63 Anos da Chegada da Equipe Missionária de 1961

Comemoração dos 63 Anos da Chegada da Equipe Missionária São Paulo

São Paulo, 1º de Junho de 2024 – Hoje marca o 63º aniversário da chegada da equipe missionária que estabeleceu definitivamente a Igreja de Cristo no Brasil. Em 1º de junho de 1961, 13 homens acompanhados por suas esposas e filhos desembarcaram no porto de Santos, sendo posteriormente seguidos por outros três homens, incluindo Allen Dutton, que veio sozinho. Ao todo, 16 famílias foram fundamentais na fundação e expansão da Igreja de Cristo no país.

Ainda lamentando o descanso no Senhor de irmãos que fizeram parte daquela equipe (Howard e Jane Norton, Doris Long), não podemos deixar de comemorar esta data.

Os primeiros esforços missionários começaram em 1927 com Virgil Smith e Orlando Boyer. No entanto, devido a desafios da época, essas iniciativas iniciais não prosperaram, e as congregações se desmantelaram. Mesmo assim, os primeiros missionários mantinham contato com as igrejas nos Estados Unidos, solicitando o envio de novos missionários para revitalizar o trabalho. Apenas em 1957, com a chegada de Arlie e Alma Smith em São Paulo, o trabalho missionário foi reiniciado com sucesso.

No dia 1º de junho de 1961, Arlie e Alma Smith estavam no porto de Santos para receber as 13 famílias missionárias. Acompanhados por Severino de Souza, Marcelino dos Santos e Loyde, eles alugaram um ônibus que transportou as famílias e suas bagagens até São Paulo. Inicialmente, se hospedaram no Hotel São Paulo e começaram a missão do zero, enfrentando o desafio de aprender a língua, encontrar moradias e planejar o trabalho de evangelização.

Desde o início, a equipe manteve uma doutrina consistente e uma conduta exemplar, servindo como referência e modelo de dedicação. O esforço desses missionários resultou na formação de várias congregações em São Paulo, no interior e em outras cidades e estados do Brasil. Hoje, o legado desses pioneiros da fé é evidente em cerca de 300 congregações da Igreja de Cristo em todo o país.

Os 16 missionários que desempenharam um papel crucial na fundação da igreja no Brasil foram: Glenn Owen, Leon Tester, Glenn Looper, Jerry Campbell, Howard Norton, Robert Humphries, Ted Stewart, Jack Hill, Ellis Long, John Pennisi, Walter Kreidel, David Mickey, Lynn Huff, Don Vinzant, Jerry Edwards e Allen Dutton.

A Deus, toda a glória, honra e poder. Inspirados por esses desbravadores da fé, a Igreja de Cristo continua a crescer e a servir. Que possamos todos buscar a visão e a dedicação desses missionários, honrando o trabalho que começou há 63 anos e continua vivo até hoje.

“Porque Deus não é injusto para se esquecer do trabalho que vocês fizeram e do amor que mostraram para com o seu nome, pois vocês serviram e ainda estão servindo aos santos.” (Hebreus 6:10)