fbpx

SOBRE O SÁBADO

Levítico 24:16 – “Quem blasfemar o nome do SENHOR terá que ser executado. A comunidade toda o apedrejará. Seja estrangeiro, seja natural da terra, se blasfemar o Nome, terá que ser morto”.

Números 15:32-36 – “Certo dia, quando os israelitas estavam no deserto, encontraram um homem recolhendo lenha no dia de sábado . . . Então o SENHOR disse a Moisés: O homem terá que ser executado. Toda a comunidade o apedrejará fora do acampamento”.

Êxodo 31:13-17 – “Guardem o sábado, pois para vocês é santo. Aquele que o profanar terá que ser executado; quem fizer algum trabalho nesse dia será eliminado do meio do seu povo”.

MANDAMENTOS SOBRE O SÁBADO

Êxodo 16:4-5, 22-30 – “No sexto dia recolheram o dobro: dois jarros para cada pessoa; e os líderes da comunidade foram contar isso a Moisés, que lhes explicou: “Foi isto que o SENHOR ordenou: ‘Amanhã será dia de descanso, sábado consagrado ao SENHOR.  Assem e cozinhem o que quiserem. Guardem o que sobrar até a manhã seguinte . . . Apesar disso, alguns deles saíram no sétimo dia para recolhê-lo, mas não encontraram nada.  Então o SENHOR disse a Moisés: “Até quando vocês se recusarão a obedecer aos meus mandamentos e às minhas instruções? 

Vejam que o SENHOR lhes deu o sábado; e por isso, no sexto dia, ele lhes dá pão para dois dias. No sétimo dia, fiquem todos onde estiverem; ninguém deve sair”.  Então o povo descansou no sétimo dia”.  (Este foi a primeira vez que o sábado foi dado como mandamento. Se o castigo era apedrejá-los, por que não foram apedrejados?  Porque a lei sobre o sábado não foi dada oficialmente até capítulos 19 e 20.  Aqui, em capítulo 16, foi só uma prova para ver se o povo iria seguir Deus ou não, 16:4-6).  Por que os membros infiéis dos grupos religiosos hoje não estão sendo apedrejadas, quando não guardam o sábado?

Êxodo 20:9-10 – “Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao SENHOR, o teu Deus.  Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais”. 

Jeremias 17:21-22 – “Assim diz o Senhor: “Por amor à vida de vocês, tenham o cuidado de não levar cargas nem de fazê-las passar pelas portas de Jerusalém no dia de sábado.  Não levem carga alguma para fora de casa nem façam nenhum trabalho no sábado, mas guardem o dia de sábado como dia consagrado, como ordenei aos seus antepassados”.  (No monte Sinai, não antes, Deuteronômio 5:1-3).

Números 28:9-10 – “No dia de sábado, façam uma oferta de dois cordeiros de um ano de idade e sem defeito, juntamente com a oferta derramada e com uma oferta de cereal de dois jarros da melhor farinha amassada com óleo.  Este é o holocausto para cada sábado, além do holocausto diário e da oferta derramada”.

ESTAMOS SUBORDINADOS A LEI DE DEUS HOJE? (SÁBADO, 10 MANDAMENTOS)

Jeremias 31:31-34 – “Estão chegando os dias”, declara o Senhor, “quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá. Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; porque quebraram a minha aliança . . .”. (Veja Deuteronômio 5:1-21).

Hebreus 8:6-13 – “Agora, porém, o ministério que Jesus recebeu é superior ao deles, assim como também a aliança da qual ele é mediador é superior à antiga, sendo baseada em promessas superiores. Pois, se aquela primeira aliança fosse perfeita, não seria necessário procurar lugar para outra. Deus, porém, achou o povo em falta e disse: “Estão chegando os dias, declara o Senhor, quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel . . . Chamando “nova” esta aliança, ele tornou antiquada a primeira; e o que se torna antiquado e envelhecido está a ponto de desaparecer”. (Veja Êxodo 34:21, 27-28; os Dez Mandamentos eram a Velha Aliança somente entre Deus e Israel).

Romanos 7:1-7 – “Meus irmãos, falo a vocês como a pessoas que conhecem a lei. Acaso vocês não sabem que a lei tem autoridade sobre alguém apenas enquanto ele vive? Por exemplo, pela lei a mulher casada está ligada a seu marido enquanto ele estiver vivo; mas, se o marido morrer, ela estará livre da lei do casamento. Por isso, se ela se casar com outro homem enquanto seu marido ainda estiver vivo, será considerada adúltera. Mas se o marido morrer, ela estará livre daquela lei, e mesmo que venha a se casar com outro homem, não será adúltera. Assim, meus irmãos, vocês também morreram para a Lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerem a outro, àquele que ressuscitou dos mortos, a fim de que venhamos a dar fruto para Deus. Pois quando éramos controlados pela carne, as paixões pecaminosas despertadas pela Lei atuavam em nosso corpo, de forma que dávamos fruto para a morte. Mas agora, morrendo para aquilo que antes nos prendia, fomos libertados da Lei, para que sirvamos conforme o novo modo do Espírito, e não segundo a velha forma da Lei escrita. Que diremos então? A Lei é pecado? De maneira nenhuma! De fato, eu não saberia o que é pecado, a não ser por meio da Lei. Pois, na realidade, eu não saberia o que é cobiça, se a Lei não dissesse: Não cobiçarás”. (Não cobiçarás – é um dos Dez Mandamentos); (Veja também 2 Coríntios 3:1-18 e, veja as diferenças entre a Velha Aliança e a Nova Aliança).

Efésios 2:15 – “Anulando em seu corpo a Lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz”. (Veja a palavra “ordenanças” e compare com Deuteronômio 5:1 e 5:1-21, que são os 10 mandamentos).

Colossenses 2:14-17 – “E cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz . . . Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado. Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo”. (Veja Oséias 2:11 – “Acabarei com a sua alegria: suas festas anuais, suas luas novas, seus dias de sábado e todas as suas festas fixas”). (Veja Romanos 14:5 – “Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente”.)

Amós 8:5, 9 – “Então o SENHOR me disse: Chegou o fim de Israel . . . Naquele dia”, declara o SENHOR, o Soberano: “Farei o sol se pôr ao meio-dia e em plena luz do dia escurecerei a terra”. (Veja Mateus 27:45 – “E houve trevas sobre toda a terra, do meio-dia às três horas da tarde”). Com a morte de Jesus, a Velha Aliança instituída com sangue de animais terminou (Êxodo 24:3-8) e a Nova Aliança no Seu sangue começou, Mateus 26:26-28.

Gálatas 3:23-25 – “Antes que viesse essa fé, estávamos sob a custódia da Lei, nela encerrados, até que a fé que haveria de vir fosse revelada. Assim, a Lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé. Agora, porém, tendo chegado à fé, já não estamos mais sob o controle do tutor”. (Veja Hebreus 7:11-12 – “Se fosse possível alcançar a perfeição por meio do sacerdócio levítico (visto que em sua vigência o povo recebeu a Lei), por que haveria ainda necessidade de se levantar outro sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque e não de Arão? Certo é que, quando há mudança de sacerdócio, é necessário que haja mudança de lei”). (Leia Romanos 3:20; Gálatas 5:1-4).