fbpx

As Ruas A Estrada e o Destino Final

Imagine que você está no centro da sua cidade. Você recebeu um convite de seu mais novo amigo para visitar o pai Dele que mora numa mansão e tudo de graça. Você só vai ter que pagar pela sua viagem de ida. Se o tamanho da sua cidade for média ou grande, você vai precisar ter que ter um conhecimento básico para sair dela. Eu moro em São Paulo e se eu estiver na praça da Sé, um dos lugares mais conhecidos e movimentados, encontro lá a primeira dica para sair. Bem no centro da praça, tem um pequeno ‘marco zero‘ que mostra o ponto de referência e direção cardeais: norte, sul, leste e oeste. Agora, conseguir seguir aquela indicação é outra coisa. São muitas ruas até chegar a qualquer estrada e que leve a qualquer um dos pontos.

O Caminho

Eu sou natural de Curitiba, capital do Paraná. Para chegar até a BR 116 eu preciso passar por 11 ruas e avenidas para chegar até a Marginal e conseguir sair pela Rodovia Castelo Branco, pegar o Rodoanel e chegar até a Regis Bittencourt, rodovia principal que me leva até Curitiba. Sim, já me perdi várias vezes. Tentando sair de São Paulo e chegar na Régis Bittencourt, já fui parar em Osasco. Graças a Deus que deu inteligência aos homens e hoje temos o GPS que literalmente vem do céu, isto é, o sinal do satélite que alimenta o GPS vem de cima. Sair de São Paulo para pegar a estrada é difícil, mas se você tiver um mapa, seguir as placas, perguntar ou, se tiver um GPS, aí você consegue. Sozinho não é impossível, mas é difícil. Porém, se você pegar uma rua errada, entrar num viaduto qualquer, então você vai passar um bom tempo nervoso, como eu já passei.

A Rodovia

Uma vez que você tenha chegado na Rodovia, fica mais fácil seguir. Quanto melhor o carro, mais confortável a viagem. Na estrada alguns vão mais rápido e outros mais devagar, depende do veículo. Tem alguns pedágios, mas sabendo disso, você já sai de casa preparado. Depende para onde você vai, não tem muito como errar na estrada, apesar de ser possível pegar o caminho errado se você não prestar atenção às placas. Novamente, se você tiver um GPS, fica mais fácil, mas ainda é necessário saber ler o GPS e prestar atenção. Na Rodovia, todos são viajantes indo para um destino. Vamos pegar como exemplo somente os que estão indo para Curitiba. Não importa o meio de transporte e a velocidade, Curitiba estará lá esperando.

O Guia Perfeito

Já usei mapa para sair de São Paulo em direção a Curitiba. Já me guiei pelas placas e por informações de pessoas na rua, mas agora com o GPS, ficou muito mais fácil, pois ele me dá todas as alternativas e me mostra muito mais informações como o congestionamento, hora que vou chegar, se tem algum acidente na estrada, qual o melhor caminho e horário para sair, etc.

Agora um pouco de aplicação: Muitas pessoas se guiam por sinais para sair do pecado, outra se guiam por opiniões de pessoas e pelo o que elas dizem. Outros procuram mapas e o mapa não se engana, está lá registrado; e tem aqueles que se guiam pela Bíblia. A Bíblia é como um GPS. Dá informações precisas. A Bíblia é o guia perfeito para nos tirar do pecado e nos levar ao caminho para o céu.

Sair da cidade e entrar na estrada pode ser complicado, é como querer sair do pecado para seguir a Cristo. Agora, uma vez tendo chegado na estrada, fica mais fácil seguir, mas ainda você não chegou no destino final. Continue viajando comigo.

O Veículo

Na estrada você vai ver vários veículos, vários modelos em  velocidades diferentes. Só um veículo está sendo dirigido por Jesus para chegar até a casa do Pai. Em todos os veículos na Rodovia você encontra cristãos, mas em só um dos veículos você encontra discípulos. Jesus está neste veículo, junto com seus discípulos. Todos os outros cristãos já ouviram falar Dele ou até mesmo o conhecem através das suas leituras da Bíblia, mas estão em veículos que não são dirigidos por Jesus. EM QUAL VEÍCULO VOCÊ ESTÁ? Outros veículos tem outros donos e outros motoristas, mas um só pertence a Jesus e é dirigido por Ele.

O Cristão e o Discípulo

Você é cristão? Sim, deve ser. Todo brasileiro é cristão porque o país é cristão. Agora, na fé, você é como todo brasileiro? A palavra cristão está registrada apenas 3 vezes em toda a Bíblia. Já a palavra discípulo está lá mais de 280 vezes na NVI. Você é do tipo que crê em Cristo como todo cristão ou você é daquele que realmente segue passo a passo, isto é, que tem fé? Sim, tem muita diferença (leia o artigo sobre o assunto).

Assim como o discípulo, encontramos muitos cristãos na estrada. A maioria das pessoas ficam na cidade, mas se quiserem, podem chegar até a estrada também. Precisam estar dispostas a deixar tudo lá e pagar pela viagem. Todos são aqueles que querem lutar contra o mal e precisaram enfrentar a dificuldade de sair do emaranhado das ruas do pecado para chegarem até a Rodovia que levará até o céu. Tem muito jeito para sair, mas não para ficar purificado.

Para discípulos e cristãos, seguir na estrada é fácil, difícil é chegar ao destino final. Não sabemos como todos chegaram na Rodovia da salvação, mas estão ali. Porém, novamente, não chegamos ao destino. Chegar no destino também não é fácil.

O Destino Final
O céu é o limite. Somente descansará em paz quem chegar lá. Os que não chegarem terão toda a eternidade para se lamentarem. Nem o arrependimento existirá mais. Então precisamos decidir agora se queremos e se estamos dispostos a pagar o preço da viagem até o destino final. Você está na Rodovia que o levará até o céu, ótimo! Sair do pecado não é muito fácil, mas uma vez tendo conseguido sair, você vai enfrentar a Rodovia. Nela você poderá enfrentar congestionamentos, acidentes, falta de combustível, problema no carro, pode mudar de ideia, etc. Mas se não começar a enfrentar a Rodovia, nunca vai chegar.

O veículo que o levará ao destino final é a igreja. Alguns estão em veículos que não vão chegar. Alguns vão enfrentar falta de combustível, acidentes, etc. Se o seu veículo é o correto para chegar até lá, agora você vai ter um novo desafio. O desafio final. Não basta chegar perto, tem que saber especificamente o caminho que o levará até à casa do Pai. Você já sabe o caminho? Jesus esteve aqui no mundo para nos fazer o convite e Ele é o caminho, a verdade e a vida para chegar até à casa do Pai. Precisa ouvir o que Ele tem para dizer, reconhecer os pecados cometidos, se arrepender, confessar a fé em Jesus, pegar a Rodovia para a salvação através do batismo, e seguir Jesus até a casa do Pai.

A maioria dos cristãos que estão conosco no caminho, não vão chegar no destino final e não seguiram o processo de libertação do pecado que Jesus apresenta porque começaram errado. Eles creem em Jesus, mas não teem fé. A crença os leva a não se batizarem ou afirmarem que o batismo não é essencial para a salvação para sair do pecado. Eles não praticam a ceia todos os domingos (alguns até a realizam durante um dia qualquer da semana). mas já a coleta eles fazem todos os dias. Eles preservam louvores que agradam mais a eles mesmos do que a Deus e não teem comunhão como o corpo de Cristo. Diminuem o evangelho, pois evangelho e batismo é uma só coisa (1 Co 15:1-4; Rm 6:3-11). Devemos seguir Jesus pela fé e não pela crença. Só Jesus sabe o caminho exato, rua a rua e ponto a ponto, para chegar até à casa do Pai. Jesus é o Autor e o Final do Caminho para chegar, definitivamente, na casa do Pai.

Conclusão

Jesus convida para sair da cidade do pecado que nos envolve e nos oferece todo tipo de atrações e conforto. Sair das ruas complicadas do pecado não é fácil. Até achar o caminho de saída leva tempo e tem que querer sair. Tem que estar disposto a pagar o preço de ir para a estrada. Uma vez chegando na estrada, fica mais fácil, não tem muito como se perder, mas ainda assim isso também é possível. Se você tiver a Bíblia como um GPS exato, você vai conseguir desde o começo da viagem até o destino final. Na estrada, você tem que estar no veículo certo e apropriado para chegar ao seu destino. Nem todos os veículos estão indo para a casa do Pai. Jesus, nosso amigo que nos convida para o seguir e aceitar o convite até a casa do Pai é o Caminho, a Verdade e a Vida. Se você não estiver no mesmo veículo que Ele (Ele está dirigindo) você não vai chegar na casa do Pai.