fbpx
Com a Mesma Força Para Pecar

Com a Mesma Força Para Pecar

Emily é uma dona de casa e também dona de 100 milhões de dólares. Casada com Steven um milionário homem de negócios eles têm um amigo que é pintor com quem ela está tendo um caso. Um dia Steven vai ao apartamento do amigo David, o pintor, e revela que sabe de tudo o que está acontecendo entre ele e a esposa. Ele tem uma proposta para David, lhe oferece 500 mil dólares para sumir para sempre, não sem antes matar a sua esposa infiel. Esta é a trama do filme chamado “Um Crime Perfeito”.

O pecado nos engana e nos faz pensar que nossos pecados podem ser cometidos sem nenhuma consequência, mas satanás, que é o pai da mentira, só dá um empurrão para o que você deseja de mal.

Treinamento Intensivo

O ser humano não é só criativo para inventar histórias assim, é criativo para pensar em coisas más e reais assim. Quantas vezes ainda vamos ler, ouvir ou assistir pela televisão várias pessoas tentando cometer o crime perfeito. Não precisa olhar para a TV para ver a tentativa humana de cometer o pecado com perfeição. Basta olhar para aquele pecado que te persegue pela vida. Conseguimos esconder da maioria das pessoas a maior parte do tempo e, graças ao próprio Deus Ele mesmo não conta para ninguém. É o pecado perfeito, bem feito, bem planejado, bem escondido, feito com toda a nossa paixão, com toda a nossa força. Só não é mais perfeito porque justamente quem castiga sabe de tudo. Em tudo devemos dar graças a Deus!

Faz tempo que estamos treinando para ficarmos bons assim. Sim, é desde criancinhas que estamos no caminho do pecado e do arrependimento. Muitas vezes só encontramos o arrependimento quando alguém descobre o que fazemos e como somos. Muitas vezes parece que a gente tem mais vergonha e medo das pessoas do que Deus. Lógico! Deus é muito mais misericordioso do que as pessoas. Mais amoroso, mais confidente, mais confiável, mais fiel e, um dia, mais justo para julgar e castigar. Não esqueçamos de colocar tudo isso na balança para começarmos a lutar contra o pecado hoje mesmo. Lute até morrer, pois a luta até morte é a nossa vitória contra o pecado (Hb 12:4).

Uma Comparação

Agora, assim como você se tornou hábil em pecar, assim mesmo (da mesma forma) procure tornar-se hábil em procurar a santidade. Com a mesma intensidade que você buscou o pecado. Com a mesma paixão que você foi até o fim no erro. Com a mesma força que você usou para satisfazer o seu desejo egoísta e mal. Com a mesma intensidade, paixão, força procure ser como Jesus. Ah, tem uma passagem que diz exatamente isso:

“Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Assim como oferecestes os vossos membros para a escravidão da impureza e da maldade para a maldade, assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem à justiça para a santificação.” (Rm 6:19)

Eu disse tudo isso acima, pra chegar nessa passagem aí que você acabou de ler. Nós oferecemos os nossos corpos para o pecado com habilidade, com intensidade, com paixão, com força. Agora estamos sendo convidados a usar o mesmo empenho não para servir o pecado, mas para servir, com os membros dos nossos corpos, a justiça e a santificação.

Espero que você tenha entendido a comparação neste caso. Parafraseando (como se ainda precisasse): “Assim como você praticou o pecado com tanto empenho, assim, agora, pratique a justiça e a santificação com o mesmo empenho, mesma força, mesma paixão…”

A Fonte da Força do Pecado e da Santificação

A fonte da força do pecado é a cobiça da carne. Somos tentados pelo mal que desejamos. Quanto maior for sua cobiça, maiores serão suas tentações (Tg 1:12-15). Se você quer ficar rico, por exemplo, está em busca de tudo aquilo que você não deseja nem para o seu pior inimigo (e nem deveria ter um inimigo). É sério e é verdade (Leia 1º Tm 6:9,10). Ao contrário de buscar com todas as forças a riqueza, você como “homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão” (1 Timóteo 6:11).

Satanás só se aproveita da sua cobiça e lustra para dar brilho naquilo que você cobiça. Satanás é sim o tentador, o acusador, mas dentro de você está a fonte da tentação, recurso que satanás usa, do pecado e morte espiritual. O seu mal desejo é a matéria prima de satanás, é o que dá forças para ele.

A força da justiça de Deus e da santidade é o Espírito Santo que deve habitar em você. Através da fé você invoca o nome do Senhor e Ele se aproxima e pode usar o seu corpo para a santificação. Neste momento você tem que tanto buscá-lo quanto deixá-lo usar o seu corpo com toda intensidade e força. A oração é o motivador, quando você toma tempo para parar e perguntar a direção antes de ir para a direção errada. Através da oração Deus vai te guiando aos poucos e constantemente. Na dúvida, pare, ore e pergunte a direção para Deus.

Deus é fiel e não nos deixa como vitima da tentação. Sempre, junto com a sua cobiça e tentação, Deus manda também o livramento, isto mesmo, um escape (1 Co 10:13). Então, quando estiver sendo tentado, fique atento, porque junto vem a sua força para vencer. Isto serve para todas as pessoas, mas principalmente para aqueles que realmente têm a força de Deus.

Um Exemplo

A fofoca é um problema em qualquer lugar e em qualquer ambiente no mundo. Ouvi outro dia uma frase engraçada: “Quer falar da vida de alguém? Fale da vida de Jesus”. Interessante e engraçada, mas também uma boa ilustração. Com a mesma intensidade, força e intenção que fofocamos, deveria ser com esta mesma força que deveríamos falar de Jesus para alguém. Sabe aquela ânsia de falar mal de alguém? Deveríamos ter a mesma ansiedade santa para falar da vida de Jesus para alguém. Fofoca destrói, falar de Jesus dá vida e vida verdadeira.

Conclusão

Pense em Deus… conseguiu pensar em Deus? É difícil, não é? Ele é tão… grande, maravilhoso, incrível, misericordioso, amoroso que não cabe em nosso pensamento. Não conseguimos dar-lhe uma forma e tudo bem. Ah, quer dar uma forma para Deus? Se Deus fosse um ser humano, quem seria? Sim, isso mesmo… Jesus! Agora você conseguiu colocar Deus dentro da cabeça, do coração e dentro do seu corpo. É assim que Deus quer que você seja, como Jesus, como Ele mesmo é…

Deus é onipotente e pode fazer infinitamente mais do que podemos pedir ou pensar, por mais exagerados que pudéssemos ser… Ele é maravilhoso! Deus tem poder e… tá pronto? E Ele decidiu usar o Seu poder em você… sim, é isso mesmo! Leia:

“Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós” (Efésios 3:20)

Então, o poder de Deus está dentro de você quando você aceitou Deus dentro de você através do batismo. Você pode vencer o pecado como Jesus venceu. Se pecar, Jesus é o seu advogado, mas vai treinando para vencer assim como você já treinou para pecar. E agradar a Deus é ser a igreja de Cristo, sim, isso mesmo que você leu. Se você usa o seu corpo para ser membro da igreja de Cristo, então você estará glorificando a Deus:

“a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!” (Efésios 3:21)

Veja a importância da igreja. Quando estamos juntos em comunhão, Ele nos purifica de todo o pecado. Veja a importância da igreja e não ande sozinho na fé.

“Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 João 1:7)

Renove suas forças todos os domingos junto dos irmãos andando na luz, na presença de Deus. Com a mesma intensidade de força para pecar, busquemos a justiça e a santificação, mas não com a força do pecado e sim com a força de Deus em nós.

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?