fbpx
A GRANDEZA E A SANTIDADE DE DEUS

A GRANDEZA E A SANTIDADE DE DEUS

“Assim, revelarei a minha grandeza e a minha santidade e me darei a conhecer aos olhos de muitas nações. E saberão que eu sou o Senhor.” – Ezequiel 38:23

No capítulo 38 do livro de Ezequiel é mostrado que o personagem chamado Gogue, invadirá Israel. Seria um chefe dos inimigos do povo de Deus. Há muitas especulações sobre quem seria: um chefe do passado ou Alexandre, o grande, do futuro, líder dos gregos, que governaria o mundo, incluindo os judeus e cujos sucessores, em especial Antíoco Epifânio, perseguiria o povo de Deus?

Há menção a Gogue no Novo Testamento, como nação, junto com Magogue, que atacaria Jerusalém, em Apocalipse 20:8.

Independentemente de quem se trata, o profeta repete a verdade que importa no meio de todas essas batalhas mundiais: Deus governa, é único e diferente das divindades de todas as nações, pois é grande e santo.

Sim, na Bíblia Deus é tão grande que os céus não podem contê-lo. Gosto da descrição dele no livro de Isaías: 

“Assim diz o Senhor: “O céu é o meu trono, e a terra é o estrado dos meus pés”. – Isaías 66:1

Nesse texto é mostrado como todo o céu sendo o trono de Deus e a terra é a banqueta dos seus pés. Ele reina, tudo está sob o seu controle e até o mal na Bíblia não vai além do determinado por Deus. Basta lembrarmos de Satanás, no livro de Jó, pedindo autorização a Deus para tocar na vida do patriarca (Jó 1:11-12).

Ao mesmo tempo o Senhor é santo, na realidade é mais do que santo, é santíssimo, isto é, separado, todo o bem, impossível a Ele pecar. Novamente recorro a Isaías para falar desta faceta de Deus:

“E clamavam uns para os outros, dizendo: ‘Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.'” – Isaías 6:3

Grandeza e santidade como atributos de Deus. Se fosse apenas grande, sem ser santo, seria um déspota que causaria terror entre toda a criação, pois estaríamos sujeitos aos seus caprichos mesquinhos com seu poder ilimitado. É o que vemos, por exemplo, na mitologia grega com os deuses agindo a seu bel prazer.

Fosse apenas santo, estaríamos diante de alguém tão bom, mas limitado e incapacitado de fazer algo. O mal reinaria à vontade. E não haveria justiça.

Nosso Deus é santo e grande e, por isso, a cada dia, podemos descansar nele, sabendo que é poderoso e bom para socorrer-nos em todos os momentos e por isso podemos dizer: “Que segurança!”.

Ao mesmo tempo, sua santidade e grandeza devem causar em nós um santo temor que nos leva à obediência diária.

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo