fbpx

NÃO SEJAMOS COMO O HOMEM TOLO

“Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que construiu uma casa sobre a terra, sem alicerces, e, quando as águas bateram contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa.” – Lucas 6:49

Esses dias alguém me perguntou: “Por que algumas pessoas não valorizam a comunhão no corpo de Cristo e suas vidas, mesmo depois de serem batizadas, continuam as mesmas, isto é, sem mudança de vida?”

Minha resposta: “Há pessoas que até foram imersas, mas apenas ‘tomaram um banho’, mas não houve conversão verdadeira, uma vez que as motivações foram erradas.

A morte de Jesus na cruz por nós, para nos livrar de nossos pecados, sem que houvesse qualquer outra solução, deve ser a grande motivação para nos tornarmos seus discípulos. Quando fizemos isso, construímos nossa casa sobre a rocha. E a rocha é Jesus,

Porém, a rocha ser Jesus significa que iremos, após imersos nas águas, utilizar o poder do Espírito Santo para praticar tudo aquilo que o Senhor nos ensina.

“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.” – Mateus 28:19-20

No artigo da semana passada abordei a pessoa cuja vida é firmada sobre a rocha. O texto de hoje fala do homem chamado de insensato e tolo, no texto paralelo de Mateus (7:26), aquele que ouve as palavras de Jesus, mas não as põe em prática.

Após o batismo, são muitos os ventos, as águas e tempestades que bateram com força em nossa casa espiritual. Porém, a casa, representada pela pessoa motivada por amor a Jesus e que, por isso, procura na Palavra dele a maneira de lidar com as tempestades, somente esta permanecerá em pé.

São tantos os ensinos que o Mestre nos dá: lutar contra o pecado, numa guerra séria (Marcos 9:43-48), não amar mais os valores deste mundo sem Deus (1 João 2:15), fazer questão de congregar com os irmãos, ajudando-nos uns aos outros a permanecermos firmes (Atos 2:46-47, 20:7 e Hebreus 10:25).

Outro mandamento importante é confessar Jesus às pessoas (Mateus 10:32-33). Isto acontece quando vivemos dentro dos padrões de Deus, mesmo contrariando os que nos rodeiam e, em especial, quando pregamos a Palavra de Deus, uma das armas de Deus para nos manter firmes no dia mau (Efésios 6:13):

“Tenham os pés calçados com a preparação do evangelho da paz.” – Efésios 6:15

Assim, se a pessoa, depois de batizada, não lê, estuda, reflete e medita na Palavra de Deus com regularidade, fica ignorante quanto a maneira de Deus para lidar com os ventos e tempestades da vida. Assim, procura conselho entre pessoas não convertidas, nas ciências humanas como a psicologia e a sociologia, sem submetê-las à Palavra de Deus, essa pessoa torna-se presa fácil do diabo e qualquer vento, até mesmo vento de doutrinas erradas a atingem e derrubam sua casa espiritual.

“Para que não mais sejamos como crianças, arrastados pelas ondas e levados de um lado para outro por qualquer vento de doutrina, pela artimanha das pessoas, pela astúcia com que induzem ao erro.” – Efésios 4:14

E mais, a responsabilidade é da pessoa e de quem a ensina conforme as Escrituras nos dizem. Não podemos suavizar ou tornar mais rigorosa a mensagem de Jesus, devemos pregar somente aquilo que o Senhor nos ensina. Se a pessoa não aceita, não é motivo para mudarmos os relativizarmos seu valor.

“Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.” – 1 Coríntios 3:11

Quando dizemos no momento de descermos às águas que seríamos fiéis a Jesus até a morte, isto pode significar décadas e décadas seguindo a Ele e enfrentando as tempestades da vida. Se a motivação é qualquer coisa que não seja Jesus é nosso desejo de obedecê-lo, tenhamos a certeza, nossa casa espiritual está sem alicerce, pois qualquer outro que não sejam Jesus e Sua Palavra, não terá força para nos manter em pé até a vinda do Senhor.

“Portanto, vigiem o tempo todo, orando, para que vocês possam escapar de todas essas coisas que têm de acontecer e para que possam estar em pé na presença do Filho do Homem.” – Lucas 21:36

Não sejamos, portanto, como o homem tolo retratado no texto de hoje. Seu fim é a perdição. Sejamos sábios, mantenhamos nossos olhos em Jesus, encantados com a pessoa dele e desejosos de aplicar o jeito dele em todas as áreas de nossas vidas, especialmente nos ventos, águas e tempestades que bateram com força sobre nós.