fbpx

PRESENTINHOS DE SATANÁS

Dias atrás fui convidado para levar a mensagem para irmãos de uma outra cidade e eles pediram que eu falasse sobre uma ideia que eu já havia pensado sobre ela anteriormente, daí aproveitar e decidir trazer isso aqui também, nesse artigo.

O verdadeiro servo de Deus sabe que a vida cristã, quando vivida de forma correta e de acordo com a vontade de Deus, não é fácil. Jesus nos alertou em Mt 7:13-14: – “Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela. ” 

Também sabemos pelas Escrituras que o servo de Deus precisa ser ao mesmo tempo simples e humilde, mas também prudente: – “Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas. “ Mt 10:16

E qual a razão de todo esse cuidado? Porque vivemos num mundo que jaz no maligno (I Jo 5:19) onde Satanás é “o deus desse século” (II Co 4:4). Portanto, cabe aos servos de Deus tomar todos os cuidados contra as ciladas de Satanás, pois o objetivo dele é afastar todos quantos ele puder da presença de Deus.

Sabendo disso, precisamos ficar atentos com as coisas que acontecem à nossa volta e, sendo prudentes como Jesus nos ensinou, passamos a examinar todas as coisas que acontecem em nossa vida. Inclusive estando muito atentos às coisas que, aparentemente, são de Deus, mas após um exame mais criterioso, passamos a ver que pode ser uma armadilha preparada por nosso inimigo.

É claro que não se discute aqui que o servo de Deus está sob a proteção Dele e que o inimigo não pode nos atingir, mas o que quero alertar é o fato de, achando que estamos fazendo a vontade de Deus e achando que Deus está nos abençoando, nos esqueçamos de continuar fiéis e sermos presas fácil.

A Bíblia traz diversos exemplos daquilo que estamos aqui chamando de “presentinhos de Satanás”. José, quando estava servindo na casa de Potifar, poderia achar que a esposa de Potifar, ao se oferecer para ela, fosse um presente por tudo que ele havia passado (Gn 39). Ao ver que aquilo não era a vontade de Deus, fugiu.

O rei Davi poderia achar que Bate-Seba fosse um presente, mas depois de todos os acontecimentos advindos desse pecado, descobriu que nem sempre aquilo que parece bom é realmente bom (II Sm 11).

Salomão começou seu reinado de forma muito boa, cheio de riqueza, paz e com a sabedoria dada por Deus. Com o passar do tempo começou a se afastar de Deus, não prestando mais atenção às coisas à sua volta e nem se estava sendo fiel. Todas as coisas materiais que Salomão tinha, suas riquezas, mulheres, aparente paz ao redor eram bênçãos de Deus. A atitude dele, mesmo sendo um homem admiravelmente sábio, foram “ferramenta de Satanás” na vida dele, já que Salomão há muito havia se afastado de Deus.

Traga essa ideia agora para as nossas vidas. Será que tudo que nos é oferecido são bênçãos de Deus? Será que não estamos, muitas vezes, com os olhos tapados e recebendo esses presentinhos, achando que nós os temos porque é Deus quem nos dá? De novo quero deixar claro que sim, Deus pode dar a seus filhos fiéis bênçãos sem medida, mas me refiro aqui às pessoas que, se esquecendo de examinar as coisas, não sendo prudentes, aceitando tudo o que aparece em seu caminho como se fosse de Deus, acabam por serem enganadas por Satanás, que é astuto e quer nos afastar de Deus.

Você já orou a Deus pedindo um emprego, uma oportunidade melhor em sua carreira, fazer aquele curso ou aquela faculdade tão sonhada, uma esposa ou um marido e, quando recebeu, aceitou sem ser antes prudente, orar a Deus para ver se isso realmente era a vontade Dele? Será que aquele trabalho, aquela oportunidade tão esperada de promoção na carreira, aquele relacionamento tão desejado, realmente são bênçãos de Deus? O local onde apareceu essa oportunidade de emprego é um bom local para um servo de Deus trabalhar? É um ambiente minimamente bom para ser frequentado por um cristão?

Como saber disso? Fazendo aquilo que todo servo fiel de Deus deve saber. Procurar saber qual é a vontade de Deus para aquela situação. 

Será que a carga horária desse trabalho tão esperado, os horários que terão que ser obedecidos, irão te afastar de suas obrigações com Deus? Quantas vezes você terá que deixar de estar com seus irmãos em Cristo para poder satisfazer essa nova função no trabalho?

Talvez possamos pensar: -“mas faz tanto tempo que estou desempregado; ou ainda, esse salário será tão bom para minha família” – mas será que é o melhor a fazer para um servo de Deus? Será que nossa fé não é o bastante para que possamos confiar que Deus irá nos abençoar realmente com alguma coisa que possa nos satisfazer tanto no lado profissional quanto no espiritual?

Satanás é astuto, esperto e sabe dos nossos pontos fracos. Tudo que ele puder fazer para nos afastar de Deus ele vai fazer. Resta a nós estarmos a cada segundo buscando a vontade de Deus, vendo se o que temos em nossa vida é realmente aquilo que Deus deseja, mesmo que possa parecer bom aos nossos olhos. O fruto proibido também parecia bem tentador aos olhos de Eva, mas foi um “presente de Satanás”. E como todo presente de Satanás, o preço a ser pago por ele será bem pesado.