fbpx
a carne é fraca

A Carne é Fraca

Perto da minha casa tem um lugar chamado: “Butique de carne”. Eles têm no balcão vários tipos de carnes expostas. Algumas são bem chamativas, vermelhinhas, em promoção, para churrasco, carnes nobres e muitas que nunca ouvi falar. Não somos de consumir tanta carne assim.

Pela televisão temos visto a operação da Polícia Federal chamada “A Carne é Fraca”. Você deve saber que está é uma frase tirada da Bíblia, sorte deles que não precisam pagar direitos autorais. Esta operação ilustra bem a vida espiritual.

A Vida Espiritual e a Vida Secular

Primeiramente precisamos lembrar e destacar que a vida espiritual e a vida secular é a mesma coisa. Não tem diferença, não existe separação. Tudo o que você faz, tem influência espiritual. Se você estuda, trabalha, se diverte, bendiz ao SENHOR, bebe, se relaciona com as pessoas, etc. Não importa o que você faz, tudo tem influência na sua vida espiritual, tudo que é secular é também espiritual. tudo o que você faz ou não, tudo o que você pensa, está sendo registrado para que seja usado ao seu favor ou contra você porque…

“Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más.” (2 Coríntios‬ ‭5:10‬ ‭NVI‬‬)

A operação da Polícia Federal está investigando a adulteração da carne. Investigam se estão comercializando carne estragada ou até misturada com outras coisas para aumentar o volume e lucrarem mais. É o famoso jeitinho brasileiro de levar vantagem.

Aplicação Espiritual

Qual a aplicação espiritual disso? Vamos voltar ao princípio individual, isto é, à infância. Você ainda consegue lembrar como você era quando chegou a este mundo? Você era inocente, puro, tinha sonhos e perspectivas. Para algumas pessoas a pureza durou bastante e para outras muito pouco. Você tinha, literalmente, uma vida toda pela frente. Quando foi que você começou a deixar misturar as coisas ruins à pureza? Você consegue lembrar quando foi que a malícia invadiu a sua carne pura e a adulterou? Quando foi que você apresentou o seu corpo adulterado pelo pecado como se fosse puro? Assim nós também fraudamos as pessoas. A vergonha do pecado nos faz apresentar nossos corpos como se fosse santo, mas não é.

Os discípulos mais íntimos de Jesus foram chamados para estarem próximos Dele em oração, mas a tristeza, o cansaço era tão grande que eles pegaram no sono. O suor de Jesus se tornou como gotas de sangue, tamanha a sua agonia. Ele estava orando e até chegou a pedir para Deus para livrá-lo daquela hora de sofrimento, “passa de mim este cálice”, disse Ele. Em três intervalos que Jesus fez os encontrou dormindo. Foi naquele momento em que Jesus disse a famosa frase até hoje em dia “O espírito está pronto, mas a carne é fraca”.

“Depois, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. “Vocês não puderam vigiar comigo nem por uma hora?”, perguntou ele a Pedro. “Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mateus‬ ‭26:40-41‬ ‭NVI‬‬)

Interessante a ordem de importância dada por Jesus. Ele coloca o Espírito na frente da carne: “O espírito está pronto, mas a carne é fraca“. Já a Polícia Federal destacou que os frigoríficos estavam fazendo: colocando a carne como fonte de seu lucro, esquecendo o ‘espírito’ da ação sem dolo do comerciante, que deveria ser: apresentar uma carne pura para o consumidor.

Se você olha para a carne, isto é, seu corpo, tem que reconhecer e ressaltar sua fraqueza por causa da adulteração que o pecado traz. Se você colocar o Espírito em primeiro lugar, você parte do princípio que o Espírito está pronto para ajudar. Comece pelo Espírito e você vai começar pelo plano original de Deus para a nossa carne.

A carne pode estar adulterada pelo pecado (vícios, palavrões, maus pensamentos, prática da imoralidade, etc), mas o Espírito regenera a carne adulterada pelo pecado, produz seu fruto em nós (amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio – Gl 5:22, 23), nos faz ter a habilidade de nos comunicar com Deus e ser aceitos por Ele, etc.

Então vamos ficar atentos em oração no Espírito Santo porque Ele está pronto para nós ajudar, já a carne, apesar de a alimentarmos mais do que o Espírito em nós, continua fraca. Quem se apóia na carne, colhe os frutos da carne. Quem se apóia no Espírito, colher frutos eternos do Espírito.

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo