fbpx

63 Anos da Chegada da Equipe Missionária de 1961

Comemoração dos 63 Anos da Chegada da Equipe Missionária São Paulo

São Paulo, 1º de Junho de 2024 – Hoje marca o 63º aniversário da chegada da equipe missionária que estabeleceu definitivamente a Igreja de Cristo no Brasil. Em 1º de junho de 1961, 13 homens acompanhados por suas esposas e filhos desembarcaram no porto de Santos, sendo posteriormente seguidos por outros três homens, incluindo Allen Dutton, que veio sozinho. Ao todo, 16 famílias foram fundamentais na fundação e expansão da Igreja de Cristo no país.

Ainda lamentando o descanso no Senhor de irmãos que fizeram parte daquela equipe (Howard e Jane Norton, Doris Long), não podemos deixar de comemorar esta data.

Os primeiros esforços missionários começaram em 1927 com Virgil Smith e Orlando Boyer. No entanto, devido a desafios da época, essas iniciativas iniciais não prosperaram, e as congregações se desmantelaram. Mesmo assim, os primeiros missionários mantinham contato com as igrejas nos Estados Unidos, solicitando o envio de novos missionários para revitalizar o trabalho. Apenas em 1957, com a chegada de Arlie e Alma Smith em São Paulo, o trabalho missionário foi reiniciado com sucesso.

No dia 1º de junho de 1961, Arlie e Alma Smith estavam no porto de Santos para receber as 13 famílias missionárias. Acompanhados por Severino de Souza, Marcelino dos Santos e Loyde, eles alugaram um ônibus que transportou as famílias e suas bagagens até São Paulo. Inicialmente, se hospedaram no Hotel São Paulo e começaram a missão do zero, enfrentando o desafio de aprender a língua, encontrar moradias e planejar o trabalho de evangelização.

Desde o início, a equipe manteve uma doutrina consistente e uma conduta exemplar, servindo como referência e modelo de dedicação. O esforço desses missionários resultou na formação de várias congregações em São Paulo, no interior e em outras cidades e estados do Brasil. Hoje, o legado desses pioneiros da fé é evidente em cerca de 300 congregações da Igreja de Cristo em todo o país.

Os 16 missionários que desempenharam um papel crucial na fundação da igreja no Brasil foram: Glenn Owen, Leon Tester, Glenn Looper, Jerry Campbell, Howard Norton, Robert Humphries, Ted Stewart, Jack Hill, Ellis Long, John Pennisi, Walter Kreidel, David Mickey, Lynn Huff, Don Vinzant, Jerry Edwards e Allen Dutton.

A Deus, toda a glória, honra e poder. Inspirados por esses desbravadores da fé, a Igreja de Cristo continua a crescer e a servir. Que possamos todos buscar a visão e a dedicação desses missionários, honrando o trabalho que começou há 63 anos e continua vivo até hoje.

“Porque Deus não é injusto para se esquecer do trabalho que vocês fizeram e do amor que mostraram para com o seu nome, pois vocês serviram e ainda estão servindo aos santos.” (Hebreus 6:10)

DEIXEMOS QUE DEUS SEJA O NOSSO JUIZ

DEIXEMOS QUE DEUS SEJA O NOSSO JUIZ

“Então os presidentes e os sátrapas começaram a procurar um pretexto relacionado com a administração do reino, para poderem acusar Daniel. Mas não conseguiram encontrar esse pretexto, nem culpa alguma, porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa. Então esses homens disseram: — Nunca acharemos um pretexto para acusar esse Daniel, a menos que procuremos algo relacionado com a lei do Deus que ele adora.” – Daniel 6:4-5

“O rei disse a Daniel: — Daniel, servo do Deus vivo! Será que o seu Deus, a quem você serve continuamente, conseguiu livrá-lo dos leões?” – Daniel 6:20

“Daniel prosperou no reinado de Dario e no reinado de Ciro, o persa.” – Daniel 6:28

O capítulo 6 do livro de Daniel relata como o profeta prosperou na Babilônia durante os 70 anos do povo de Deus no exílio. No capítulo de hoje ele não é mais aquele homem com cerca de 15 a 20 anos que foi levado como cativo. Agora é um senhor com cerca de 80 anos. No entanto, a fidelidade de Daniel a Deus é a mesma.

Algo que quero destacar no capítulo de hoje foi a incapacidade dos inimigos de Daniel de encontrar algo que o incriminasse, a não ser sua fé em Deus. Sim, o servo de Deus pode até ser contestado, jamais será unanimidade. Porém, as acusações contra ele, como aconteceu com Daniel, devem ser falsas ou tenha a ver com sua fidelidade e dedicação ao Senhor dos Exércitos.

É o que diz o apóstolo Pedro no Novo Testamento:

“Se são insultados por causa do nome de Cristo, vocês são bem-aventurados, porque o Espírito da glória, que é o Espírito de Deus, repousa sobre vocês. Que nenhum de vocês sofra como assassino, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se mete na vida dos outros. Mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe; pelo contrário, glorifique a Deus por causa disso.” – 1 Pedro 4:14-16

A pessoa de Deus às vezes é acusada de exagerada ou mesmo fanática por causa de sua fé. Vindo da boca dos pagãos deve ser recebido até como elogio, pois, como aconteceu com Daniel, não conseguiram provar nada contra nós.

Finalmente, a maneira como Deus livrou Daniel dos leões sempre me emociona. Mas, sua fé no Senhor o faz vencedor antes mesmo de ser salvo, pois permaneceu fiel ao Deus Todo-Poderoso. O nome Daniel significa “Deus é meu juiz” e, de fato, o livramento foi Deus mostrando que Daniel era inocente naquelas acusações falsas.

Que nós, como seguidores de Jesus, não sejamos unanimidade, mas que, quando acusados, sejam estas acusações falsas, pois ninguém conseguiu encontrar algo contra nós, a não ser nossa dedicação ao nosso Deus e Pai.

Foi o que aconteceu com os grandes heróis da fé “os quais, por meio da fé, conquistaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões.” – Hebreus 11:33.