fbpx

CAVAR BEM ATÉ CHEGARMOS AO SENHOR JESUS – Evangelho de Lucas

“Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor!’, e não fazem o que eu mando?” – Lucas 6:46

“Esse é semelhante a um homem que, ao construir uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha. Quando veio a enchente, as águas bateram contra aquela casa e não a puderam abalar, por ter sido bem construída.” – Lucas 6:48

O evangelho de Cristo nos chama a tê-lo como Senhor de nossas vidas e não somente Salvador. Ter Jesus como Senhor é um grande privilégio. É ser guiado por palavras de vida eterna, como disse o apóstolo Pedro em João 6:68 e ser cuidado pelo Senhor que nos fornecerá todo o necessário para o nosso crescimento, até chegarmos às regiões celestiais em sua volta gloriosa.

Porém, ter Jesus como Senhor e como consequência obedecermos a Palavra dele é algo que irá nos preencher de tal forma que enfrentaremos melhor as enchentes e as tempestades da vida, conforme nos mostra o texto paralelo de Mateus.

“Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e bateram com força contra aquela casa, e ela não desabou, porque tinha sido construída sobre a rocha.” – Mateus 7:25

A prática da Palavra de Deus nos faz não apenas memorizadores do seu conteúdo, mas vai além. Aqui no texto de Lucas ensina que “cavamos, abrimos profunda vala e lançamos o alicerce sobre a rocha”.

Não nos contentamos em um conhecimento superficial da Palavra, mas queremos que ela alcance nossa interioridade, o mais profundo do nosso ser, e isto vai nos purificar o nosso coração, conforme o texto passado.

“A pessoa boa tira o bem do bom tesouro do coração, e a pessoa má tira o mal do mau tesouro; porque a boca fala do que está cheio o coração.” – Lucas 6:45

Utilizando a ilustração da construção, ter Jesus como Senhor é chamá-lo para que Ele venha inicialmente visitar a “sala” de nossa casa, como fazemos com visitas com quem não temos intimidade.

Mas, aos poucos, de glória em glória (2 Coríntios 3:18), vamos fazendo de Jesus íntimo e o convidamos a conhecer a cozinha, os quartos e até mesmo os porões de nossa vida, o mais profundo de nosso ser onde, muitas vezes, guardamos o lixo, juntamos sujeiras. Ao fazermos isso, Jesus vai nos limpando.

Por isso exige cavar profunda vala. A leitura bíblica superficial e esporádica não permite isso. É a leitura reflexiva, comparativa de nossa vida, com o profundo desejo de conhecimento da vontade de Deus (Efésios 5:17), mas também da prática dessa mesma Palavra.

Quando a Palavra está implantada em nós (Tiago 1:21) podem vir a chuva, transbordaram dos rios e chegarem os ventos fortes (e tenha certeza que virão) e nossa casa espiritual, fincada em Jesus e na Sua Palavra, não cairá.

Eu mesmo, em 3 décadas e meia seguindo a Jesus, quantas tempestades, ventos e chuvas já caíram sobre a minha vida. Até senti o abalo da decepção com as pessoas, comigo mesmo, com as tribulações e problemas da vida. 

Porém minha casa espiritual está segura em Jesus, minha maior inspiração de vida, especialmente na prática de Sua Palavra. A cada tempestade que tenta me derrubar como Jesus, busco na Palavra dele e digo “está escrito” e decido, com o poder do Espírito Santo, fazer do jeito dele, mesmo muitas vezes desejando fazer do meu jeito.

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para julgar os pensamentos e propósitos do coração.” – Hebreus 4:12

A Palavra de Deus deseja, não fazer apenas reparos ou mudanças em nosso exterior, mas uma renovação profunda em nós que começa lá no interior, no mais profundo do nosso ser, muitas vezes chamado de coração na Palavra de Deus. Pois é lá que tudo começa.

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto. Quem poderá entendê-lo?” – Jeremias 17:9

Somente o Senhor Jesus, com Sua Palavra, para fazer aquela faxina constante em nosso coração, deixando-nos purificados.

“Vocês já estão limpos por causa da palavra que lhes tenho falado.” – João 15:3.