fbpx

TUDO CORRERÁ BEM AOS OBEDIENTES

“Assim diz o Senhor: ‘Quem ficar nesta cidade morrerá à espada, de fome e de peste; mas aquele que sair e se render aos caldeus viverá; porque a vida lhe será por despojo, e viverá. Assim diz o Senhor: Esta cidade infalivelmente será entregue nas mãos do exército do rei da Babilônia, e este a tomará.'” – Jeremias 38:2-3

“Mas Jeremias respondeu: — Eles não o entregarão. Ouça a voz do Senhor no que estou lhe dizendo. Então tudo lhe correrá bem, e a sua vida será poupada.” – Jeremias 38:20

Palavras ditas a Zedequias, último rei de Judá, antes da queda do reino. Esse rei é o que podemos chamar de alguém com a mente dividida. De um lado, permite que Jeremias, o profeta de Deus, seja maltratado. Porém, às escondidas, busca Jeremias para ouvir-lhes o seu conselho com as palavras vindas de Deus. Lembrou-me neste momento Nicodemos indo falar com Jesus à noite em João 3, provavelmente por receio de como seria julgado por seus pares, uma vez que era líder entre os fariseus.

Jeremias aconselha o rei a entregar-se aos caldeus, pois na rendição do rei e dos moradores de Judá estaria a segurança deles. Resistir seria atrair sentença de morte, entregar-se ao rei babilônico seria render-se aos desígnios de Deus para a nação.

Gostei desta frase: “Ouça a voz do Senhor no que estou lhe dizendo. Então tudo lhe correrá bem, e a sua vida será poupada.”

Como esta frase é atual. Há muitas vozes, inclusive da religião falsa tentando nos atrair. E há a voz verdadeira, a voz de Deus, encontrada nas Escrituras Sagradas.

Como Zedequias, conheço muitas pessoas divididas: até gostam de Deus, falam bem dele, como mencionei no artigo da semana passada, mas não querem compromisso, não buscam todos os dias a vontade dele e, mesmo quando a ouvem, não estão dispostos a pagar o preço em obedecer a Deus.

Sim, se ouvirmos a voz de Deus e a ela obedecermos, tudo correrá bem e nossa vida será poupada no dia do Juízo Final. Na verdade, quando ouvimos a voz de Deus e a obedecemos, muitos sofrimentos são evitados nesta vida. E no mundo porvir teremos a vida eterna.

Este texto lembrou-me de outro semelhante dito por Tiago:

“Eis que consideramos felizes os que foram perseverantes. Vocês ouviram a respeito da paciência de Jó e sabem como o Senhor fez com que tudo acabasse bem; porque o Senhor é cheio de misericórdia e compaixão.” – Tiago 5:11

Jó confiou em Deus e tudo acabou bem para Ele. Não sejamos como Zedequias, dividido. O fim dele foi terrível na Babilônia. Resistiu a Nabucodonosor, teve os próprios filhos mortos na sua presença, em seguida seus olhos foram vazados e morreu na prisão no exílio. Tudo porque resistiu ouvir a Palavra de Deus. É o que acontecerá com os rebeldes a Deus de hoje, caso não se arrependam. Passarão a eternidade afastados de Deus, na realidade chamada inferno.

Mas para aqueles, e eu quero ser um deles, que todos os dias busca conhecer diligentemente a Palavra do Senhor (Efésios 5:17) com o desejo sincero de praticá-la, tudo terminará bem, mesmo que tenhamos que sofrer neste mundo em razão de nossa obediência, como aconteceu com Jeremias. Nosso destino será ouvir de Jesus: “Venham benditos do meu Pai, herdar o reino preparado desde a fundação do mundo” (Mateus 25:34).

Que esta palavra desta semana nos incentive a viver, todos os dias, buscando sermos obedientes a Deus e Sua Palavra.

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo