fbpx
Colheita Brasil

Somos Todos Colheita Brasil – Preocupações sobre o Colheita Brasil

Amados irmãos,

Depois de muita oração, jejum, diálogo e paciência, nos apresentamos diante da igreja de Cristo no Brasil por meio desta carta. Agradecemos, sinceramente, as preocupações em relação ao trabalho do ‘Colheita Brasil’. Entendemos as reservas de algumas pessoas, especialmente diante de informações que não são precisas.

Optamos por não fazer uma declaração imediata para evitar causar divisões na igreja brasileira, conhecida por sua união e amor espiritual. Esta resposta não é para defender nossa honra, atacar ou tentar ofender algum irmão. Prezamos pela união, amor e espírito para que o mundo veja que somos verdadeiros discípulos de Cristo (João 13:34, 35).

Gostaríamos de abordar cada uma das preocupações, oferecendo mais detalhes sobre o Colheita Brasil para esclarecer pontos e, possivelmente, reduzir suas ressalvas. Reconhecemos que não conseguiremos agradar a todos e, estamos cientes de que enfrentaremos críticas e comentários adversos.

Entendemos que enfrentar críticas faz parte do processo, e se ficássemos tímidos em agir com medo de errar e sermos criticados, nada seria realizado. Nosso foco está em realizar o trabalho de evangelismo e plantação de igrejas de Cristo. Reconhecemos que as críticas só melhoram e fortalecem os esforços do Colheita Brasil, e agradecemos a Deus por esse momento desafiador, mantendo-nos firmes apesar das adversidades (2 Co 4:9). Se esperássemos por algo perfeito, nunca cumpriríamos o chamado e a Grande Comissão.

Ao observarmos os princípios ensinados por Jesus, percebemos que não refletem a verdadeira natureza dos problemas entre irmãos. Lamentamos os efeitos negativos disso na irmandade. Oramos para que Deus intervenha e seja nosso juiz.

1. UMA ORGANIZAÇÃO MISSIONÁRIA

Não somos uma organização missionária formal ou informal, o que é muito fácil de provar; este é um argumento muito fraco. Colheita Brasil é um grupo de irmãos que se ama em Cristo, ama o evangelho, fiel à doutrina, adora a Jesus, quer evangelizar e que se uniu e chamou outros para participarem. Por isso, surgiu naturalmente o slogan: “Somos Todos Colheita Brasil”. No entanto, reconhecemos que não somos uma unanimidade, e os irmãos têm liberdade para ofertar ou não para esta causa. Aceitamos as negativas, contanto que Ele cresça e nós diminuamos.

Quando dizemos que “nós enviamos missionários”, queremos dizer exatamente isso! “Nós, membros da igreja de Cristo, que ofertaram para esta causa, enviamos missionários”. Este esforço nos enche de orgulho da irmandade que fez deste O MAIOR ESFORÇO JÁ FEITO POR IGREJAS DE CRISTO BRASILEIRAS. A falha de comunicação da nossa parte não deve causar acusação contra todos os que ofertaram. É essa união que vai continuar nos norteando.

Colheita Brasil é uma definição de um esforço das igrejas brasileiras para plantar igrejas nas capitais que ainda não têm uma igreja de Cristo. Nós vamos errar, vamos pedir perdão e nós vamos continuar!

2. AUTONOMIA DAS CONGREGAÇÕES E PAPEL DO COLHEITA BRASIL:

É importante salientar que o Colheita Brasil não interfere na autonomia das congregações em escolher, formar, treinar e gerenciar suas próprias equipes missionárias. Este grupo de irmãos, conhecido como Colheita Brasil, atua como um facilitador, conectando ofertantes individuais e congregações que desejam enviar missionários com aqueles que possuem necessidades missionárias, começando pelas capitais brasileiras que ainda não têm uma igreja de Cristo.

O Colheita Brasil não exige exclusividade e reconhece que as congregações podem ter outros parceiros missionários. Por não ser uma associação missionária, Colheita não possui poder de decisão sobre quais congregações podem participar de um esforço missionário. Essa decisão cabe unicamente à congregação local. Isso pode acontecer sem o aval e, até mesmo, sem o conhecimento dos irmãos do Colheita Brasil. Mesmo que reprovemos algumas associações, não temos controle final. Associação com quem não segue a sã doutrina, é também nossa preocupação.

Certamente, este grupo de irmãos toma os cuidados de conhecer a congregação brasileira que se voluntaria para formar, treinar e enviar uma equipe missionária. Não exigimos documentação ou lemos os estatutos congregacionais; confiamos na prática da sã doutrina das congregações.

3. TRANSPARÊNCIA E FONTES DE FINANCIAMENTO:

Colheita Brasil não é uma administradora das ofertas, e sim uma congregação que há anos treina e envia missionários. Esta administração é totalmente transparente em relação às fontes de doações. Um grupo de irmãos de várias congregações brasileiras supervisiona essa administração da igreja de Cristo de Campo Grande, MS. Todos os recursos são provenientes de doações voluntárias de irmãos e congregações brasileiras. Não há recebimento de recursos de entidades ou pessoas que não praticam a sã doutrina para o Colheita Brasil, pois o Colheita não tem CNPJ, conta ou qualquer documento legal que lhe dê condições para receber ofertas.

Não há obrigatoriedade de congregações ou membros em ofertar; tudo é feito voluntariamente. No entanto, reconhecemos que até mesmo alguns ofertantes não cristãos ou denominacionais sentiram-se tocados a ofertar para a missão de plantar igrejas de Cristo no Brasil com recursos brasileiros. Não temos como impedi-los. Isso não torna a oferta suja ou espiritualmente reprovável. Damos glória a Deus que nossa união ensinada por Jesus (João 13:34, 35) sirva de testemunho para o mundo, e eles podem ver que somos verdadeiramente discípulos Dele.

Gostaríamos de estar cantando isso: “Somos um no espírito e um no Senhor… e um dia o mundo verá o nosso amor”. Mas confessamos que estamos abatidos e tristes por ter que tratar de problemas levantados dentro da própria irmandade.

Os irmãos que administram as ofertas prestam contas de forma regular e transparente sobre a utilização dos recursos doados. Os recursos não ficam parados no banco; são destinados diretamente ao campo missionário, e as congregações que recebem esses recursos e que enviaram as equipes missionárias podem dar este testemunho e também prestar suas contas. Este foi o objetivo do esforço Colheita Brasil, zerar a conta sempre para destinar as ofertas ao campo missionário.

As informações sobre doações e gastos estão disponíveis no site do Colheita Brasil para consulta de qualquer pessoa. Qualquer irmão da igreja de Cristo no Brasil pode solicitar esclarecimentos detalhados aos administradores. Ressaltando que o Colheita Brasil não administra os recursos e sim congregações estabelecidas, atuantes, com servos idôneos e qualificados que fazem tanto o trabalho local quanto o trabalho missionário com fidelidade à sã doutrina, evidenciado em suas práticas dominicais. https://colheitabrasil.com.br

4. RELAÇÃO COM GCM:

O Colheita Brasil não é uma organização ou uma associação missionária; são pessoas que ofertam seu tempo e recursos financeiros e, sendo assim, não possui qualquer ligação formal ou informal com a GCM. Colheita não é uma frente para a GCM e não trabalha em conjunto com essa entidade. Como já evidenciado acima, Colheita Brasil não tem condições de receber ofertas e sim as congregações estabelecidas tanto legalmente quanto física e espiritualmente.

Individualmente discordamos de práticas contrárias à sã doutrina e, se pudéssemos, proibiríamos. As duas congregações plantadas com recursos ofertados pelos irmãos das igrejas de Cristo no Brasil não usam instrumentos musicais na adoração em hipótese alguma, e as práticas são as mesmas que as congregações das igrejas de Cristo no Brasil. As igrejas plantadas são supervisionadas por congregações que não usam instrumentos e não aceitam interferência ou influência de qualquer entidade para usar. Se as práticas bíblicas mudarem, certamente não receberão os recursos ofertados pelos irmãos.

Qualquer um pode ver pelos links de transmissão na Internet os cultos de Campo Grande e Boa Vista.

Campo Grande <https://www.facebook.com/cristoemcg>
Boa Vista <https://www.instagram.com/igrejadecristoemboavista/>

A GCM não impõe regras doutrinárias; eles se mantêm neutros, e isso também nos incomoda. Os membros individuais do Colheita Brasil têm uma posição sólida quanto a este assunto. Cada um individualmente e em suas congregações, segue o que a Bíblia diz. Provavelmente você os conhece pessoalmente e já os ouviu ensinar sobre os assuntos sobre os quais todos tememos ser influenciados.

O fato de algumas congregações brasileiras que colaboram com o Colheita Brasil também serem parceiras da GCM não significa que exista uma conexão entre aquela organização e o Colheita, apesar de não agradar aos indivíduos que incentivam as missões. As congregações são livres para escolher seus parceiros missionários. O ideal é contar com a colaboração coletiva de toda a igreja de Cristo no Brasil e que o recurso não venha mais de fora. A igreja brasileira precisa amadurecer e se auto sustentar. A isto temos chamado de Colheita Brasil.

GCM recrutou e treinou praticamente todos os missionários no Brasil. Agora eles começaram a recrutar brasileiros também. Algumas congregações ainda não desfizeram os laços com GCM. Amadurecimento e autonomia, é exatamente o que trouxe e prega o Colheita Brasil: A igreja de Cristo brasileira, independente e auto suficiente. Não podemos nos afastar de quem nem sequer nos aproximamos.

5. SÃ DOUTRINA:

O Colheita Brasil está comprometido com a sã doutrina e possui um conselho doutrinário composto por 27 livros chamado Novo Testamento e irmãos sérios e comprometidos com a Palavra de Deus. Nenhum deles, sem exceção, faz parte de congregações desviadas da sã doutrina. Este conselho é responsável por garantir que os missionários enviados estejam em conformidade com a sã doutrina.

Colheita Brasil, por não ser uma organização e nem sequer ter poder sobre os recursos ofertados, não escolhe ou treina missionários. Inclusive, depende das congregações que administram para ter um fundo de divulgação e trabalho. O treinamento já tem sido feito pelas escolas estabelecidas e não temos nenhum poder sobre as escolas. De fato, também seria melhor se a responsabilidade do discipulado e treinamento dos obreiros dependesse da congregação local e não das escolas.

Todos os integrantes do Colheita Brasil ensinam e praticam a sã doutrina e são contrários à ministração do culto público por mulheres segundo o que ensina o Novo Testamento (1 Co 14:34). O uso de instrumentos musicais na adoração entendendo que o mandamento é específico: cantar (Rm 15:9; 1 Co 4:15; Ef 5:19). Repudiamos qualquer aproximação e envolvimento com quaisquer denominações que ensinam que o batismo não é necessário para a salvação. Acreditamos, sim, que ouvir a palavra, a fé, o arrependimento, a confissão, o batismo por imersão para perdão de pecados e receber o dom do Espírito Santo e, por fim, a fidelidade leva à salvação.

6. DIÁLOGO E ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS:

O TRABALHO DO COLHEITA BRASIL NÃO VAI PARAR porque pregar o evangelho simples e puro, plantar igrejas e unir a igreja de Cristo no Brasil em missões é a nossa motivação.

O ataque ao esforço Colheita Brasil é um ataque a todos os que ofertaram até agora. Os que estão à frente servindo têm colocado sua fé, esperança, amor e reputação. O que menos importa é a nossa reputação individual. Como disse um irmão do Colheita Brasil: “cuidemos de nossa integridade e Deus cuidará de nossa reputação”. Estamos dispostos a sofrer ameaças e ataques pessoais. O que defende a existência do Colheita Brasil é o trabalho e resultados já alcançados, não as palavras e teorias.

Colheita Brasil não é uma associação missionária e parar com o esforço da igreja de Cristo brasileira está nas mãos dos irmãos.

Se acabar com o Colheita Brasil somente por causa de uma suspeita, discordância, opinião ou qualquer outra coisa, quem ou o que sobra para fazer o trabalho missionário?

O Colheita Brasil como um grupo de irmãos unidos em plantar igrejas não é perfeito. Vamos errar por fazer, não por omissão. Estamos dispostos a reparar nossos erros, não temos compromisso com o erro, com o pecado ou com falsas doutrinas. Os irmãos que servem ao Colheita Brasil estão sempre abertos ao diálogo e ao esclarecimento de dúvidas dos irmãos que ofertam.

Todos estamos muito tristes e surpresos, porém não derrotados. Vamos responder com trabalho, arrependimento dos erros, perdão, amor e reconhecer a importância de um debate franco e honesto sobre os desafios da obra missionária no Brasil.

Convidamos você a entrar em contato diretamente com o Colheita Brasil através do site usando nosso meio de comunicação, lá. No entanto, para conversar sobre suas preocupações doutrinárias nas congregações estabelecidas, você precisa entrar em contato diretamente com as congregações que enviaram os missionários e obter mais informações sobre o trabalho de evangelismo, doutrina e a plantação das congregações.

CONCLUSÃO:

O Colheita Brasil não é uma organização missionária, não temos CNPJ, não temos salários ou sustentos individuais para os seus integrantes. Somos ofertantes juntamente com a igreja brasileira que trabalha para unir a igreja e pregar o evangelho. A organização é em torno da Grande Comissão, nada mais, nada menos, e atuamos com transparência, agradecimento pela generosidade dos irmãos que ofertam, respeito à autonomia das congregações e compromisso com a sã doutrina.

Reconhecemos a imperfeição da nossa parte. Reconhecemos a necessidade de arrependimento nos erros cometidos por ação, não por omissão.

Acreditamos que o Colheita Brasil tem um papel importante a desempenhar na evangelização do Brasil. Convidamos você a conhecer melhor o trabalho e considerar a possibilidade de se unir a esse esforço.

Lembre-se:

• O Colheita Brasil está à disposição para esclarecer qualquer dúvida.
• Valorizamos o diálogo e a busca pela verdade.
• O trabalho missionário é essencial para a expansão do Reino de Deus.
• Colheita é um grupo de irmãos que ofertam e fizeram deste O MAIOR ESFORÇO MISSIONÁRIO E EVANGELÍSTICO FEITO PELAS IGREJAS DE CRISTO NO BRASIL.
• Colheita Brasil não pode parar até que Jesus volte e apresentemos a Ele a igreja que plantou outras igrejas de Cristo para honra e glória Dele somente.

Novamente nos colocamos à disposição dos irmãos, mas não vamos responder a nenhum novo ataque ou argumento mirabolante. Todos os irmãos das igrejas de Cristo no Brasil têm o direito de decidir se vão continuar contribuindo para plantar igrejas de Cristo que são simples, verdadeiras, sólidas na Palavra ou se simplesmente vão parar e tentar minar este esforço.

Da mesma forma que Paulo, o apóstolo, apelou para a igreja e seus sábios, apelamos que peçam a Deus e julguem com sabedoria (1 Co 6:1-7) a questão levantada. Quanto a nós, seguindo o ensinamento, reconhecemos que o “existir entre vós demandas já é completa derrota para vós outros” e, se formos atacados, sofreremos a injustiça e o dano (1 Coríntios 6:7).

Enquanto isso, continuaremos trabalhando para o nosso Senhor a quem devemos responder e com consciência limpa na presença do Senhor nos submetemos aos irmãos.

Que Deus abençoe a todos nós em nosso compromisso com a evangelização do Brasil! Vamos continuar com mais respostas e dialogue no futuro para o bem do evangelho.

Com amor em Cristo, por causa da cruz,

Daniel Morgan, EUA
Carol Morgan, EUA
João Cruz, Atibaia
Mauro Francisco, Curitiba
Silene Coelho, Manaus

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo