fbpx

Lidando Com o Pecado e Os Pecadores 

“Passados quase três meses, foram dizer a Judá: ‘A sua nora Tamar se prostituiu, pois está grávida.’ Ao que Judá respondeu: ‘Tragam-na para fora, para que seja queimada.'” — Gênesis 38:24.

É admirável como a Palavra de Deus faz questão de relatar os pecados e fraquezas dos personagens da história bíblica. Todo o capítulo 38 retrata a atitude de Judá, ancestral de Jesus, porém desobedecendo aos preceitos divinos e colhendo o fruto da desobediência na própria família, com a morte de dois filhos pela mão do próprio Deus.

No versículo de hoje, depois de ter tido relações sexuais com uma pessoa que julgava ser uma prostituta (na realidade era sua nora disfarçada), quando esta engravidou, não hesitou em dar ordem para que fosse trazida à presença de todos e queimada por causa do pecado da prostituição. Como nós, seres humanos, somos rápidos em querer punir os pecados alheios, mas tantas vezes somos tão complacentes com nossos próprios pecados!

Sim, quando vemos um irmão em Cristo pecando, não é nosso direito, é nossa obrigação corrigir o irmão, para que continue sempre nos caminhos de Jesus (Mateus 18:15-20). Dentro do povo de Deus, a disciplina é importante. E percebo que, às vezes, influenciados pela sociedade que diz “cada um na sua”, deixamos passar certas atitudes que podem, aos poucos, ir contaminando o corpo de Cristo.

Porém, os pecados com os quais devemos nos preocupar mais são os nossos próprios. Quando vemos alguém tão desejoso de punir os pecados dos outros, quase sempre essa pessoa não tem a mesma firmeza quanto aos seus próprios.

Judá estava pronto para punir o pecado de Tamar, sua nora, um pecado que ele mesmo havia acabado de praticar. Ao contrário do patriarca, devemos sim disciplinar o irmão que está se desviando, mas sempre com amor, com mansidão, olhando para dentro de nós, que também temos nossas fraquezas (Gálatas 6:1).

Sim, sejamos firmes, mas também compassivos com os pecados dos outros, da mesma maneira que esperamos compaixão de Deus e dos outros em relação aos nossos próprios pecados.

Mas sejamos enérgicos e lutadores contra os nossos próprios pecados. Que, como Jesus nos ensina, cortemos com firmeza todo e qualquer pecado que nos assedia e tenta nos dominar (Marcos 9:43-48 e Hebreus 12:1).

Não Desista!
Mensagens de Ânimo e Esperança.

Patrocine o aplicativo