fbpx

UTILIDADE PRÁTICA

UTILIDADE PRÁTICA

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. ” 2 Timóteo 3.16-17 ARA

Muitas vezes ficamos nos perguntando sobre como podemos usar os ensinamentos bíblicos na prática, não deixando que eles sejam apenas teoria. Na verdade, a Bíblia é um livro prático, onde podemos usar todo o conhecimento transmitido por ela e colocar em uso na nossa vida diária. 

Claro que isso não é feito de uma hora para outra, sendo sim um esforço diário e constante ao longo do tempo. Vamos começar examinando as lições que podemos tirar de Timóteo.

Primeiro aprendemos que a Escritura é a Palavra inspirada de Deus para nós, e Deus nunca vai querer nada de ruim para seus filhos. Portanto, seguir as instruções de Deus só pode nos trazer bênçãos. Aprendemos também que ela tem utilidade quando a deixamos agir. 

Aprendemos que ela pode nos ensinar. Mas o ato de se deixar ensinar implica o fato de saber que não sabemos todas as respostas, o que pode ser um problema para aquele que acha que já sabe tudo. Portanto, para deixar a Bíblia cumprir seu papel de ensino, precisamos ter uma humilde atitude de alunos perante ela.

Ela também serve para repreensão. Quando estamos prestes a fazer algo errado, ela nos adverte e nos coloca de novo na direção correta, evitando que nos desviemos. Ela também serve para nossa correção, uma palavra que no seu sentido original indica o endireitar-se novamente. Quando nos desviamos é ela quem “puxa nossa orelha”, nos mostrando o erro. Hebreus 12.6 diz que “o Senhor corrige a quem ama. ”

Também vemos que ela é útil para nos educar na justiça. O tipo de correção e repreensão que a Bíblia nos propõe é aquela que nos direciona para o que é justo, certo e irrepreensível. Não que nós conseguiremos atingir essa justiça por nós mesmos, mas ao deixarmos a Palavra de Deus trabalhar, a justiça divina será parte de nossas vidas.

E já no final do versículo vemos que a utilidade desses conselhos bíblicos práticos é para que nós possamos ser “perfeitos e perfeitamente habilitados para toda boa obra”, ou seja, ao deixarmos a Bíblia fazer o seu papel em nossas vidas estamos nos tornando a pessoa que Deus quer que sejamos, não perfeitos no sentido de não termos nenhum tipo de erro, mas sim perfeitos no sentido de, a cada dia, estarmos buscando essa perfeição e santificação. 

Deixemos a Palavra de Deus trabalhar em nossas vidas. Permitamos que a escritura possa nos conduzir dia a dia, sendo algo útil para nós de maneira efetiva, não apenas algo teórico e distante. Nosso Senhor não deixaria escrito algo que não tem utilidade prática. Basta deixarmos ela fazer seu papel.