A Caminho da Vitória

O autor da epístola de Hebreus, embora não identificado, era um mestre da palavra de Deus. Ele nos diz quem são os seus heróis da fé e desafia seus destinatários iniciais e seus destinatários em todas as eras a olhar para o que aconteceu para que, hoje e amanhã, não desistamos. Ele nos relembra do grande número de testemunhas, agora no reino eterno, que nos cerca, como se estivéssemos em um estádio com uma enorme multidão representativa da fé. Devemos fazer do nosso caminho o caminho da vitória e não estamos sozinhos nessa corrida para a vida eterna, até que chegue o dia em que estejamos lá torcendo pelos que ficarem para a luta.

O autor de Hebreus nos lembra qual é a nossa referência. Vamos lembrar quem são eles, rapidamente:

1. Abel – filho de Adão que ofereceu um sacrifício aceito por Deus (Gênesis 4).
2. Noé – construiu a Arca e salvou sua família da destruição pelo dilúvio (Gênesis 6-9).
3. Abraão – deixou seu país, parentes e todos seus bens para obedecer à promessa divina de ter um descendência incontável (Gênesis 12).
4. Isaac – filho de Abraão, que acreditou em Deus mesmo sem ver suas promessas cumpridas (Gênesis 17 e 18).
5. Jacó – Que teve a fé tão forte quando deu bênçãos a seus filhos (Gênesis 48-49).
6. Moises – Que levou seu povo, os hebreus, da escravidão no Egito à terra prometida.
7.  Salomão – rei de Israel, famoso por sua sabedoria e riqueza (Reis 3-10).
9. Gideões e seus filhos – deram fé em Deus para vencer os midianitas com um pequeno exército (Juízes 7).
10. Sansão – que teve a força extraordinária, mas perdeu sua força ao desistir da promessa feita a Deus (Juízes 13-16).
12. Davi – Rei de Israel, que se ajoelhou diante do arca da aliança e prometeu construir um templo para Deus (2 Samuel 7).
13. Sara – esposa de Abraão que, mesmo relutante e com dificuldades, finalmente acreditou em Deus mesmo sem antes ver o nascimento de seu filho Isaac (Gênesis 18:9-15).
14. Rebeca – Mãe de Jacó e Esaú (Gênesis 24:67; 35:27-29).
15. Josué – Que liderou o povo de Israel após a morte de Moises.

Estes são os que andaram no mesmo caminho que andamos hoje. Encontraram oposição, bem como as próprias fraquezas e tentações, e lutaram para continuar e perseveraram. Cristo certamente estava em todas as histórias, e Ele é a melhor motivação para perseverar e ser vitorioso.

O autor do Livro dos Hebreus insiste em que ouçamos e possamos regir aos princípios de Deus, que são sempre para o nosso próprio bem (Hebreus 12:5). Nos lembra sobre a disciplina de Deus (Hebreus 12:6), o que significa que é a voz de Deus em nossos ouvidos e, portanto, a presença de Deus. O livro foi redigido com a intenção de nos ensinar através de bons exemplos como poderíamos ser melhores discípulos de Jesus Cristo, especialmente o tendo Jesus como exemplo supremo.

Correndo para a Vitória (Hebreus 12:4-7)

Os cristãos têm que passar por muitos sofrimentos e são obrigados a lutar contra o pecado. Deus nos treina através de disciplinas para tornar nossa vida refinada e pura e para nos tornarmos pessoas perfeitas em Cristo (Hebreus 12:5, 10). O texto fala sobre como Deus nos trata como filhos. Devemos ser lembrados de que o que passamos é pequeno demais em comparação com a eterna soberania de Deus que nos aguarda.

O Caminho da Vitória em Outras Escrituras

O apóstolo Paulo, uma das figuras heróicas que se convertem em uma inspiração unanime, nos lembra que a nova vida do cristão nunca será separada do amor de Deus, mesmo quando acreditamos estar sofrendo e passando por dificuldades (Romanos 8:35-39). Ainda, em outro trecho, nos diz para continuar a viver para Cristo e deixá-Lo em nós habilitar (Colossenses 2:6-7).

No começo da jornada, o exemplo revela que os apóstolos, com uma determinação incomparável apesar da resistência, continuaram a pregar o evangelho e se sacrificaram como fez Jesus (Atos 14:22). O apóstolo Pedro, outra coluna da igreja de Deus, escreve sobre as tentações e os obstáculos em nossa direção, mas exorta a depender de Deus e da oração contínua (1 Pedro 5:8-9).

Conclusão (Hebreus 12:10-13)

A última repreensão do texto é que Deus quer purificar nossas vidas para que possamos ser mais parecidos com Ele (ser santos como Ele é santo) e sejamos seguidores mais eficazes de Jesus Cristo. O livro de Hebreus nos coloca no lembrete do coração humilde e obediente quando se trata das dificuldades que passamos. Nos lembra de nossos pais que, embora não fossem perfeitos, queriam o melhor para nós e, com seus erros, tentavam nos ensinar sobre a vida com suas correções. Nos lembra de que, na época em que fomos disciplinados, não foi agradável, mas os frutos vieram.

Devemos considerar a correção de Deus como a de um pai amoroso perfeito que nos disciplina com justiça e severidade também (Hebreus 12:10-13). A mensagem é encorajadora, afinal, porque, como um pai, Deus está lá para ajudar a acertar o curso em direção à vitória.