fbpx

COMO ANDA A VIDA DE CASADA?

Certo dia, ainda sem conhecer as regras do condomínio pro qual me mudei, eu estava cortando a grama da frente com um tesourão e me sentia muito feliz com isso. De repente escuto uma senhora chamando: Vizinha, vizinha! – era comigo. Então ela disse: é duro né?! Pra quê que a gente paga condomínio?! Eu sorri, sem entender o porquê ela estava falando aquilo. Dias depois, descobri que aparar a grama da frente das casas era responsabilidade dos funcionários do local. Qual o motivo dos meus sentimentos estarem tão diferentes da vizinha com a mesma situação? A expectativa.

Você aprendeu contos de fadas na sua infância? Consegue fazer o resumo de quase todos eles, não é? Eu também. Você tem alguma novela, série ou filme preferido em que o final é o casamento dos protagonistas? Eu também tenho. Mas, eu não me lembrava muito bem das histórias de Jacó e Raquel, Davi e Ziba, Abigail e Nabal. Eu não lembrava, porque eu não conhecia.

Estou falando isso para te contar o que aprendi até agora com a vida de casada. A verdade é que eu queria viver uma criação de Deus, o casamento, entretanto meu inconsciente carregava a mensagem subliminar que todas as criações mundanas mencionadas acima têm o objetivo de passar: casamento é o final feliz. Satanás faz isso, seu prazer é deturpar o que Deus criou.

O SENHOR estabelece o casamento como início da família, já o pai da mentira traz a ideia contrária. “Final feliz” não é criação de Deus, porque frente ao erro do outro no casamento a gente se frustra de uma tal maneira que o maligno vem com seu “cardápio” para escolhermos o que fazer. E no menu principal está a indiferença e o divórcio.

“Nenhum dos que esperam em ti ficará decepcionado” – Salmos 25:3.

Esse era um versículo que, enquanto estava solteira, renovava minha esperança em realizar o sonho de me casar. O problema é que na realidade eu achava que Deus não ia me decepcionar concedendo um cônjuge que não me decepcionaria. NÃO É ISSO QUE DAVI ESTAVA DIZENDO.

Quem não nos decepciona é Deus, porque todas as vezes em que meu marido me decepcionou, o SENHOR esteve comigo. Todas as vezes que eu decepcionei o meu marido, Deus esteve com ele. Em meio aos erros do caminho, nosso Pai nos consola, corrige e ensina com seu amor e justiça.

“Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade” – Hebreus 12:10.

Se você quer se casar, eu sugiro que PARE de consumir conteúdos que cegam a nossa visão para o que Deus constituiu como casamento. Festa ou cerimônia, isso não é casamento. No plano de Deus o casamento não é “final feliz”. Casamento é uma vida de união entre duas pessoas que caminharão juntas para santificação – Hebreus 10:14.

Se você gosta de assistir algo como lazer, assista reproduções bíblicas. Se tem a leitura como hobbie, leia as histórias reais da Palavra de Deus. Conheça casamentos de homens e mulheres de Deus que acertaram em muitas coisas, mas também pecaram contra Ele e contra o outro. Desfrute o relacionamento amoroso de coração e fale sobre erros e pecados. Sendo assim, você verá que a diferença está em como lidar com os ataques do inimigo. Preste atenção em como o outro lida com a realidade da vida, se busca verdadeiramente ser parecido com Jesus em ações, isso é importante.

Todos nós precisamos analisar bem a origem de nossas frustrações, elas vêm sempre de expectativas não supridas. Quais expectativas são essas? Estão alinhadas à vida real? A maioria delas pode estar sendo alimentada em nosso inconsciente por todas as criações não bíblicas que tivemos acesso. No fundo, esperamos viver um relacionamento que o outro é “quase que perfeito sempre”, e quando isso não acontece chega a comparação, insatisfação, reclamações e o amor vai se esfriando. Claro, não aceite a permanência em pecados (sua ou do cônjuge), porque “todo o que permanece nEle não vive pecando; todo o que vive pecando não O viu nem O conhece.” – 1 João 3:6. Ele quer que estejamos sempre alegres, inclusive no casamento, mas pautados na Sua verdade.

Olha esse exemplo bíblico: em 2 Reis 5:1-19, Naamã, comandante do exército do rei, estava leproso. Ele foi até o profeta Eliseu, conhecido como homem de Deus, buscando ser curado. Chegando em frente à casa do homem de Deus, esperava que este viria atende-lo pessoalmente. Contudo, não foi o que aconteceu. Eliseu apenas envia um mensageiro para lhe dizer que se banhasse no rio Jordão por sete vezes. Naamã ficou indignado e furioso. Ele assim ficou, pois sua esperança não estava em Deus, o SENHOR. Sua esperança estava no homem de Deus. Os sentimentos chegam e eles podem dizer muito mais sobre nós do que sobre o outro.

Meus irmãos e irmãs, tenhamos histórias reais como referências de casamento com a fé em Deus de ser possível acertar onde eles erraram. Não podemos permitir que contos, séries, filmes e novelas formulem nossos sonhos e dirijam os passos, mas que Deus e Sua palavra sejam o suficiente para nós!

“Se você transmitir essas instruções aos irmãos, será um bom ministro de Cristo Jesus, nutrindo com verdades da fé e da boa doutrina que tem seguido. Rejeite, porém, as fábulas profanas e tolas, e exercite-se na piedade” – 1 Timóteo 4:6-7.

CONFIANÇA OBEDIENTE É A NOSSA PARTE

CONFIANÇA OBEDIENTE É A NOSSA PARTE

“No terceiro ano do reinado do rei Belsazar, eu, Daniel, tive uma visão. Isto aconteceu depois daquela visão que eu tive anteriormente.” – Daniel 8:1

“E ouvi uma voz de homem que vinha das margens do rio Ulai e que gritou assim: — Gabriel, explique a visão a esse homem.” – Daniel 8:16

“Aquele carneiro com dois chifres, que você viu, são os reis da Média e da Pérsia. O bode peludo é o rei da Grécia, e o chifre grande entre os olhos é o primeiro rei.” – Daniel 8:20-21

“Por sua astúcia, fará prosperar o engano. No seu coração ele se engrandecerá, e destruirá muitos que vivem despreocupadamente. Ele se levantará contra o Príncipe dos príncipes, mas será destruído sem intervenção humana.” – Daniel 8:25

Jesus disse aos saduceus, que não acreditavam na ressurreição: “Jesus respondeu: — Será que o erro de vocês não está no fato de não conhecerem as Escrituras nem o poder de Deus?” – Marcos 12:24

Conhecer as Escrituras sem reconhecer o poder de Deus leva ao erro, pois reduz a Bíblia a um livro comum.

Digo isto porque esta profecia de hoje maravilha quem acredita nas Escrituras e no poder de Deus, mas causa desconfiança ao que não tem fé, ao incrédulo.

No ano 550 AC Daniel tem uma visão que revela acontecimentos que ainda não aconteceram, como a queda do império babilônico ante os persas. No entanto, o mais surpreendente é que a revelação chega ao período de 175-164, durante o governo de Antíoco IV Epífanes, um tirano que perseguiu de forma cruel o povo de Deus. Muitos dizem: “há um engano aí, o livro de Daniel não pode ter sido escrito tão antes dos acontecimentos que relatam”. 

Chama a atenção que parte dos acontecimentos previstos por Daniel nem é relatado pelos livros canônicos, mas pelo apócrifo livro de 1 Macabeus, um escrito até interessante, mas nunca reconhecido pelos judeus e pela maioria da cristandade como inspirado por Deus.

Textos como o de hoje mostram uma realidade em toda a Bíblia: Deus governa a história mundial e nada escapa do seu controle ou como diz um irmão em Cristo querido: “Deus não é pego de forma desprevenida”.

Textos assim deixam o meu coração esperançoso e seguro, certo de que nada do que aconteça no mundo, acontecerá sem, pelo menos, a permissão de Deus e, no final, seus desígnios prevalecerão. Quero destacar o final do versículo 25: “mas será destruído sem intervenção humana.” O próprio Deus destruiria o perseguidor do povo.

Hoje não é diferente. De um lado toda a autoridade foi dada a Jesus no céu e na terra (Mateus 28:18). Além disso, Ele reina sobre a igreja, o reino dele aqui na terra. Desta forma, só nos resta repetir aquele conhecido cântico: “Que segurança! Sou de Jesus!”

Portanto, no início de cada dia, você está inseguro, com medo do futuro no mundo, no Brasil ou mesmo em sua vida? Confie, pois Deus continua reinando, nada escapa do seu controle e para quem faz parte do reino de Deus aqui na terra, tudo terminará bem. 

Apenas confiemos e nossa parte é viver em obediência a Ele, cuja vontade e ensinamento são encontrados nela, a Palavra de Deus.