fbpx

MEDO OU TEMOR?

Ao longo de nossa caminhada espiritual vez por outra nos deparamos com pessoas que dizem sentir “medo” de Deus e também escutamos outros dizendo que têm “temor” de Deus. Afinal, o que significa isso? Deve o servo de Deus ter medo ou temor Dele? Será que esses dois sentimentos são a mesma coisa? Vamos tentar entender melhor isso?

De uma maneira geral, quando falamos de medo estamos falando sobre algo que nos assusta, algo que nos faz paralisar, nos trava. Quem tem medo de altura, por exemplo, não pode ficar próximo a lugares altos…quem tem medo de baratas não consegue se imaginar próximo de uma, etc.; ou seja, o medo é um sentimento que nos faz ficar distante e evitar a causa de nosso medo.

Portanto, ao dizer que temos medo de Deus nós estamos dizendo que queremos ficar afastados de Deus já que, quando assim pensamos, Deus é aquilo que precisamos evitar, manter distância. 

Mas como podemos ter medo Daquele que só nos proporciona boas coisas, que só quer nos ajudar e abençoar? Qual o motivo de ter medo de Deus? Talvez isso possa ser causado por essa pessoa ter sido ensinada que Deus é alguém cruel, que vive castigando seus filhos e que só pensa em vingança. É aquela ideia errada que muitos fazem do “Deus do Velho Testamento”, que vivia castigando e matando as pessoas, portanto é alguém que deve ter medo. Mas isso é uma maneira errada de olhar para Deus. O “Deus do Velho Testamento” é o mesmo Deus do Novo Testamento, apenas sendo justo como sempre foi. 

O temor é um sentimento ligado ao respeito, à reverência e aceitação de que Deus é o Todo Poderoso Senhor do céu e da terra, que pode fazer qualquer coisa a qualquer tempo que queira, mas é um Deus amoroso, compassivo e que nos ama profundamente. Temor é você reconhecer que Deus tudo pode e que, por isso mesmo, cabe a nós ter por Ele todo respeito, mas isso não vai fazer nós nos afastarmos Dele. É essa ideia que encontramos em Provérbios 9:10 -, “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência”. 

O medo afasta. Para vencermos nossos medos, precisamos enfrentar a causa desse medo. Ter medo de Deus só nos fará querermos estar longe Dele.

O temor a Deus demonstra nosso respeito a quem Deus é. Sabemos o que Ele é e o que pode fazer, mas isso não nos assusta. Ao contrário, só aumenta nosso amor, admiração e reverência por um Deus tão poderoso e que ao mesmo tempo tem por Seus filhos o amor mais verdadeiro que existe! Glória a Deus por isso.