fbpx

É Preciso Ter Visão

Quando a gente fala sobre visão na igreja, logo corre o risco de ser mal interpretado. Calma lá, nada de fazer interpretação precipitada, não é nada de espiritualismo ou esotérico apesar de precisar ser muito espiritual para ter a visão certa e trabalhar para tanto não perder a visão quanto para Deus abençoar para acontecer durante a sua vida. Afinal, se você se parece comigo, eu quero ver ainda em vida a transformação da igreja de Cristo.

Havia duas coisas que Jesus fazia durante sua vida nesta terra e que nos servem de exemplo para seguir os seus passos. Primeiro, Jesus fazia a vontade de Deus. Segundo Jesus veio para completar a obra de Deus. Estes dois requisitos se aplicam a nós também. Se você não tiver esta visão em mente, acaba se perdendo com muitas outras coisas que vai encontrar para fazer.

“Disse Jesus: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra.” João 4:34

Confundir o ‘trabalhar para a igreja’ com o ‘trabalhar para Deus’ é muito fácil de acontecer. Também é muito fácil confundir a vontade de Deus com o trabalho para Deus. A vontade de Deus para todos é a mesma, mas cada pessoa tem que encontrar seu lugar para servir, isto é, o trabalho pode ser diferente de membro para membro. A própria palavra membro já sugere que existem funções diferentes no corpo de Cristo, mas todos os membros, mesmo fazendo trabalhos diferentes, devem atingir o mesmo objetivo: fazer a vontade de Deus. O trabalho de Deus vai ser feito independente de você, isto é, se você não o fizer ou falhar, Deus vai delegar a outro membro que fará, mas você não receberá o galardão por isso, muito pelo contrário, por ser infrutífero, pode até ser cortado fora.

Visão não é uma coisa nova que inventamos, foi Jesus que nos deu o exemplo dos objetivos para que tenhamos visão e os coloquemos em prática. Ele poderia ter dito um monte de coisas nos seus útilmos momentos aqui na terra, mas Ele nos deu a visão que Ele sonha para a sua igreja e não podemos perder a visão do alvo que Ele nos deu

“Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. (Mateus 28:18-20)

Enquanto não assumirmos o objetivo e visão dada por Jesus, vamos ficar no coro do “o mundo vai de mal a pior”. É o mundo vai mal mesmo, mas quem trabalha par atingir o objetivo e visão de Jesus, não tem muito tempo pra ficar reclamando, mas canta as vitórias com as quais o Senhor vai abençoando.

Olhe para a sua vida cinco anos atrás. Se você é jovem, provavelmente a sua vida mudou bastante. Se você já não é tão jovem, sua vida não mudou muito, mas isso não significa que você não progrediu. Claro que isso também pode significar que você regrediu. Agora, como será daqui a 5 anos? talvez você responda de forma rápida e fácil e com uma resposta que parece certa: “só Deus sabe” Você Está totalmente certo e totalmente errado. Está totalmente certo porque é verdade que só Deus sabe de tudo, mas está totalmente errado porque é Deus quem confia o poder de realização em nossas mãos.

Agora, pare de ser sonhador e olhe para a realidade e tente responder qual o alvo real para daqui a 5 anos da sua vida e da congregação. Se você não mirar um objetivo em números, se não medir o espaço que quer ter, nunca vai saber o que é necessário fazer para atingir o objetivo e vai viver sem visão. Logo você vai começar a reparar nos defeitos que os irmãos têm e, eles entraram para a igreja exatamente por causa dos defeitos que têm. Mas não tenha medo de ser ousado na fé. Saiba que Deus está confiando em nós. Ative a sua fé com a leitura e prática da Palavra de Deus. Medite por bastante tempo nestas palavras:

Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!” (Ef 3:20, 21)
“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor; é alguém que tem mente dividida e é instável em tudo o que faz.” Tiago 1:5-8

Imagine que você fosse o prefeito ou um vereador da cidade. Se notasse que, ano após ano, uma enchente atinge sempre o mesmo lugar e você já sabe as consequências. O que você faria? Evite pensar sobre política atual brasileira agora. Pense em soluções. O que você faria nos próximos anos para que esta situação fosse diferente e você pudesse mudar a vida das pessoas para melhor? Se você não tivesse a menor ideia do que fazer, quem deveria procurar? Então, não é muito diferente quando pensamos sobre a igreja no sentido de ter visão para melhorar a vida das pessoas e mudar a situação atual. Se você não sabe o que fazer, procure quem pode te ajudar.

Vamos pensar juntos: se você fosse o prefeito ou mesmo um vereador, se você realmente se empenhasse, não conseguiria realizar uma obra para o bem das pessoas, mesmo sem perguntar se é da vontade de Deus? Sim, isto tem acontecido por aí mundo afora. Por que nós que somos filhos de Deus, sabemos que crescimento é a vontade de Deus, não vamos acreditar no poder Dele que está em nós? Então, vamos pedir com fé, sem duvidar! Deus, nos dê crescimento na igreja.

Quando a igreja é nova, em pouco tempo ela sofre muitas mudanças e cresce. Assim como quando uma pessoa é nova também acontece o mesmo. Uma pessoa velha já sente dificuldade em fazer mudanças e progredir. Talvez seja porque a pessoa envelheceu, e isto não tem o que fazer, talvez não esteja vivendo em novidade de vida que traz maturidade. Envelhecimento não é maturidade. Uma pessoa madura continua a crescer. Uma igreja madura, não importa o quanto tempo tenha passado, não perde a visão dada por Cristo. Igrejas evangelísticas não perdem a visão porque este é o alvo. Uma igreja pode se tornar evangelística e amadurecer a qualquer momento da sua jornada espiritual. Igrejas que envelhecem, morrem. Igrejas maduras rumam para a eternidade. Por isso, é preciso ter visão.

É preciso ter visão a longo, médio e curto prazo para a igreja. Triste quando visita-se uma congregação da igreja e não vejo um plano de evangelismo e crescimento. Mais triste ainda quando passam ano após ano e as coisas não só não melhoram como pioram. Se eu que não sou ninguém e não me devem satisfação fico triste, imagino como sente Deus que deu a visão para a igreja perseguir. Acredito que o Espírito testifica com o nosso espírito e se nós ficamos tristes por ver a falta de visão na obra de Deus, é porque é triste mesmo.

A igreja precisa de uma pessoa que acredita. Em todas as grandes transformações nas mãos de Deus estava uma pessoa pra começar.