fbpx

A PARÁBOLA DO SEMEADOR, PARTE 2

A PARÁBOLA DO SEMEADOR, PARTE 2

“Outra parte caiu sobre a pedra e, tendo crescido, secou por falta de umidade.” – Lucas 8:6

“Os que estão sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria. Estes não têm raiz, creem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam.” – Lucas 8:13

O segundo solo, o rochoso, representa aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a recebem com alegria. Porém, como diz o texto paralelo de Marcos, “mas eles não têm raiz em si mesmos, sendo de pouca duração” – Marcos 4:17ª

Marcos ainda diz:

“Quando chega a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam.” – Marcos 4:17b

Aqui no texto de Lucas é dito que: “creem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam.”

Talvez a razão esteja em não terem calculado o preço que custaria seguir a Jesus, mais bem desenvolvido pelo Senhor em Lucas 14:25-33, cuja leitura sugiro.

Estes são aqueles que dizem crer, terem se arrependido, confessam Jesus e são batizados. No entanto, não permanecem fiéis até a morte (Apocalipse 2:10), requisito essencial nos 5 passos da salvação. Lembrando que o ensino “uma vez salvo, sempre salvo” não é bíblico.

Quando penso nas três congregações da cidade de Guarulhos, que em 2023 completou 40 anos de estabelecimento na cidade, lembro que milhares e milhares de pessoas ouviram o evangelho. Destas, centenas chegaram a fazer parte do corpo de Cristo guarulhense. Hoje contamos nas congregações a existência de menos de 500 pessoas fiéis.

Umas das razões está nos 6 tipos de solos que mencionei, sendo que 3 deles não permanecem até o fim, sendo o representado pelo solo rochoso em grande quantidade: aceitam, não calcularam o preço e quando surgem as dificuldades e as perseguições do diabo e de seus seguidores “espanam” e abandonam o Senhor.

Veja a necessidade de ter uma raiz bem fincada na pessoa de Jesus e seu evangelho:

“Esse é semelhante a um homem que, ao construir uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha. Quando veio a enchente, as águas bateram contra aquela casa e não a puderam abalar, por ter sido bem construída.” – Lucas 6:48

Da mesma maneira em que nossa casa espiritual deve estar bem alicerçada na rocha que é Jesus, nossas raízes espirituais precisam estar bem firmes em Jesus e na Palavra de Deus. Caso contrário, pela raiz não ter crescido profundamente, vem o sol das dificuldades e perseguições e logo a raiz é queimada, não podendo absorver nutrientes e, por isso, morre. Ao contrário daquela pessoa mencionado no salmo 1:

“Ele é como árvore plantada junto a uma corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo o que ele faz será bem-sucedido.” – Salmos 1:3

Lembra um pouco da perseguição que o apóstolo Pedro disse que viria sobre os cristãos na época do imperador Nero.

“Amados, não estranhem o fogo que surge no meio de vocês, destinado a pô-los à prova, como se alguma coisa extraordinária estivesse acontecendo. Pelo contrário, alegrem-se na medida em que são coparticipantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vocês se alegrem, exultando.” – 1 Pedro 4:12,13

Sofrer por Jesus e seu evangelho faz parte do pacote de Deus que recebemos chamado salvação. Com certeza, na época de Pedro, pessoas representadas pelo solo rochoso não aguentaram e abandonaram o evangelho.

Jesus disse que no mundo passaríamos por aflições (João 16:33). O solo rochoso não estará preparado. Portanto, que o bom solo não fique escandalizado quando os rochosos abandonarem a fé e, se você vê características de solo rochoso na sua vida, ore a Deus e peça a Ele que o ajude a tornar-se um dos 3 bons solos que comentaremos nos próximos artigos.