fbpx

DESAFIOS DA ESPERA – Dominando o corpo

Que o domínio próprio é fruto do Espírito, isso nós já sabemos (Gl 5: 22-23). A questão é: como lidar e dominar os desejos do nosso corpo enquanto jovens e não casados? Eu ainda não sou casada, então estamos juntos nesse processo diário de busca pela santidade e preservação sexual como obediência a Deus. Mas quero aqui compartilhar algumas ideias e dicas que tenho aprendido sobre isso.

Com a Educação Emocional eu passei a entender que lidar com nossos sentimentos como problemas a serem resolvidos, na verdade traz um terceiro problema. Pois sentimentos são apenas para serem sentidos e não problemas a serem resolvidos. O mesmo se aplica aos estados e necessidades fisiológicas do nosso corpo. Primeiro devemos ser gratos por isso, pois nos mostra que estamos saudáveis. Mas, por escolhermos obedecer aos preceitos bíblicos, sabemos que o sexo é para o casamento e que não devemos ser guiados pela nossa carne (Gl 5: 16-18). Então, o problema não é sentir, o problema é agir segundo o que sentimos.

“A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa, não dominado pela paixão de desejos desenfreados, como os pagãos que desconhecem a Deus. Neste assunto, ninguém prejudique a seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já lhes dissemos e asseguramos. Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade” 1 Tessalonicenses 4: 3-7.

  • Vamos para algumas dicas práticas de como fazer isso!

 

Nos dias mais difíceis de controlar o corpo vamos intensificar nossos momentos de adoração e comunhão com o SENHOR. Podemos chorar e dizer ao Pai o quanto está sendo difícil que Ele vai escutar. Precisamos pedir que nos ajude a sermos guiados pelo Espírito Santo que Ele mesmo nos deu. Ler mais a Bíblia e orar nesses momentos. A palavra nos ensina o poder de Deus e a oração nos capacita a acessar esse poder. Evitar ficar sozinho/a nesses dias e se ficar, que a gente aproveite o momento para louvar e orar em voz alta!

Fazer exercícios físicos e tomar banhos gelados ajudam muito. Nosso corpo é gerenciado pelo cérebro, portanto tudo passa por ele, consciente ou inconscientemente. Nós não podemos controlar a chegada dos nossos pensamentos e desejos, mas podemos deixa-los partir assim como chegaram. Aquilo que recebe alimento, cresce e fica forte.

“Portanto, uma vez que Cristo sofreu corporalmente, armem-se do mesmo pensamento, pois aquele que sofreu em seu corpo rompeu com o pecado, para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus” 1 Pedro 4: 1-2.

Ao chegar pensamentos e ideias contrárias à santificação, precisamos deixá-los passar e preencher nossa mente com a palavra que acabamos de ler, pensando: “Sou salvo/a por Deus” e “Sofro na carne para fazer a vontade de Deus”.

Não foquemos nos desejos do corpo, mas olhemos para a presença do Espírito Santo em nossas vidas, nos permitindo sermos guiados por Ele. Por fim, devemos fugir de coisas e pessoas que não ajudam a nos manter em pureza.

“Afastem-se de toda forma de mal. Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que os chama é fiel, e fará isso” 1 Tessalonicenses 5: 22-24.

Obs.: Volte a ler este artigo sempre que precisar!