Purificados Pela Comunhão

Deus é luz. Deus enviou seu filho Jesus como luz para este mundo. O mundo não o conheceu, os judeus não o receberam, por isso permaneceram em trevas. Mas a todos que receberam Jesus como luz, ganharam o poder de saírem das trevas. Paulo diz: “Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz” (Ef 5:8) e em outro lugar também disse:

“Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados” (Cl 1:13, 14).

Por causa do pecado, muitos não o recebem em suas vidas:

“O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más” (Jo 3:19).

Nas trevas as pessoas procuram satisfazer seus próprios maus desejos egoístas. Você não pode confiar nas pessoas que amam as trevas mais do que a luz. Você não pediria ajuda ou oração para o grupo de pessoas num bar ou numa boate, não é? Receberia escárnio como resposta. Mas você pode confiar nas pessoas que estão andando na luz. Quando andamos na luz, aprendemos a ser altruístas, servir ao invés de ser servidos, ser a fonte do amor, alegria, perdão, paciência, bom trato, da bondade e do domínio próprio. Quem anda na luz, não anda sozinho. Na luz, você encontra um monte de pessoas imperfeitas se esforçando pela perfeição. Nas trevas, você encontra um monte de gente imperfeita procurando satisfazer somente seus próprios desejos. São imprevisíveis e dizem não se arrepender de nada que fazem, pois não conhecem o arrependimento.

Na luz Jesus quer que você o siga e você, então, irá onde Ele estiver. Ele sempre está junto a Deus. Ele mesmo disse:

“Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (Jo 8:12

e também noutro lugar Ele disse:

“Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem; e quem anda nas trevas não sabe para onde vai” (Jo 12:35).

Onde é que Jesus está, para que o sigamos andando na luz? Para onde o caminho que estamos indo vai nos levar? Durante a semana Jesus está em todo lugar, Ele é onipresente! Mas no domingo Ele está aonde os seus membros estiverem, isto é, onde a igreja reunida estiver. Frequência ao culto é andar na luz.

“Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 Jo 1:7)

Se andarmos na luz, como Deus está na luz, então mantemos comunhão uns com os outros, e desta forma somente, o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado. Dizem que a salvação é individual, mas não é isso que a Bíblia diz. Ela diz, claramente, que precisamos uns dos outros, precisamos manter comunhão uns com os outros e, só assim, seremos o corpo de Cristo. Todo corpo é composto por vários membros e não por um só. Sozinhos mostramos a nossa individualidade, juntos a nossa união e maturidade. Todo membro sozinho é defeituoso, mas juntos formamos um corpo perfeito, o corpo de Cristo. Um membro, fora do corpo, estraga e apodrece.

Ande na luz, dê importância à comunhão e assim, seja purificado de todo pecado. O contrário também é verdade.