fbpx

Esperança Que Não Decepciona

Muita gente tem falsas esperanças e não sabe, justamente porque são falsas. Tudo o que é falsificado tem que se parecer com o original, assim como a mentira tem que se parecer com a verdade para enganar.

Já na época de Jesus alguns religiosos se baseavam em suas crenças e Jesus profetizou que aquele comportamento seria visto posteriormente e até o dia de hoje a falsa esperança está presente. Muitos, disse Jesus, se apoiariam naquilo que parece ser a vontade de Deus, mas não é. Naquele dia do juízo muitos virão com suas justificativas que hoje eles dizem ser a vontade de Deus, mas não é. Naquele dia dirão para se justificarem: “Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres’” (Mateus 7:22). Jesus esvaziará estas falsas esperanças respondendo: “Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal” (Mateus 7:23).

Se também para você, nesta ou em outras áreas da vida, Jesus só serve para lhe beneficiar o aqui e agora, você é digno de toda compaixão:

“Se a nossa esperança em Cristo é somente para esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.” (1 Co 15:19)

Agora, como ter uma esperança concreta e verdadeira? É isso que eu quero compartilhar com você hoje.

O Que é a Esperança

Quando o apóstolo Paulo escreveu sobre o que maravilhava a igreja do primeiro século ele revelou que todas aquelas maravilhas que eram os sinais miraculosos passariam, mas inspirado pelo Espírito Santo ele revelou que permaneceriam a fé, a esperança e o amor, estes três, sendo o amor o maior e eterno.

Um dia a fé e a esperança não serão mais necessários, pois em quem temos fé estará conosco visível e não o estaremos esperando mais ou tendo que justificar Sua existência. Já o amor será necessário sempre e devemos começar aqui. Porém, agora, vamos falar sobre esperança.

A fé e a esperança sempre andam juntas, mas ao mesmo tempo são distintas. Fé vem pelo ouvir a Palavra de Cristo (Rm 10:17). Esperança vem por experiência (Rm 5:4). Você espera porque tem fé e tem que ter fé enquanto espera. Esperança é um sinônimo de confiança, ou seja, fé. A esperança tem que ter fundamento e exatamente esta a área da fé. Fé não é cega e impossível. A melhor definição de fé está na Palavra de Deus e fala sobre os seus fundamentos:

“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.” (Hebreus 11:1)

Fé tem em si mesma certeza e provas em fatos mesmo de coisas que não vemos. Veja lá também, a esperança “a certeza daquilo que esperamos”. A esperança a qual fomos apresentados não tem nada a ver com ilusão, fantasia ou sonho. Tem tudo a ver com realidade, mesmo que invisível ou distante. A esperança corre em nossa alma. Enquanto estamos vivos, temos esperança, mesmo que sejamos insignificantes:

“Quem está entre os vivos tem esperança; até um cachorro vivo é melhor do que um leão morto!” (Eclesiastes 9:4)

A esperança dá sentido à vida e também aumenta a nossa fé. Já a fé é a certeza daquilo que esperamos baseado em provas concretas mesmo que não vistas.

Esperança e fé nos levam à ação. Esperar que Deus faça tudo, não é esperança, é superstição.

A Fonte da Esperança

Tudo começa pelo sofrimento. Não tem sentido Deus permitir a gente sofrer por sofrer. O objetivo do sofrimento é produzir paciência, já a paciência produz um caráter aprovado e este caráter, esperança verdadeira. Se uma pessoa sofre e logo procura meios fáceis de se livrar do sofrimento, mostra que o sofrimento não lhe serviu para produzir paciência, mostra também o caráter dessa pessoa e uma pessoa sem um caráter aprovado, não terá a esperança que não decepciona, pelo contrário, esta pessoa já decepcionou.

“Além disso, até nos nossos sofrimentos nos alegramos, porque sabemos que o sofrimento produz a paciência; a paciência produz caráter; e o caráter produz a esperança. A esperança não nos decepciona, pois Deus derramou o seu amor para encher os nossos corações por meio do Espírito Santo” (Rm 5:3-5)

A Esperança Está em Deus

Nas eleições ouvimos inúmeras promessas de todos os lados, depois dos sujeitos eleitos, eles se esquecem de onde vieram e o que disseram. A experiência nos diz que o homem não é confiável, até mesmo pelas melhores intenções que ele tenha. Mesmo assim, milhões de pessoas ficam esperando o cumprimento dessas promessas. Isto não é esperança e, sim, ignorância. Os fatos nos dizem que o comportamento dos eleitos muda e eles são acometidos por alguma ‘doença’ que os faz esquecer do que disseram. Precisam de compaixão da nossa parte porque todos vamos comparecer perante o tribunal de Cristo e toda palavra que proferimos em promessas serão cobradas.

Devemos ter esperança em porto seguro, isto é, somente Deus é confiável, prova a nossa experiência de que o Senhor é bom e não quer tirar de nós alguma coisa, mas Ele é quem tem a oferecer. Jogue sua esperança em Deus.

“Muitos desejam os favores do governante, mas é do Senhor que procede a justiça.” (Pv 29:26)

Nestes dias em que estão mexendo nas leis de aposentadoria, não perca a esperança. Geralmente não fazemos a nossa parte e esperamos que alguém faça, isto também não é confiança. Quando você tinha seus vinte e poucos anos, deveria ter começado a pensar no futuro, mas, acima de tudo ter começado a ter fé em Deus. Deus criou algumas leis para nos reger e estas não precisam de reformas e são imutáveis. O tempo vai passar e ninguém pode te ajudar a não ser o Senhor Deus todo poderoso. Se você não fez a sua parte, não adianta muito depender do governo e desejar dele favores, você vai se decepcionar. Você é apenas um contribuinte, não um beneficiário. Para Deus, no entanto, entramos em acordo com todos os benefícios. A única coisa que podemos dar para Deus é o que Ele nos deu para isto, ou seja, a nossa alma. De qualquer forma você vai ter que devolver um dia, por que não agora enquanto pode? Tenha esperança no Senhor

“mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.” (Is 40:31)

Conclusão

Milhões de pessoas vivem sem esperança ou com falsas esperanças. Milhões acreditam no homem e nas suas palavras, esperam neles e cada vez mais se sentem decepcionados. Tenha fé em Deus, tenha esperança somente Nele e Ele vai te fortalecer para que suas esperanças jamais sejam vazias. É do Senhor que procede a justiça. É somente no Senhor que o seu trabalho não será em vão e terá recompensa.