fbpx

E A PEDRA ERA CRISTO

A desobediência de Moisés e Arão é alerta para nós

“Eis que estarei ali diante de você sobre a rocha em Horebe. Bata na rocha, e dela sairá água; e o povo beberá. Moisés assim o fez na presença dos anciãos de Israel.” – Êxodo 17:6

“O Senhor disse a Moisés: Pegue o seu bordão e ajunte o povo, você e Arão, o seu irmão. E, diante do povo, falem à rocha, e ela dará a sua água. Assim vocês tirarão água da rocha e darão de beber à congregação e aos animais.” – Números 20:7-8

“Moisés levantou a mão e feriu a rocha duas vezes com o seu bordão, e saíram muitas águas; e a congregação e os seus animais beberam.” – Números 20:11

“Mas o Senhor disse a Moisés e a Arão: — Porque não creram em mim, para me santificarem diante dos filhos de Israel, vocês não farão entrar este povo na terra que lhe dei.” –Números 20:12

“Todos eles comeram do mesmo alimento espiritual e beberam da mesma bebida espiritual. Porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.” – 1 Coríntios 10:3-4

Uma das premissas importantes para entendermos a Palavra de Deus é utilizarmos a própria Palavra para explicar textos às vezes difíceis de entender, algo reconhecido pelo próprio apóstolo Pedro referindo-se aos escritos de Paulo (2 Pedro 3:16).

Um acontecimento no Velho Testamento sempre me deixou perplexo: como um homem como Moisés, tão fiel a Deus e assim reconhecido por Ele (Números 12:7) não entrou na Terra Prometida apenas por uma falha, isto é, ao invés de falar com a pedra (chamada de rocha por Paulo), nela bateu?

Interiormente pensei e às vezes mesmo falei: “acho que Deus foi muito severo com Moisés, com todo o respeito ao Todo-Poderoso”.

Até que, casualmente, lendo um dia desses a primeira carta de Paulo aos coríntios, encontrei um texto já muito lido por mim no passado, comentando o ocorrido no deserto e a sentença de Paulo: “E a pedra era Cristo”. Pronto. Bingo! Entendi.

Há várias menções no Velho Testamento que é entendida como a presença de Jesus antes da encarnação: na criação do ser humano através da palavra plural “façamos” (Gênesis 1:26), a mesma pluralidade ocorre quando Deus refere-se à queda do casal ante o pecado (Gênesis 3:22), os três “homens” que visitaram Abraão (Gênesis 19), o ser divino que aparece ao profeta Daniel (Daniel 10) e, parece, o mesmo ser divino que comanda a destruição de Jerusalém (Ezequiel 9:3-4).

Porém, no caso da rocha do Velho Testamento, o texto do Novo Testamento é claro: a pedra era Jesus. Logo, na primeira ordem em Êxodo Moisés bateu na rocha por ordem de Deus. No entanto, em Números, a ordem era falar e Moisés bateu movido por raiva da rebeldia dos israelitas. Por essa atitude desobediente, Moisés não entrou na Terra Prometida, mesmo implorando ao Senhor posteriormente (Deuteronômio 3:23-29).

O castigo de Moisés e Arão no Velho Testamento servem como advertência contra toda rebeldia a Jesus no Novo. Vejamos o que diz o apóstolo Pedro:

“Pois isso está na Escritura: ‘Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será envergonhado.’ Portanto, para vocês, os que creem, esta pedra é preciosa. Mas, para os descrentes, ‘A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a pedra angular.’ E: ‘Pedra de tropeço e rocha de ofensa.’ São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram destinados.’” 1 Pedro 2:6-8

Jesus é a pedra angular e preciosa. Sobre Ele está edificada a igreja (Mateus 16:18). As pessoas que ouvem e obedecem a Jesus são aquelas cuja fé é firmada sobre a rocha (Mateus 7:24-25). E para ser firmada mesmo, devemos cavar de forma profunda e alicerçar nossa fé em Jesus.

“Esse é semelhante a um homem que, ao construir uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha. Quando veio a enchente, as águas bateram contra aquela casa e não a puderam abalar, por ter sido bem-construída.” – Lucas 6:48

Qual a implicação de Jesus ser a pedra mencionada na Bíblia? O apóstolo João nos explica:

“Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.” – João 3:36

No último dia muitos chegarão diante de Deus pensando que sua religiosidade, que suas boas obras ou qualquer outro subterfúgio humano será suficiente para ser salvo e entrar nas regiões celestiais. Vão chorar e ranger os dentes de tristeza, pois, como disse Pedro, “abaixo da terra não existe outro nome dado entre os homens pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4:12).

O próprio Jesus disse ser o único caminho para Deus (João 14:6). Desta forma chegar ante o trono do Todo-Poderoso desacompanhado do advogado Jesus (1 João 2:1), sem ter crido nele como único caminho para a salvação, sem tê-lo confessado como Senhor, sem ter lavado os seus pecados uma vez arrependido nas águas do batismo e sem ter permanecido fiel na igreja de Jesus será uma afronta para Deus. Como foi afronta Moisés e Arão terem desobedecido ao bater na rocha, que era Jesus. Sobre os rebeldes a Jesus permanecerá a irá de Deus.

Moisés não entrou na Terra Prometida, mas estará no céu beneficiado exatamente pela morte redentora de Jesus. Os rebeldes e infiéis no dia do Juízo estarão afastados por toda a eternidade de Deus na realidade bíblica chamada inferno (2 Tessalonicenses 1:7-9). Eis a razão do único pecado imperdoável é não reconhecer Jesus como a salvação de Deus para a humanidade, rebeldia esta que incorreram os líderes religiosos e foram por Jesus advertidos (Mateus 12:30-32).

Finalmente, Jesus ser a rocha de nossa salvação implica em que nós, mesmo após recebê-lo como Senhor precisamos, todos os dias, continuarmos a conhecer a vontade dele escrita na Bíblia. E somente aplicando a Palavra dele na vida no dia a dia, tendo Jesus como nossa exclusiva motivação de fé, nos permitirá chegar firmes nas regiões celestiais e sermos encontrados em pé diante do Filho de Deus (Lucas 21:36).

A pedra era Cristo. Eis a razão de Moisés e Arão não terem entrado na Terra Prometida, pois foram rebeldes e a feriram quando a ordem era falar com ela. Hoje a rocha de nossa fé continua sendo Jesus. Que não sejamos rebeldes, mas obedientes, todos os dias buscando conhecer a vontade de Deus com o firme desejo de obedecer.

Às vezes ouço: “fulano é boa pessoa, só falta converter-se a Jesus e obedecê-lo”. Falta tudo. Mesmo que a sabedoria humana não concorde, segundo a Bíblia, será o suficiente para uma pessoa passar a eternidade no inferno.