A Base de Lares Felizes e Fortes – Introdução

Eu creio que todo mundo quer um lar feliz e um lar forte. Eu acho que até o criminoso quer isso. Eu acho que até o vagabundo quer isso. Ele gostaria de ter um lar feliz e forte. Mas como é que nós criamos lares felizes e fortes?

Eu sei que muitas vezes temos como objetive o lar como uma base importante para a igreja e o que nós queremos isso para a igreja. Mas de certa forma, de maneira egoísta, também queremos e precisamos lares felizes e fortes para o nosso próprio prazer. Como é que nós conseguimos isso?

Há uns anos atrás, eu fui escolhido para ser pregador de uma congregação nos Estados Unidos. Eu fiquei muito contente com aquele convite, e eu queria fazer sermões, dar lições que talvez pudessem fortalecer as famílias. Eu não sabia exatamente a maneira de fazer isso. Aconteceu naquela mesma época que dois irmãos americanos que alguns de vocês conhecem, Carl Brickin e Paul Faulkner.

São dois irmãos americanos, talvez os mais conhecidos nos Estados Unidos, no sentido de saber ajudar a família. Esses irmãos já correram, talvez todos os Estados, dos Estados Unidos, explicando a maneira de melhorar as famílias cristãs.

Eles disseram:
– “Olha Norton, nós não temos tempo nenhum para fazer uma entrevista”. Depois eles pensaram e falaram:
– “Olha, na hora do almoço, se nós pudéssemos entrar numa sala, você podia fazer entrevista enquanto nós comemos”. Eu falei:
– Muito bem, eu vou pagar o pelo almoço e eu levo para vocês, e eu faço a entrevista enquanto vocês comem”. E fiz isso

Realmente, são irmãos bem dedicados. E eu fiz uma pergunta assim para eles que eu achei talvez a pergunta mais chave da entrevista. Eu disse:
– “Quero que vocês me expliquem como pregador o que eu posso fazer para fortalecer as famílias da minha congregação”. Eu pensei que esses irmãos eram sábios no estudo de famílias. Eu pensei que esses dois irmãos diriam para mim:
– “Olha, recentemente saíram da imprensa, das editoras uma lista de 10 livros que você deveria ler para saber a maneira de ajudar as famílias da sua congregação”. Foi esta a resposta que eu esperava. Mas sabe qual foi a resposta? A resposta foi:
– “Pregue a Jesus Cristo”. E eles falaram.
– “Pregar Jesus Cristo é muito mais importante do que aconselhar famílias atormentadas”, porque muitas vezes as famílias atormentadas, divididas, briguentas, já estão à beira de se desfazer. E o que nós precisamos é ajudar as nossas famílias, a maneira de ter boas famílias, antes de chegar àquele ponto. Antes de chegar ao ponto de precisar de um conselheiro, nós precisamos fortalecer as nossas famílias.” E eles falaram mais:
– “Se todos os pregadores pregassem Jesus Cristo, provavelmente não haveria tanta necessidade de aconselhamento”.

Eu não estou criticando famílias que vão a um conselheiro para pedir ajuda. Eu elogio essas famílias que reconhecem a necessidade e vão para conseguir ajuda. Mas eu estou dizendo para os líderes da igreja que normalmente o que as nossas famílias precisam não é de um conselheiro, é de ouvir a palavra de Jesus e a palavra de Deus e aquela palavra aplicada na família.

Então, quando eu estava preparando esta lição, que é a base da família feliz e forte, eu cheguei a essa conclusão. Eu vou fazer três pontos. O primeiro ponto é que, para ter uma família feliz e forte, precisamos ter a mentalidade de Jesus.  O segundo ponto é ter o caráter de Cristo e o terceiro é ter o fruto do Espírito Santo.

O segundo artigo você pode encontrar em breve onde o Norton vai abordar o primeiro ponto: TER A MENTALIDADE DE JESUS

Este artigo foi extraído da palestra de Howard Norton no Encontro Nacional de Obreiros Cristãos (ENOC) de 1999.