fbpx

DANIEL: O SEGREDO DA FIDELIDADE

“Daniel resolveu não se contaminar com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; por isso, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar. E Deus concedeu a Daniel misericórdia e compreensão da parte do chefe dos eunucos.” – Daniel 1:8-9

“Depois, compare a nossa aparência com a dos jovens que comem das finas iguarias do rei. Dependendo do que enxergar, o senhor decidirá o que fazer com estes seus servos.” – Daniel 1:13

“Daniel continuou ali até o primeiro ano do reinado de Ciro.” – Daniel 1:21

Hoje começamos o livro do profeta Daniel, que viveu na Babilônia entre os anos 605 e 539 AC, isto é, por 76 anos. Ao chegar na Babilônia deveria ser bem jovem, já li que algo em torno de 15 anos, e foi grandemente utilizado por Deus.

Qual o segredo para a fidelidade de Daniel e a maneira como o profeta foi utilizado por Deus durante o período babilônico?

Acredito que a resposta esteja no versículo 8: “Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia” (ARA), a ponto de influenciar seus 3 amigos.

Creio que se Daniel não tivesse tomado essa firme decisão, teria sido engolido pela cultura babilônica e ele seria mais um exilado na Babilônia, que na Bíblia, representa o mundo contra os valores divinos.

Sem essa decisão Daniel não teria interpretado o sonho do rei que o alçou à posição importante na Babilônia, não teria havido a experiência dele na cova dos leões nem a maneira como Daniel termina o livro:

“Quanto a você, siga o seu caminho até o fim. Você descansará e, ao fim dos dias, se levantará para receber a sua herança.” – Daniel 12:13

Infelizmente, muitos seguidores de Deus, perdem grandes oportunidades por flertar com os valores mundanos e muitas vezes são por eles devorados.

Se, de um lado, Daniel resolveu de maneira firme não se contaminar com a cultura babilônica, por outro lado, vemos a maneira cortês e sábia como ele se opõe. Isto mostra que é possível manter-se puro sem ser do contra de forma frontal.

Também essa experiência de Daniel mostra algo que um irmão em Cristo costuma dizer: “Fé é colocar o pé antes no vácuo, tendo a certeza de que Deus colocará o chão”. Sim, viver em fé é obedecer, mesmo sem parecer que Deus está agindo, como farão os amigos de Daniel, que recusaram dobrar-se ante a estátua do rei no capítulo 3, mesmo sem a certeza de que Deus os livraria.

“Se o nosso Deus, a quem servimos, quiser livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das suas mãos, ó rei. E mesmo que ele não nos livre, fique sabendo, ó rei, que não prestaremos culto aos seus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que o senhor levantou.” – Daniel 3:17-18

Durante essas 12 semanas aprendemos a partir da experiência de Daniel e seus amigos que Deus reina sobre os céus e a terra, Ele é poderoso, misericordioso e cuida, sempre, daquele que se mantém fiel. 

Como disse Deus para Noé (Gênesis 7:1), dá para ser fiel a Deus, mesmo num meio onde a maioria é pagã e rebelde ao Senhor.