CONFESSAR É UM DOS PASSOS, NÃO O ÚNICO

“Se com a boca você confessar Jesus como Senhor e em seu coração crer que Deus o ressuscitou dentre os mortos, você será salvo. Porque com o coração se crê para a justiça e com a boca se confessa para a salvação.” – Romanos 10:9-10

Depois de uma reunião com um apelo bastante emocional, geralmente ao som de instrumentos (que manipulam bastante as emoções), o dirigente do “espetáculo”, faz o apelo: “venha para a frente aceitar Jesus como Senhor!”.

Várias pessoas vão a frente (muitas delas já o fizeram por várias vezes) e, a pedido do dirigente, confessam Jesus como Senhor e o “recebem” em seu coração.

Outro exemplo: assistindo na tv um programa religioso, a pessoa é incentivada pelo apresentador a colocar a mão no coração e fazer uma oração pedindo que Jesus entre em seu coração.

Pronto! Para a maioria dos evangélicos, a partir daquele momento a pessoa está salva. O que vier depois, inclusive o batismo, é consequência de algo que aconteceu internamente, isto é, a salvação em Cristo.

Esse é um dos motivos que jamais incentivo alguém a fazer parte de um grupo evangélico, nem participo de um “batismo” realizado nesses grupos, nem me alegro quando alguém me fiz que está num grupo desses e, pior, alguém que fazia parte da igreja de Jesus, se afastou e diz estar frequentando um grupo religioso.

Parece que para a maioria dos evangélicos (se não todos), o plano de salvação se resume a Romanos 10:9-10: confesse Jesus e, pronto, está salvo.

Crer, arrepender, confessar, ser batizado e permanecer fiel são os 5 passos da fé, um dependente do outro e, deixando de cumprir um deles não há garantia bíblica de salvação.

Confessar é um passo essencial para alguém alcançar a salvação. Após crer em jesus como único Salvador e entender que essa crença é prática, que leva á obediência e arrependimento nos moldes do exemplo de Zaqueu, o candidato a salvação deve confessar.

Primeiro, deve confessar os seus pecados, reconhecer que há áreas na sua vida que precisará travar uma guerra de vida ou morte para vencer o pecado (Marcos 9:48-49 e Hebreus 12:4), como fizeram as pessoas na cidade de Éfeso, verdadeiramente arrependidas:

“Muitos dos que creram vieram confessando e denunciando publicamente as suas próprias obras.  Também muitos dos que haviam praticado magia, reunindo os seus livros, os queimaram diante de todos. Calculado o valor dos livros, verificaram que chegava a cinquenta mil denários.” – Atos19:18-19

Veja como o crer leva ao arrependimento, que leva à confissão de pecados. A pessoa não precisa mudar primeiro para em seguida ser imersa nas águas, mas precisa estar ciente dos seus pecados, de que irá lutar dali em diante contando com o Espírito Santo, mas, primeiro, precisa chorá-los (Mateus 5:4).

Como parte da confissão, precisa confessar Jesus como Senhor e Salvador, que Ele será seu novo Dono, estando sob “nova direção”. E todos os dias continuará confessando Jesus diante das pessoas, para que estas sejam alcançadas pelo evangelho e assim o processo de salvação continuará. Até a volta de Jesus ou a partida desse novo irmão.

“Portanto, todo aquele que me confessar diante dos outros, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; mas aquele que me negar diante das pessoas, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus.” – Mateus 10:32-33

Gostei muito do que foi ensinando por nosso irmão Randal Matheny na Escola Dominical enquanto a igreja nos Pimentas se reunia. Confessar Jesus é passo importante para a salvação, mas também passo importante para a conservação de nossa salvação.

E, portanto, deve ser realizado todos os dias. Em especial ao mundo sem Deus.