fbpx

Pela Graça

Um rei tinha um amigo e confidente. O bobo da corte estava sempre na sua presença e tanto o ouvia quanto o alegrava. Ele era um verdadeiro ministro em tempos de crise. Certo dia o rei ficou muito doente e soube que ia morrer. Triste o rei chamou o seu amigo e lhe disse:
– Amigo, vou viajar e não vou voltar mais – O bobo da corte entendeu a mensagem.
Em tom de brincadeira e amizade o rei disse para o bobo da corte:
– Tome meu bastão real e dê para alguém mais bobo que você.
Apesar do grande valor do presente recebido, sabendo que o rei queria lhe dar segurança financeira ao amigo antes de morrer, o bobo da corte se entristeceu e respeitosamente perguntou:
– Senhor, vais viajar e não vais voltar… O que preparou para sua viagem? Sua alma está tranquila? O senhor está pronto?
O rei respondeu:
– Amigo, por todos estes anos não fui um homem de fé, não me preparei, minha alma não está tranquila.
Então o bobo da corte amistosamente estendeu a mão com o bastão do rei e lhe devolveu dizendo:
– Amigo, achei alguém mais bobo do que eu… aproveite o tempo que lhe resta.
O rei entendeu a mensagem e decidiu procurar segurança para sua alma antes da morte chegar.

Quem nunca pensou sobre a morte. Ainda não sabemos como é, mas não temos muita pressa para saber também. A morte do corpo um dia vai acontecer, certamente, antes daquela viagem sem volta, devemos nos preparar.

Estavam Mortos (v. 1-3)

A morte, para o mundo, é só tristeza e o fim da esperança, mas nós não devemos ser ignorantes quanto a morte (1 Ts 4:13). Porém, nós já estivemos mortos como o mundo que jaz no maligno. Estávamos mortos exatamente por causa do mal, do pecado que praticávamos. A justiça de Deus caia sobre nós, pois o salário do pecado é a morte, mas nós que obedecemos ao evangelho recebemos misericórdia, a vida eterna que é o dom gratuito de Deus através de Jesus (Rm 6:23).

“Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.“ (Efésios 2:1,2)

Estivemos mortos porque vivíamos seguindo a presente ordem deste mundo e fazendo a vontade daquele que se opõe à Deus. Já que ele não pode tocar a Deus, nós viramos alvo, pois Deus fez tudo para que nós fossemos salvos. Conseguindo nos atingir, ele invalida o sacrifício de Jesus na cruz, que é o maior presente de Deus para a humanidade. A morte aconteceu quando nós vivíamos na ignorância e desobediência.

Um dia, porém, Deus olhou para nós e nos viu em trevas e teve compaixão de nós. Ouvimos e obedecemos o evangelho e agora estamos na luta contra o pecado. Olhemos nós para eles com os olhos de Deus e tenhamos compaixão como Deus teve compaixão de nós. O mundo está morto porque vive satisfazendo as vontades da carne e seguindo os seus próprios desejos e pensamentos. Isto os torna merecedores da ira, mas enquanto existe vida no corpo, existe a esperança da salvação.

“Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.“ Efésios 2:3)

Ele Nos Deu Vida (v. 4-7)

Certamente uma coisa Deus mostrou: Ele é rico em misericórdia. Ele mostrou isso quando nos amou nos dando Jesus Cristo como sacrifício pelos pecados enquanto ainda estávamos mortos. Ele nos ressuscitou por nos dar a oportunidade de obedecer ao evangelho. Até mesmo você se compadece de um inocente, mas isso não significa que você daria sua vida, dificilmente alguém dá a própria vida pelo inocente e foi exatamente isso que Jesus fez pelos ímpios, dentre eles, nós. Foi assim que Deus demonstrou seu amor por nós (Rm 5:6-9).

“Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.“ (Efésios 2:4,5)

O que é o evangelho? Como pregar o evangelho para outros se nós não soubermos o que é o evangelho? Precisamos saber para ensinar aos outros e levá-los à obediência, pois é através do evangelho que Deus continua demonstrando seu amor por nós. O apóstolo Paulo resumiu bem o evangelho em 1 Co 15:1-4. Lá ele escreveu que o evangelho é: morte, sepultamento e ressurreição de Cristo. Em Romanos 6:3-9 sabemos como obedecer o evangelho. Precisamos morrer para os nossos pecados, ser sepultados com Cristo nas águas pelo batismo e, assim como Jesus ressuscitou dentre os mortos, ao sair das águas somos ressuscitados com Ele para vivermos uma vida nova. É assim que Deus continua ressuscitando mortos. Se alguém quer uma segunda chance para ser salvo, ela é dada através da obediência ao evangelho.

Pelo evangelho Deus continua mostrando a todas as gerações a sua bondade.

“Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.“ (Efésios 2:6,7)

Salvos Pela Graça (v. 8-10)

Você não pode fazer nada para que Deus te ame mais. Deus não pode te amar mais do que Ele te ama agora. Não há amor maior do que este expresso no evangelho: morte, sepultamento e ressurreição de Jesus. Se alguém diz que aceita o evangelho, mostre obedecendo o evangelho.

Já que compreendemos que não podemos fazer nada para sermos salvos a não ser obedecer o que Deus nos ordenou, devemos entender que a salvação é pela graça de Deus, não por obras. É pela fé que o batismo salva. Aquele que tem fé obedece sabendo que Deus existe e recompensa sua obediência. A fé não é de todos (2 Ts 3:2). Todos, no mundo inteiro, ouvem o evangelho, mas nem todos o obedecem antes de morrer fisicamente. Glórias sejam dadas a Deus que escolheu nos salvar pela fé. Agora, nos resta caminhar no caminho que Ele preparou para que vivêssemos. Este caminho é de boas obras, não para que sejamos salvos pelas boas obras, mas as praticamos porque já fomos salvos na obediência ao batismo pela fé.

“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.“ (Efésios 2:8-10)

Conclusão

Não sabemos ainda como é estar mortos fisicamente, mas certamente já sabemos como é estar mortos e espiritualmente. A morte física não é o nosso problema. Isso realmente vai acontecer com todos, mas a morte espiritual é que deve nos preocupar. Antes da morte do seu corpo, ressuscite-o pela obediência ao evangelho.

Deus nos dá vida em Cristo. Nós, os pecadores, somos perdoados pela misericórdia de Deus através de Jesus. É um presente de Deus que não merecemos, mas certamente precisamos. Agora que somos salvos, vamos praticar boas obras para que o mundo creia que Jesus Cristo é o filho do Deus vivo!


PS: Este texto faz parte do livro da série “Estudos Para Grupos Pequenos”. Este livro trará estudos em textos para meditação, esboços para mensagens e estudos para grupos pequenos baseados na epístola de Paulo aos Efésios. Você poderá usar para várias finalidades como Escola Dominical, pregações, aulas para grupos pequenos, aulas para mulheres, homens e jovens, para sua meditação pessoal e muitas outras maneiras criativas.

Este livro terá como título: O Corpo de Cristo – A igreja, o Eterno Propósito de Deus.
Em breve disponível no site www.resgatelivros.com.