fbpx

À Memória do Justo – Dez Anos da Partida de “seu” Davi

“Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram.” – Hebreus 13:7

Há exatos 10 anos, em 1º de outubro de 2007, partia para os braços do Pai, James David Meadows. Sr. Davi, como era mais conhecido, partiu de maneira prematura, vítima de um câncer, e deixou muitas saudades. Com aquele vigor e energia, muitos de nós pensavam que ele chegaria aos 100 anos.

Hoje, uma década depois, não dá pra negar a influência que ele exerceu sobre a igreja brasileira, em especial a nós, igrejas guarulhenses, através de seus bons exemplos:

1. Seu amor pela Palavra de Deus – Era uma grande qualidade do sr. Davi. Quantas vezes, nas aulas de segunda à noite ou sábado à tarde, quando ele nos ensinava um livro da Bíblia, eu ficava admirado com seu conhecimento das Sagradas Escrituras e seu apego a ela. Pensava: “quando ele morrer, que pena que ninguém poderá absorver todo o conhecimento que tem”. David Meadows foi um excelente professor e nos inspiramos nele.
2. Um líder de sua família – Criar filhos e manter um casamento é um desafio, em especial para alguém que está servindo a igreja. Hoje, sua esposa, seus filhos e netos permanecem nas veredas cristãs, com as lutas que todos enfrentamos, mas permanecem olhando para o Senhor Jesus.
3. Um homem generoso e que amava a quem servia – A fé do sr. Davi não era somente teórica, mas tinha todo um lado prático. Quantas vezes, eu mesmo, fui abençoado por sua generosidade, por exemplo, me ajudando a pagar os meus estudos. E mais que isto, quantos de nós, em momentos de fraqueza espiritual pudemos contar com sua visita, suas palavras, sua correção, seu incentivo a permanecermos seguindo a Jesus Cristo. Hoje eu entendo as lágrimas do sr. Davi, muitas vezes no púlpito. Lágrimas de quem ama, de quem se importa, quando vê um irmão tomando uma decisão errada. Isto é amor prático (1 João 3:16).
4. Um homem firme em suas posições – Hoje em dia a igreja carece de pessoas que digam com firmeza: “isto é certo” ou “isto é errado”, sem medo de contrariar ou parecer chato. Davizão, como também era chamado, tinha posição. Podia-se até não concordar com elas, como muitas vezes eu fiz, mas, na dúvida, podíamos correr a ele, certos de que ele abriria a Bíblia e seríamos orientados.

Claro que “seu” Davi tinha seus defeitos, não preciso nem citá-los. Quem não os tem? Porém, num mundo onde há tantos picaretas travestidos de pastores, é notável reconhecer que durante sua vida ninguém nunca levantou nenhuma dúvida quanto a sua honestidade e moralidade.

Nesses anos, muitos outros irmãos já partiram. Todos foram importantes para a irmandade e de maneira especial para os seus familiares e amigos. Porém, Sr. Davi influenciou uma geração, aquela geração dos anos 80, todos jovens entre 15 e 25 anos, sendo que muitos de nós ainda hoje continuamos na vida cristã. Este artigo é uma forma de lembrar, como o autor de Hebreus nos incentiva, daqueles que foram nossos guias ou mentores. Claro que Jesus Cristo é nosso Guia Supremo. Mas Ele nos levanta pessoas que, como o apóstolo Paulo, estão sendo imitadores de Jesus (1 Coríntios 11:1), para animar a nossa fé. E sr. Davi, com certeza, foi um deles.

Porém, não podemos viver somente no passado. O autor inspirado nos diz ainda:

“Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.” – Hebreus 13:17

Sim, a memória do sr. Davi, como um justo de Deus, ainda hoje deve ser lembrada e seu exemplo imitado: “A memória do justo será abençoada…” (Provérbios 10:7a). Mas, há 10 anos Deus tem levantado outros homens e mulheres dedicados a Ele, que continuam a obra divina aqui na terra e as Escrituras no ensina que devemos valorizar e honrar tais pessoas (Filipenses 2:29-30). Creio que jamais esqueceremos do nosso amado presbítero. Mas que estas boas lembranças dele não nos impeça de honrar e respeitar os irmãos que hoje se afadigam em servir a Deus, servindo a sua igreja, pois “…a quem respeito, respeito, a quem honra, honra” (Romanos 13:7b).