O REINO DE DEUS JÁ CHEGOU: VOCÊ FAZ PARTE DELE?

“Continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e o Ancião de Dias se assentou. Sua roupa era branca como a neve, e os cabelos da cabeça eram como a lã pura. O seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono eram fogo ardente.” – Daniel 7:9

“Eu estava olhando nas minhas visões da noite. E eis que vinha com as nuvens do céu alguém como um filho do homem. Ele se dirigiu ao Ancião de Dias, e o fizeram chegar até ele.” – Daniel 7:13

“Mas os santos do Altíssimo receberão o reino e o possuirão para todo o sempre, de eternidade a eternidade.” – Daniel 7:18

A partir deste capítulo o livro de Daniel deixa de seguir uma ordem cronológica, tanto que relata o sonho e as visões do profeta durante o reinado de Belsazar, cujo fim é relatado no capítulo 5. Daqui em diante muitas visões irão referir-se ao que acontecerá no futuro, em especial durante os próximos reinos que seguirão ao da Babilônia: persa, grego e romano.

O importante a destacar é que no meio de tudo isso Deus, o Ancião de Dias, governará e controlará todo o enredo da história, juntamente com o Filho do Homem, interpretado pela maioria dos estudiosos como referência ao Senhor Jesus.

Nem sempre na Bíblia o termo refere-se a Jesus e a própria interpretação do termo pode referir-se simplesmente a um ser humano. Mas também a um ser celestial, o que parece ser o caso no capítulo de hoje. Jesus, no Novo Testamento, irá referir-se a si mesmo, muitas vezes, utilizando esse termo. Quero destacar um deles, em especial:

“Jesus respondeu: — Eu sou, e vocês verão o Filho do Homem sentado à direita do Todo-Poderoso e vindo com as nuvens do céu.” – Marcos 14:62

Porém, o mais importante daqui em diante no livro de Daniel é que os santos, o povo de Deus, receberão o reino e o possuirão para sempre. Hoje, a igreja é o reino de Deus aqui na terra e por isso textos como o de salmo 33 não mais se aplicam a este mundo.

“Feliz a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que ele escolheu para a sua herança.” – Salmos 33:12

Hoje em dia não existe mais uma nação de Deus na terra, mas, em cada nação, existe o reino de Deus, a igreja, com Jesus governando sobre aqueles que voluntariamente o declaram como Senhor. Ele governará, conquistando mais e mais pessoas para esse reino, até que o entregue a Deus Pai, o Ancião de Dias do livro de Daniel:

“E então virá o fim, quando ele entregar o Reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder.” – 1 Coríntios 15:24

Hoje, a igreja é a sucursal do reino de Deus aqui na terra, e está recrutando de todos os povos, línguas e nações aqueles que desejam ser governados por Deus. E todos os dias, em todo o mundo, pessoas passam a ser governadas por Jesus, o Filho do Homem.

“Louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, o Senhor lhes acrescentava, dia a dia, os que iam sendo salvos.” – Atos 2:47

Você que está lendo este artigo, já faz parte dos governados por Jesus? Se sim, o que está fazendo para recrutar outros para esse reino? Se ainda não faz parte, hoje é dia para dar mais um passo em direção a esse destino maravilhoso: ser governado por Deus.