fbpx

A BOA NOTÍCIA SOBRE JESUS – o Evangelho de Lucas

“E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor.

O anjo, porém, lhes disse: — Não tenham medo! Estou aqui para lhes trazer boa-nova de grande alegria, que será para todo o povo:
é que hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” – Lucas 2:9-11

É compreensível o temor dos pastores. Afinal, muitos séculos tinham se passado desde que aconteceram os relatos miraculosos de Deus sobre o seu povo. O silêncio de 400 anos de Deus desde o último profeta, Malaquias, dava a impressão de que o Senhor tinha abandonado o seu povo. Só parecia. Deus continuava trabalhando para a salvação não somente do seu povo, mas de toda a humanidade.

O anjo aparece e suas palavras são confortantes: “Não tenham medo! Trago boas novas de grande alegria”. Boas novas é a tradução da palavra grega evangelho. É uma boa notícia, um acontecimento que deve fazer dar pulos de alegria naqueles a quem a notícia é dirigida.

A boa notícia relatada por Lucas ao amigo de Deus Teófilo, mas também antes por Marco e Mateus e no futuro por João é resumida anos depois pelo apóstolo Paulo.

“Antes de tudo, entreguei a vocês o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.” – 1 Coríntios 15:3-4

Essa boa nova é contada no chamado Credo dos Apóstolos:

“Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso, Criador dos céus e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo e nasceu da virgem Maria.”

Sim, a boa notícia é que o Verbo de Deus tabernaculou neste mundo (João 1:14), viveu uma vida perfeita e ao morrer e ressuscitar por nós, venceu a morte, perdoou os nossos pecados e nos deu condições de habitar com Deus por toda a eternidade, anulando a condenação que era nossa feita no jardim do Éden em razão dos nossos pecados.

Por isso Paulo diz:

“Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo.” – Romanos 5:1

Jesus, o Messias prometido de Israel, o Cristo, ungido de Deus é o Senhor do céu e da terra, a Ele foi dada toda a autoridade no Universo (Mateus 28:20). Esta é a boa notícia que aqueles anjos contaram aos pastores.

Por isso, a cada dia podemos ter esta certeza: nada devemos temer pois Jesus, o Rei dos reis e Senhor dos senhores (Apocalipse 19:16), nasceu, viveu, morreu, ressuscitou e reina ao lado de Deus Pai.

“Aquele que não poupou o seu próprio Filho, mas por todos nós o entregou, será que não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?” – Romanos 8:32.