DEUS NUNCA ABANDONA SEU POVO

“O contorno será de nove quilômetros. E o nome da cidade desde aquele dia será: “O Senhor Está Ali”. – Ezequiel 48:35

Eis que termino o livro de Ezequiel. Permitindo Deus, no próximo artigo início o meu livro profético predileto, o livro do profeta Daniel. Foram extraídas grandes lições e boas reflexões daquela leitura que fiz.

O livro de Ezequiel termina com Deus demarcando os limites de Israel para a volta do exílio. O povo de Deus, depois de 70 anos, voltará do exílio babilônico persa. Não em razão de sua conversão genuína, mas por causa do amor, da misericórdia e especialmente da fidelidade de Deus.

Israel voltará porque dali há cerca de 500 anos nascera Jesus Cristo, a promessa de Deus feita para a salvação do mundo, começando ainda no Éden e de maneira mais clara feita por Deus a Abraão.

“Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela. Este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar.” – Gênesis 3:15

“Abençoarei aqueles que o abençoarem e amaldiçoarei aquele que o amaldiçoar. Em você serão benditas todas as famílias da terra.” – Gênesis 12:3

Lendo os livros de Jeremias e Ezequiel, nota-se Deus punindo seu povo e as nações vizinhas. No entanto, Deus jamais abandonou o seu povo, por mais rebelde que fosse. Sempre há uma palavra de amor e de esperança por parte dele.

E assim termina o livro de Ezequiel, o Senhor prometendo que estará no meio do seu povo, tanto que a cidade reconstruída se chamará “O Senhor está ali”.

É o mesmo que ocorreu na volta de Jesus. O mundo jaz no maligno hoje (1 João 5:19) e às vezes parece que a própria igreja do Senhor deixa-se influenciar pelo mundo cujo sistema é dominado por Satanás.

No entanto, o livro de Apocalipse, relatando o final, fala de uma multidão que reinará com Cristo lá nos céus.

“Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestes brancas, com ramos de palmeira nas mãos.” – Apocalipse 7:9

Sim, meus irmãos, às vezes, olhando a igreja como um todo e especialmente a igreja local, parece que somos minoria, tão poucos, que ficamos desanimados. Mas tenhamos a certeza, sempre haverá os fiéis, como na época de Elias, os 7 mil que não dobraram seus joelhos a Baal. (1 Reis 19:18).

Portanto, esta promessa feita no último capítulo do livro de Ezequiel também é nossa, pois um dia cada seguidor fiel de Jesus habitará a cidade “O Senhor está ali”.

“Não vi nenhum santuário na cidade, porque o seu santuário é o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro. A cidade não precisa do sol nem da lua para lhe dar claridade, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua lâmpada.” – Apocalipse 21:22-23

A profecia de hoje já foi cumprida parcialmente, quando o povo de Deus voltou para seu lar. Será cumprida totalmente, em nós, na volta gloriosa do Senhor Jesus.

“Todos estes, mesmo tendo obtido bom testemunho por meio da fé, não obtiveram a concretização da promessa, porque Deus tinha previsto algo melhor para nós, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados.” – Hebreus 11:39-40

Que alegria! Que motivação esta verdade bíblica me dá para cada novo dia.

Até sábado próximo, permitindo Deus, nesta nossa viagem nas páginas das Escrituras Sagradas, agora no livro de Daniel.