A Permanência da Palavra de Deus em Meio às Mudanças

Desde que o ser humano se desviou do Éden, temos um mundo em constante mutação, onde a vida, os costumes, as paixões e as coisas tomam o lugar da própria pureza e propósito para o qual fomos criados.

Até mesmo os lugares que deveriam ser santos estão infectados de pecados, não apenas por pecadores buscando transformação. As igrejas, a sociedade e as pessoas passam por transformações infindáveis, surgindo a reflexão sobre a constância da Palavra de Deus. É na Palavra que está a fonte para que voltemos aos princípios criados por Deus.

Na jornada da vida, experimentamos mudanças, nos deparamos com evoluções e progressos modernos (que não passam de antigos pecados e pecadores) nas igrejas, testemunhamos as transformações sociais e observamos as pessoas se modificando. No entanto, em meio a esse cenário volátil, a Palavra de Deus permanece inabalável.

A vida, por sua natureza, é permeada por mudanças. Mudar de residência, emprego, relacionamentos são aspectos inevitáveis do percurso humano. As experiências de mudança podem ser desconcertantes, mas a certeza da estabilidade encontra respaldo na Palavra de Deus. Malaquias 3:6a nos lembra: “Porque eu, o Senhor, não mudo.” Talvez não consigamos criar raizes num lugar, mas nada, a não ser nós mesmos, nos impede de criar raízes na palavra de Deus ou ficar ligados na raiz que é a videira verdadeira, Jesus.

As igrejas, enquanto instituições espirituais, não estão imunes às mudanças. Novos métodos, abordagens e tecnologias são adotados para alcançar as gerações contemporâneas. Contudo, a essência do evangelho permanece imutável. Hebreus 13:8 proclama: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre.” Este deveria ser o principal recurso, pois novos métodos, abordagens e tecnologias apareceram seguidas por muitos, mas os que permanecem são aqueles que estão ligados em Cristo.

“Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente” (1 João 2:17)

A sociedade, moldada por influências culturais e tecnológicas, é um terreno fértil para mudanças significativas. Embora enfrentemos uma rápida evolução social, a advertência bíblica em 1 João 2:15a ressoa: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há.”

As pessoas, como indivíduos e coletivamente, estão em constante mudança nem sempre para o melhor, pois muitos buscam seguir seus sonhos, corações, sentimentos e paixões. Entretanto, a transformação genuína é incentivada pela renovação da mente, como destacado em Romanos 12:2.

“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

A busca por uma perspectiva alinhada com os princípios divinos traz estabilidade em meio às mudanças pessoais. Já o mundo embriaga as pessoas e a ressaca eterna as atormentará para sempre, quando acordarem, não terá mais volta.

Enquanto tudo ao nosso redor está sujeito a mudanças, a Palavra de Deus permanece invariável. A promessa de Jesus em Mateus 24:35 é reconfortante:

“Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar.”

A imutabilidade da Palavra divina é um alicerce sólido para enfrentarmos as incertezas da vida.

Diante das inúmeras mudanças que caracterizam nossa existência, a estabilidade da Palavra de Deus destaca-se como um farol de esperança. Independentemente das transformações na vida, nas igrejas, na sociedade e nas pessoas, a Palavra de Deus permanece como um guia eterno. Encorajamo-nos a buscar essa constância divina em meio às vicissitudes da vida, confiando na promessa de que, mesmo em meio às mudanças, a Palavra de Deus permanece a mesma, ontem, hoje e para sempre.