A PARÁBOLA DO SEMEADOR, PARTE 3

“Outra caiu no meio dos espinhos; e os espinhos, ao crescerem com ela, a sufocaram.” – Lucas 8:7

“A parte que caiu entre espinhos, estes são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com as preocupações, as riquezas e os prazeres desta vida; os seus frutos não chegam a amadurecer.” – Lucas 8:14

Quando eu relacionei todas as parábolas do reino de Mateus 13, isso abriu meus olhos para a realidade do reino de Deus, isto é, o governo de Deus sobre a vida das pessoas.

Saber que na natureza no reino de Deus há 6 tipos de solos e que apenas um deles (beira do caminho), enquanto não mudar (pensando na possibilidade que esses solos podem ser trabalhados), não estará conosco no culto domingo de manhã, ajudou-me a fazer uma autoavaliação, bem como descansar na maneira como Deus trabalha no meio do seu povo. O trabalho é dele, minha parte é ser um cooperador na obra de Deus (1 Coríntios 3:9).

Acredito que as pessoas representadas pelo terceiro tipo de solo, aquele espinhoso, no qual a semente cresceu, mas foi sufocada pelos espinhos, estão bem presentes no meio da igreja, conosco no culto domingo de manhã.

Gosto da expressão utilizada no texto paralelo de Marcos, na tradução ARA:

“Os outros, os semeados entre os espinhos, são os que ouvem a palavra, mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições, concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutífera.” – Marcos 4:18-19

A palavra-chave para entendermos esse tipo de solo somente esta versão captou: CONCORRENDO, isto é, este solo é um coração que permite a concorrência dos valores de Deus e do mundo e, por isso fica dividindo.

Vejamos a concorrência que existe: “foram sufocados com as preocupações, as riquezas e os prazeres desta vida” (Marcos) ou “mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições” (Lucas)

Esse tipo de pessoa exteriormente creu, se arrependeu, confessou, foi batizado e está presente no meio dos santos. Mas está dividido. As preocupações do mundo (que comer, que vestir, que beber, de Mateus 6:31), as riquezas (geralmente é uma pessoa materialista, preocupado em ter uma casa cada vez mais luxuoso, acumular muitos bens) e os prazeres da vida (uma pessoa assim vive trazendo inclusive para a igreja os modismos do mundo, os últimos brinquedinhos preparados por Satanás para distrair o seu povo. E ele consegue distrair os de coração dividido).

Desta maneira, com a mente dividida entre Deus e o mundo, dividido entre Deus e as riquezas (veja Mateus 6:24), como alguns dizem “com um pé na igreja e outro no mundo”, essa pessoa é infrutífera. Pode ser presente conosco até a volta de Jesus, mas é infrutífera, vive cometendo os mesmos pecados, não muda e se escora na “graça de Deus” para viver pecando (o fruto do Espírito Santo de Gálatas 5:22-23 não é produzido em sua vida), bem como a própria pessoa não reproduz, isto é, não tem influência para influenciar um perdido a aceitar o evangelho.

Olhando a igreja do Senhor hoje (independente da igreja local, conheço diversas), vejo que esse tipo de solo, sufocado pelos espinhos (riquezas, mundanismo e prazeres da vida) estão muito presentes e é uma das razões do reino de Deus não crescer tanto como seria sua natureza.

O tipo de solo do hoje é um alerta para todos nós: será que estou me enganando, pensando que sou o bom solo quando, na realidade, sou o solo espinhoso e a semente da Palavra de Deus está sendo sufocada?

Concordo com um irmão que comentou anteriormente: enquanto Jesus não voltar, os solos podem se deixar trabalhar pela Palavra e o solo infrutífero pode (pelo menos), tornar-se a boa semente que produz a 30 por 1.

Lembrando qual é o destino do infrutífero:

“Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto ele limpa, para que produza mais fruto ainda.” – João 15:2

“Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam.” – João 15:6

Como disse Jesus várias vezes na Palavra: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”.