveis e podem nos levar a ruína (Mateus 19:16-22);
6º – Alimentar-se dEle como o verdadeiro pão da vida, o único que pode nos dar a vida eterna (João 6:47-58).
No discurso de Jesus em João 6, muitos dos seus discípulos o abandonaram, pois não suportaram a verdadeira realidade de segui-lo (vers. 60-66). O Senhor então se dirigiu aos apóstolos e lhes pôs a prova:

“Porventura, quereis também vós outros retirar-vos?” (João 6:67)

A resposta de Pedro deve ser a nossa:

“Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus.” (João 6:68,69)

Sabemos que os apóstolos cambalearam e se amedrontaram por muitas vezes, principalmente após a prisão de Jesus; até o ponto de o negarem. Mas sabemos também que eles permaneceram fiéis ao chamado do Senhor, após sua morte e ressurreição, e perseveraram até o fim enfrentando todo tipo de tribulação e até mesmo a morte por causa de Jesus. E nós, estamos prontos para sermos honrados pelo Pai?

“Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará.” (João 12:26)