fbpx

COMO ANDA A VIDA DE CASADA?

Certo dia, ainda sem conhecer as regras do condomínio pro qual me mudei, eu estava cortando a grama da frente com um tesourão e me sentia muito feliz com isso. De repente escuto uma senhora chamando: Vizinha, vizinha! – era comigo. Então ela disse: é duro né?! Pra quê que a gente paga condomínio?! Eu sorri, sem entender o porquê ela estava falando aquilo. Dias depois, descobri que aparar a grama da frente das casas era responsabilidade dos funcionários do local. Qual o motivo dos meus sentimentos estarem tão diferentes da vizinha com a mesma situação? A expectativa.

Você aprendeu contos de fadas na sua infância? Consegue fazer o resumo de quase todos eles, não é? Eu também. Você tem alguma novela, série ou filme preferido em que o final é o casamento dos protagonistas? Eu também tenho. Mas, eu não me lembrava muito bem das histórias de Jacó e Raquel, Davi e Ziba, Abigail e Nabal. Eu não lembrava, porque eu não conhecia.

Estou falando isso para te contar o que aprendi até agora com a vida de casada. A verdade é que eu queria viver uma criação de Deus, o casamento, entretanto meu inconsciente carregava a mensagem subliminar que todas as criações mundanas mencionadas acima têm o objetivo de passar: casamento é o final feliz. Satanás faz isso, seu prazer é deturpar o que Deus criou.

O SENHOR estabelece o casamento como início da família, já o pai da mentira traz a ideia contrária. “Final feliz” não é criação de Deus, porque frente ao erro do outro no casamento a gente se frustra de uma tal maneira que o maligno vem com seu “cardápio” para escolhermos o que fazer. E no menu principal está a indiferença e o divórcio.

“Nenhum dos que esperam em ti ficará decepcionado” – Salmos 25:3.

Esse era um versículo que, enquanto estava solteira, renovava minha esperança em realizar o sonho de me casar. O problema é que na realidade eu achava que Deus não ia me decepcionar concedendo um cônjuge que não me decepcionaria. NÃO É ISSO QUE DAVI ESTAVA DIZENDO.

Quem não nos decepciona é Deus, porque todas as vezes em que meu marido me decepcionou, o SENHOR esteve comigo. Todas as vezes que eu decepcionei o meu marido, Deus esteve com ele. Em meio aos erros do caminho, nosso Pai nos consola, corrige e ensina com seu amor e justiça.

“Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade” – Hebreus 12:10.

Se você quer se casar, eu sugiro que PARE de consumir conteúdos que cegam a nossa visão para o que Deus constituiu como casamento. Festa ou cerimônia, isso não é casamento. No plano de Deus o casamento não é “final feliz”. Casamento é uma vida de união entre duas pessoas que caminharão juntas para santificação – Hebreus 10:14.

Se você gosta de assistir algo como lazer, assista reproduções bíblicas. Se tem a leitura como hobbie, leia as histórias reais da Palavra de Deus. Conheça casamentos de homens e mulheres de Deus que acertaram em muitas coisas, mas também pecaram contra Ele e contra o outro. Desfrute o relacionamento amoroso de coração e fale sobre erros e pecados. Sendo assim, você verá que a diferença está em como lidar com os ataques do inimigo. Preste atenção em como o outro lida com a realidade da vida, se busca verdadeiramente ser parecido com Jesus em ações, isso é importante.

Todos nós precisamos analisar bem a origem de nossas frustrações, elas vêm sempre de expectativas não supridas. Quais expectativas são essas? Estão alinhadas à vida real? A maioria delas pode estar sendo alimentada em nosso inconsciente por todas as criações não bíblicas que tivemos acesso. No fundo, esperamos viver um relacionamento que o outro é “quase que perfeito sempre”, e quando isso não acontece chega a comparação, insatisfação, reclamações e o amor vai se esfriando. Claro, não aceite a permanência em pecados (sua ou do cônjuge), porque “todo o que permanece nEle não vive pecando; todo o que vive pecando não O viu nem O conhece.” – 1 João 3:6. Ele quer que estejamos sempre alegres, inclusive no casamento, mas pautados na Sua verdade.

Olha esse exemplo bíblico: em 2 Reis 5:1-19, Naamã, comandante do exército do rei, estava leproso. Ele foi até o profeta Eliseu, conhecido como homem de Deus, buscando ser curado. Chegando em frente à casa do homem de Deus, esperava que este viria atende-lo pessoalmente. Contudo, não foi o que aconteceu. Eliseu apenas envia um mensageiro para lhe dizer que se banhasse no rio Jordão por sete vezes. Naamã ficou indignado e furioso. Ele assim ficou, pois sua esperança não estava em Deus, o SENHOR. Sua esperança estava no homem de Deus. Os sentimentos chegam e eles podem dizer muito mais sobre nós do que sobre o outro.

Meus irmãos e irmãs, tenhamos histórias reais como referências de casamento com a fé em Deus de ser possível acertar onde eles erraram. Não podemos permitir que contos, séries, filmes e novelas formulem nossos sonhos e dirijam os passos, mas que Deus e Sua palavra sejam o suficiente para nós!

“Se você transmitir essas instruções aos irmãos, será um bom ministro de Cristo Jesus, nutrindo com verdades da fé e da boa doutrina que tem seguido. Rejeite, porém, as fábulas profanas e tolas, e exercite-se na piedade” – 1 Timóteo 4:6-7.